Descubra como melhorar sua interpretação de texto
Interpretação de texto

Saber fazer interpretação de texto é uma habilidade que pode ser fator determinante de um aluno na hora dos exames de vestibulares. Não vale nada saber todo o conteúdo exigido se ele não consegue entender o que está solicitando na questão!

Por isso é importante aprender como melhorar essa habilidade para se dar bem nas provas, especialmente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que praticamente todas as questões contêm vários textos (nem sempre pequenos) que exigem interpretação.

Vamos aqui te ajudar com isso!

10 dicas para melhorar sua interpretação de texto

Tenha uma leitura mais estratégica

A leitura estratégica é quando o estudante procura as informações principais, necessárias para entender a ideia central do texto. Cada fragmento é observado, analisado e pontuado para descobrir onde buscar essas informações mais específicas, seguindo sempre a lógica de pensamento do autor.

Já quando o aluno lê muito rápido, ele pode perder informações essenciais que o ajudará a compreender melhor as ideias do textos e, consequentemente, trocando o sentido do texto.

Tenha a resposta da ‘pergunta mágica’

O aluno deve fazer uma leitura generalizada buscando a resposta para a pergunta: “Do que este texto está falando?”. Palavras difíceis ou pouco usuais no seu vocabulário, neste primeiro momento, devem ser deixadas de lado. Se você consegue entender o sentido da frase, continua a leitura.

Procure entender o contexto

É importante saber do que o texto trata, o tema, o contexto, o foco. Veja o cenário como um todo e tente entender qual a ideia principal. Isso vai te ajudar a responder perguntas importantes como “Qual alternativa resume a ideia do texto?” ou então “Qual o melhor título (o mais apropriado) para este texto?”. Isso também faz parte da interpretação de texto.

Depois de ler as questões, volte ao texto e leia de forma direcionada

Ao fazer uma leitura inicial, o estudante precisa ficar atento aos enunciados das perguntas. Confira o que a questão quer de você e volte ao texto fazendo uma leitura atenta e detalhada, principalmente identificando cada parágrafo e marcando palavras-chaves.

Sem elementos externos para suas respostas

Procure não fazer suposições que fujam do conteúdo que está no texto, mesmo que sejam informações verdadeiras. Na interpretação de texto, o foco e a base deverá ser apenas o que está contido ali.

Momentos inadequados e informações corretas

Pode parecer uma pegadinha, mas é preciso muita atenção. Uma resposta com conteúdo totalmente verdadeiro não é, necessariamente, a resposta correta da pergunta. É essencial se atentar ao enunciado da questão e responder exclusivamente ao que ela solicita.

Evite palavras fortes e generalistas

Algumas palavras como todos, nunca, nenhum, sempre, sem exceção podem chamar sua atenção de imediato. Quando tiver uma dessas palavras nas alternativas de um exame, coloque a dúvida: pode-se generalizar nesta questão? Veja se a palavra está adequada ou não.

Descubra as informações que estão implícitas no texto

Nem todas as palavras ou informações estão explicitas no texto, por isso, é importante prestar atenção no que não necessariamente está ali escrito na sua cara. Lembre-se de pensar qual o tom do texto (Irônico? Formal?) e como o autor está abordando o tema em questão.  Não se esqueça de considerar todos os argumentos do texto, além do título e de elementos conectivos.

Praticar é a chave

Mantenha sempre na rotina o hábito de ler e fazer a interpretação de texto. Com a prática você exercita a leitura estratégica, evitando fazer somente a leitura rápida.

  1. Escolha a resposta mais clara

Quando você se depara com duas alternativas que te deixam completamente na dúvida procure qual delas tem a informação mais clara possível.  Aqui vai uma dica bônus para diminuir o índice de erros durante a interpretação de texto: leia todas as respostas, separe a que contém a informação correta e procure onde está o erro nas outras alternativas.

Agora vamos te dar dicas bem rápidas para treinar:

  1. Identificar os conceitos do texto
  2. Reler o texto pausadamente
  3. Identificar o objetivo central do texto
  4. Analisar a linguagem textual
  5. Sublinhar  as partes que você considera mais importantes
  6. Reescreva o texto

E o nosso maior reforço: leia muito! Treine leitura de livros, jornais, artigos e, principalmente, questões de provas anteriores. Isso vai ajudar no processo! Combinado?

Fique por dentro de mais dicas: nos siga nas redes sociais!

Leia mais

Novo Enem e novo ensino médio: o que realmente muda?

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...