Pare de se tapear! 7 hábitos que prejudicam muito seus estudos
do covid-19 a gripe espanhola

Durante a preparação para o ENEM e os vestibulares, é comum querer dedicar todo o seu tempo para os estudos. A vontade de ser aprovado faz com que muitas vezes os vestibulandos sacrifiquem suas horas de lazer, sono e até mesmo de alimentação e isso, caso seja feito de forma exagerada, ao contrário do que muitos pensam, pode ser extremamente prejudicial para os estudos.

Mas, além disso, outras atitudes que muitos estudantes pensam que sejam sadias para os estudos, são muito maléficas. Saiba quais são 7 hábitos que você precisa evitar para melhorar significantemente a qualidade dos seus estudos!

1 – Estudar de maneira desgastante

Não entenda mal, afinal, para garantir a sua aprovação, você precisa estudar, e muito. Mas, mais importante do que estudar muito, é estudar da maneira correta, e ao contrário do que muita gente pensa, estudar o mesmo conteúdo por horas a fio não é a melhor opção!

Focar por muito tempo em uma única disciplina pode torná-la maçante e te desgastar muito. A melhor maneira de aprender é intercalando os conteúdos, fazendo pausas para descansar. E é claro, suas pausas não podem durar mais do que o tempo de estudo, mas elas são fundamentais para que você não fique exausto e absorva bem o que aprendeu.

 2 – Não dormir o suficiente

Uma boa noite de sono é fundamental para um bom desempenho. Passar noites em claro estudando pode ser uma grande enganação, afinal, nem sempre você conseguirá dar a devida atenção ao conteúdo, e muito menos descansará o suficiente. Além de ficar fadigado e não conseguir estudar direito no dia seguinte, enquanto dormimos, o cérebro processa o que aprendemos, absorvendo melhor todo o conteúdo visto.

E afinal, depois de tanto esforço e tempo de estudos, você merece descansar bem!

3 – Mexer muito no celular

É importante que você tenha em mente que merece uma folguinha dos estudos. Porém, atente-se a quanto tempo você para de estudar para mexer no celular!

O celular te distrai e você pode passar mais tempo do que pensa mexendo nele. Então, aquela pausa para descansar muitas vezes se estende e não foi muito bem aproveitada, fazendo com que você procrastine a voltar aos estudos.

Que tal, então, usar o seu smartphone de forma produtiva e muito divertida? Existem vários aplicativos que podem ajudar na sua preparação!

4 – Não praticar esportes

Muitos vestibulandos optam por não realizar atividades físicas para dedicar um tempo maior aos estudos, mas esta pode ser uma péssima escolha! Como dissemos no eBook “Não passei no ENEM e no vestibular, e agora?”, praticar esportes pode te ajudar mais do que você pensa! 

Além de ser uma ótima maneira de relaxar, a prática de exercícios físicos também é muito benéfica para o cérebro, pois melhora a oxigenação e até desenvolve mais neurônios. Fundamental para quem está se preparando para o ENEM e os vestibulares, não é?

5 – Não se alimentar corretamente

Já falamos que existem casos de estudantes que abrem mão do sono para se dedicarem mais aos estudos, mas existem também aqueles que deixam, inclusive, de se alimentar corretamente.

Por mais que isso pareça (e seja) absurdo, infelizmente, é algo comum. Porém, como é de se esperar, isso é algo totalmente prejudicial! Após longos períodos de jejum, a pessoa fica fraca e o metabolismo mais lento, atrapalhando a concentração nos estudos, e claro, a saúde.

6 – Não ter tempo para o lazer

Existe um mito de que, para se dedicar corretamente para o ENEM e os vestibulares, você precisa abrir mão de fazer tudo o que gosta de fazer. E claro, isso é mentira, e é um dos principais erros dos vestibulandos!

É fundamental ter um equilíbrio entre sua rotina de estudos e o lazer. Afinal, nesse momento tão importante da sua vida, você precisará passar um tempo com seus amigos, assistir a um filme ou ler algum livro que você goste, para que seja uma época feliz e saudável. Mas lembre-se de não fazer do seu lazer a sua prioridade, é importante mantê-los de forma balanceada!

7 – Não se organizar   

Seja através de metodologias de estudo como o KanBan e GTD ou até mesmo no seu ambiente de estudos, você precisa ser organizado!

Um ambiente desorganizado pode te desconcentrar e te deixar desconfortável, o que é uma péssima combinação para quem deseja se preparar corretamente para o ENEM e os vestibulares. Por isso, organize sua escrivaninha deixando apenas o necessário e diminuindo possíveis distrações.

Na hora de se preparar para o ENEM e os vestibulares, a palavra de ordem é equilíbrio! É fundamental manter o foco na aprovação, mas você pode muito bem fazer isso sem abrir mão do seu bem-estar, até porque, se você não está bem o suficiente, você não terá um bom desempenho nos estudos.             Por isso, elimine os hábitos citados acima e melhore significativamente o aproveitamento da sua rotina de estudos. Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para conteúdos valiosos para te ajudar a garantir sua aprovação no ENEM e nos vestibulares!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...