Conheça os diferentes tipos de vestibular

Vestibular é sempre igual, não é mesmo? De jeito nenhum! Em geral, as faculdades e universidades brasileiras adotam processos seletivos diferentes.  Ou seja: existem diferentes tipos de vestibular e, para se dar bem nas provas, você precisa conhecer as particularidades de cada um.

Atualmente, a maneira de testar e mensurar os conhecimentos dos candidatos a uma vaga no ensino superior acontece principalmente por meio do vestibular tradicional, vestibular agendado, vestibular online, vestibular seriado e Enem e Sisu.

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre cada um deles, além de comentar sobre as características dos vestibulares de algumas das principais universidades públicas do Brasil.

Antes, baixe o nosso ebook “Guia de Universidades”, a fim de escolher qual a sua universidade dos sonhos e, assim, se preparar para o tipo de vestibular que ela oferece.

Vestibular tradicional

O nome já diz tudo: dentre os tipos de vestibular, este ainda é o mais adotado por instituições de ensino superior no Brasil, públicas e privadas.

Neste caso, a avaliação leva em consideração o conteúdo do Ensino Médio. O grau de conhecimento do aluno é medido por meio de questões discursivas ou objetivas (cada faculdade segue o seu modelo). Algumas universidades dividem as provas em duas fases, sendo a primeira eliminatória.

Em alguns cursos, como o de artes, há a necessidade de realizar ainda um teste habilidades direcionadas para a formação escolhida. No geral, todos os candidatos fazem a prova no mesmo dia e as regras para a realização dos testes são bastante rígidas, devendo ser seguidas à risca.

Na maioria das vezes, os vestibulares são com questões de múltipla escolha. Estas, são perguntas objetivas, com 4 ou 5 opções de resposta. O candidato escolhe a alternativa correta e marca a resposta em um cartão, chamado também de gabarito.

Além disso, existem questões dissertativas, presentes geralmente na segunda fase. Nesse caso, a prova é composta por enunciados, que devem ser respondidos livremente. O intuito é testar os conhecimentos e a capacidade de dissertar sobre o assunto da questão, bem como verificar se a escrita do candidato segue as normas padrões da língua portuguesa.

Também há uma redação, em que o candidato deve dissertar sobre um tema específico. O intuito é avaliar a capacidade de argumentação do estudante, bem como a gramática, coesão e coerência do texto. Normalmente, o texto deve conter de 20 a 30 linhas.

Vestibular agendado

Algumas faculdades privadas permitem que o aluno escolha a melhor data e horário para realizar a sua prova. Isso vale tanto para vestibulares presenciais quanto realizados de forma remota.

Novamente, o conteúdo solicitado é o do Ensino Médio, mas o estilo da prova varia muito de instituição para instituição. As graduações à distância, de maneira geral, adotam esse tipo de vestibular. Assim, além de garantir conveniência ao candidato, ainda contam com agilidade na divulgação dos resultados.

Vestibular Online

Neste caso, a tecnologia é grande aliada. Todos os candidatos realizam o exame utilizando apenas um computador e internet. 

Aplicado por muitas instituições privadas, o vestibular online exige um cadastro prévio numa área específica no site da faculdade. Todo o processo é concentrado na área do candidato e pode ser acessado pelo vestibulando mediante login e senha.  

Vestibular seriado

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre essa modalidade. Isso porque é um dos tipos de vestibular menos adotados atualmente. Mas a estrutura é simples: são três provas, uma para cada ano do Ensino Médio, além da redação. O conteúdo cobrado em cada prova equivale ao respectivo ano letivo.

E aqui uma grande vantagem: por aferir o conhecimento ano a ano, o aluno consegue demonstrar o conhecimento adquirido com mais tranquilidade, sem se preocupar em revisar três anos de uma só vez às vésperas do vestibular.

Em geral, a inscrição para este tipo de avaliação deve ser realizada já no início do Ensino Médio, embora a escolha do curso só seja exigida ao final do último ano. As instituições que possuem vestibular seriado oferecem, geralmente, 50% das vagas para esta modalidade de ingresso.

Esse tipo de vestibular é mais incomum, mas algumas universidades que adotam esse modelo são:

1. Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) – Vestibular Seriado

2. Universidade Estadual de Goiás (UEG) – SAS

3. Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PAS

4. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) – PAS

5. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – PAS

6. Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – PSC

7. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Pism

8. Universidade Federal de Lavras (UFLA) – PAS

9. Universidade Federal de Roraima (UFRR) – PSS

10. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – SASI

10. Universidade de Brasília (UNB) – PAS

12. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – PAES

13. Universidade de Uberaba (Uniube) – PIAS

14. Universidade de Pernambuco (UPE) – SSA

15. Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – SIS

Enem e Sisu

Cada vez mais valorizado pelas universidades, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizado como única forma de seleção ou, em muitos casos, como complemento do processo seletivo conduzido pela instituição.

