Humor e aprendizado combinam? Entenda como aprender se divertindo

Dicas de estudo testadas e comprovadas não faltam por aí, e a maioria de nós sabe o básico: coisas como desenvolver um plano claro, encontrar um espaço sem distrações, fazer pausas regulares, trocar informações com amigos, dormir e descansar, comer bem…, mas às vezes você precisa de algo um pouco diferente para se manter focado. Às vezes você só precisa aprender se divertindo!

Mas, primeiramente, um aviso: não há nenhuma maneira de fazer o estudo divertido todo o tempo. Afinal, trabalhar com materiais difíceis e desafiadores é uma parte necessária do processo de aprendizagem. Você precisa “quebrar a cabeça” de vez em quando.

No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para tornar os estudos mais divertidos e mais leves, fazendo com que a sua mente esteja mais relaxada para os momentos de estudo mais pesado.

Algumas dicas para aprender se divertindo

Ouça música

Sim, ouvir música pode ser uma ótima opção para aprender se divertindo!

Embora há quem diga que a música tire a atenção do que realmente importa, a verdade é que o som certo pode ajudar no momento de realizar tarefas que exigem concentração, como no caso dos estudos. 

Por meio dos sons e seu efeito relaxante no cérebro, é possível ter mais foco e concentração no momento de se aprofundar no conteúdo passado pelo professor ou até mesmo na hora de realizar os exercícios.

Mas atenção: a música não deve ser alta, nem conter barulhos ou batidas demais. Evite também aquela música com letra que você adora e com certeza vai cantar junto.

E o que ouvir afinal? É preciso testar e descobrir o que é que exatamente melhora ou atrapalha a sua concentração.

Muitos dizem que a escolha ideal é a música clássica por ser mais instrumental, mas isso também é pessoal e só você pode saber qual irá te agradar.

No artigo “Gosta de estudar com música? Saiba como isso pode te ajudar!” falamos um pouco sobre isso.

Memes e páginas engraçadas

A gente bem sabe como memes são parte do dia a dia da Internet – e, para além do humor, muitos memes são educativos e também ensinam sobre diferentes temáticas.

Na Internet, há nichos e páginas para tudo. Muitos perfis, tanto no Instagram quanto TikTok, se dedicam a ensinar ou publicar sobre diferentes áreas do saber de forma divertida, dinâmica e lúdica. 

E a lista é extensa… clicando em cada um dos perfis, é possível ainda encontrar dezenas de outros perfis semelhantes, com muita gente criando conteúdo divertido que certamente ajuda em muito os estudantes.

YouTube

O YouTube é cheio de canais que auxiliam o ensino. Basta digitar a temática desejada para conferir as várias opções que surgem. Quando você está em casa quebrando a cabeça para responder algum exercício, por exemplo, certamente encontrará opções de vídeos que ajudam a sanar a dúvida. Com certeza o YouTube é um dos maiores aliados dos estudantes!

Além disso, existem alguns canais que não são focados essencialmente em vestibular, mas que apresentam informações valiosas que vão te ensinar muito de maneira lúdica e divertida.

O canal Nerdologia, por exemplo, tem mais de 3 milhões de inscritos e variados temas publicados. Tudo é separado em playlists, com vídeos sobre matemática, história, física, química, biologia e até temas mais complexos, como astronomia, psicologia, arqueologia, dentre outros. Clique para acessar.

Outro canal que segue a mesma língua é o Canal Nostalgia. Com 13,8 milhões de inscritos, os conteúdos são todos bem elaborados e cheios de ilustrações. Os temas também são diversos e há conteúdos sobre história, ciência, biologia, dentre outros. Clique para acessar.

Movimente-se

Às vezes, se movimentar e mudar de lugar pode ajudar na criatividade e no foco. Em vez de forçar seu corpo (e cérebro) a ficar parado por muito tempo, tente revisar os conteúdos e pensar em movimento com mais frequência, para estimular mais desse tipo de insight impulsionado pela mobilidade.

Dance pelo quarto, faça caminhadas pela casa, leve o bloco de notas para um passeio no parque… enfim, apenas não deixe seu corpo ou mente ficarem parados por muito tempo!

Ensino lúdico

Enfim, o ensino lúdico é muito importante para quebrar a pressão e trazer mais leveza ao dia a dia escolar. Por isso que, muitas vezes, o professor coloca um filme, uma música, inventa algum jogo ou atividade divertida.

Hoje, com o auxílio da Internet, dá para encontrar diversas estratégias que complementam os estudos, funcionando como ferramentas poderosas.

Cabe à escola também incentivar esse tipo de ensino divertido – algo que o Colégio Córtex sempre faz. Em nossas aulas, além do ensino tradicional, também utilizamos materiais que deixam a aula mais leve e incrementam o aprendizado.

Para nós, o ensino deve ser humanizado. E humanizar o ensino é saber lidar com os adolescentes e suas preferências – como alguns dos exemplos citados nesse artigo. O Córtex é o melhor lugar para aprender se divertindo!

Se você gostou, saiba mais no nosso site e conheça o Colégio Córtex.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...