Como controlar a ansiedade no ENEM e vestibulares?

Inquietação, mãos suadas, tremores, boca seca, dor de barriga e falta de concentração. Estes são alguns dos sinais de que você está tendo uma crise de ansiedade.

Reação do nosso corpo a situações de estresse, a ansiedade, infelizmente, é muito comum entre estudantes que estão prestes a prestar o vestibular e o ENEM, devido à pressão interna e de pessoas próximas, ao medo da reprovação e à insegurança de achar que não sabem o suficiente.

Porém, apesar de a ansiedade ser comum, a partir do momento que ela te prejudica, não é algo normal. Por isso, você precisa se cuidar para controlá-la e não deixar que ela te atrapalhe na busca do seu objetivo de ser aprovado no vestibular e no ENEM.

Como a gente sabe o quanto você se dedica para conquistar a sua vaga na universidade, selecionamos algumas dicas para te ajudar a controlar a ansiedade no pré-enem e alcançar o seu objetivo!

Programe seus estudos

Não existe maneira melhor para controlar a ansiedade do que se sentir seguro. E para melhorar sua confiança, nada melhor do que estar bem preparado. Por isso, é primordial montar um plano de estudos!

Este planejamento guiará seus estudos com os conteúdos mais prováveis de serem cobrados nos exames, dividindo-os durante o seu período de preparação. Além disso, este cronograma é importante para que você possa se organizar da melhor maneira e consiga diminuir o ritmo dos estudos antes do exame, evitando que você fique sobrecarregado e ansioso.

Ter acesso a um conteúdo programático dos vestibulares e do ENEM, ensinado da maneira mais didática e junto dos amigos poderá lhe ajudar bastante. Além de aprender os assuntos cobrados, você poderá ter auxílio de especialistas no assunto, com grande experiência com esses exames.

Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos traz, além dos benefícios à saúde, benefícios emocionais. As atividades estimulam o corpo a produzir noradrenalina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao prazer e bem-estar, fazendo com que você relaxe e diminua sua ansiedade.

Procure alguma atividade que seja prazerosa para você. Faça uma caminhada ao ar livre ou experimente a natação, 30 minutos de exercícios por dia farão uma enorme diferença na sua vida.

Fale com alguém sobre a sua ansiedade

Nesse momento é importante lembrar que você não está sozinho. O diálogo pode ser um grande aliado nessa fase. Compartilhar seus medos e conversar com alguém que já passou por isso pode te ajudar a se acalmar.

Procure um amigo, fale com seus pais ou um professor, e entenda que você não é o único. Caso você enxergue a sua ansiedade como algo muito constante e intenso, talvez seja interessante conversar com um profissional especializado.

Planeje o dia do vestibular

O dia da prova chegou! Antes de sair de casa, confira toda a documentação e materiais necessários, esquecer alguma coisa pode aumentar o nervosismo.

É bom que você conheça o local da prova e planeje o trajeto com antecedência, isso impede que você se perca.  Para não ter problemas com o trajeto, atente-se ao horário! Saia de casa com antecedência e chegue ao local da prova a tempo de escolher o lugar que você julgar mais adequado.

Certifique-se de estar utilizando roupas e sapatos confortáveis, isso faz toda diferença na hora da prova. Além disso, opte por manter uma alimentação leve e balanceada no dia da prova. Se for permitido lanches no local do exame, dê preferência a alimentos nutritivos, como frutas e barras de cereal, evite alimentos muitos cremosos, que possam sujar, ou muito salgados. E não se esqueça da água.

Mas, esta preparação deve começar antes mesmo do grande dia. É fundamental ter boas noites de sono nos dias que antecedem o exame. Estar bem descansado evita com que você tenha “brancos” durante a prova. Por isso, nada de sobrecarregar nos estudos nos últimos dias antes do vestibular e do ENEM! Foque em descansar, afinal, você merece depois de tanto estudo. 

Tenha uma estratégia para a hora da prova

Confie no seu desempenho durante o ano. Você se preparou e agora é hora de colocar seus conhecimentos em prática! Aproveite bem o seu tempo, sem correria, e leia com atenção. É comum encontrar nos exames questões que gerem confusão, por isso, esteja atento. Além disso, procure fazer as questões mais fáceis primeiro, as mais difíceis podem tomar muito seu tempo e te deixar estressado.

A hora de prestar vestibular é sim um momento muito importante. Porém, não há motivos para se desesperar! Procure manter a calma e siga as dicas acima para que o nervosismo não te impeça de colocar em prática o que você estudou durante todo este tempo. Bons estudos e boas provas!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...