Para o aluno, a grande vantagem do Enem é possibilitar que ele realize uma única prova e possa concorrer ao vestibular de várias faculdades espalhadas por todo o Brasil. O Prouni também adota o exame para selecionar os beneficiários do programa.

Aqui, o candidato realiza um total de quatro provas mais uma redação, sendo que o conteúdo é dividido em dois dias.  E o método de avaliação é diferente dos vestibulares tradicionais: busca aferir quanto o estudante sabe realmente e não simplesmente quantas questões ele acerta.

É importante lembrar aqui do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Embora não seja um exame, esse é mais um importante meio para pleitear uma vaga em instituições públicas. A plataforma criada pelo governo reúne as instituições que aderiram ao Enem como meio de seleção e permite que o aluno se candidate àquelas de sua preferência dentro do prazo estabelecido.

Os principais vestibulares no Brasil

Como abordado acima, o Enem está no topo da lista de prioridades dos vestibulandos atualmente. Com apenas uma prova, é possível se candidatar às melhores instituições do país. Além dele, as universidades mais concorridas têm seus vestibulares próprios, com características bem distintas. Aqui trazemos uma lista dos principais:

Fuvest

Bastante tradicional, é a porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), considerada uma das melhores do Brasil.

Esse vestibular é realizado em duas fases, sendo a primeira delas com cerca de 90 questões de múltipla escolha. Já a segunda etapa é realizada em dois dias, envolvendo questões de português e redação no primeiro, além de 12 questões que englobam de duas a quatro disciplinas no segundo dia (varia de acordo com a área do conhecimento escolhida).

Esse vestibular cobra praticamente todo o conteúdo aprendido no Ensino Médio e conta com uma lista de leitura obrigatória.

Unicamp

A Universidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo, também adota um modelo de avaliação bem tradicional. No entanto, diferente da Fuvest, cobra os conteúdos do Ensino Médio de forma mais abrangente e dentro de um contexto.

Novamente temos uma prova de duas etapas. A primeira traz 90 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase, com três dias consecutivos de provas, traz questões dissertativas de  Português e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Biologia, Física e Inglês, além de questões com conteúdos interdisciplinares.

Unesp

Na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” também são duas fases. A primeira envolve 90 questões de múltipla escolha, mas com uma particularidade: 60 delas são voltadas para a área de Humanas e apenas 30 cobram conteúdos de Exatas.

Já na segunda etapa, são dois dias de provas. O primeiro cobra Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, enquanto no segundo dia temos Linguagens e Códigos, além de redação. Aparecem também questões de Filosofia, Sociologia e Inglês.

UERJ

Mais uma universidade pública com processo seletivo dividido em duas etapas. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o primeiro dia avalia Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Se aprovado, o vestibulando realiza três provas discursivas e uma redação na segunda etapa. Aqui também são cobrados conhecimentos específicos da área escolhida.

UnB

Diferente da maioria dos vestibulares de instituições públicas, a Universidade de Brasília realiza provas duas vezes ao ano. Sempre com dois dias de provas. O primeiro traz questões de Língua Estrangeira, Linguagens e Ciências Sociais, além da redação. Ciências da Natureza e Matemática são os conteúdos do segundo dia.

A modalidade das questões varia, incluindo múltipla escolha, dissertativa e verdadeiro ou falso. Mas atenção: aqui cada acerto vale 4 pontos e cada erro gera a perda de 2 pontos. Se a questão é deixada em branco, o candidato não pontua.

Escolha a melhor opção para você

Agora que você já conhece os principais tipos de vestibular, é hora de pesquisar a fundo as faculdades que disponibilizam o curso dos seus sonhos, entender o modelo de provas que ela aplica e se preparar.

Também é muito importante se preparar ao longo de todo o Ensino Médio e por meio de cursos pré-vestibulares.

O Colégio Córtex oferece as duas opções! Nosso Ensino Médio conta com metodologia própria, conteúdo forte e foco no ENEM,. Já o curso pré-vestibular tem uma grade rigorosamente elaborada pela equipe de professores, a fim de reunir os principais assuntos para as principais provas do país.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...