O que considerar na hora de escolher o seu curso pré-vestibular

Além de estudar muito ao longo do Ensino Médio, escolhendo uma escola que tenha em sua grade curricular um foco nos vestibulares, preparando os alunos desde o primeiro ano, é preciso também saber escolher uma boa instituição para o curso pré-vestibular. Ela deve oferecer infraestrutura, coordenadores e diretores preparados, material de ensino referência, dentre outros pontos que iremos abordar ao longo desse artigo.

Popularmente conhecido como cursinho, é por meio dele que você irá adquirir de maneira mais aprofundada os conteúdos necessários para se destacar no vestibular, estudando a fundo o que cai nas principais provas do país.

Continue lendo para conferir os mais importantes aspectos a se levar em consideração na hora de escolher o seu curso pré-vestibular, pois essa decisão pode impactar totalmente o seu aprendizado.

Conheça a estrutura

Antes de realizar a matrícula, é importante visitar o local para conseguir mais informações sobre o curso, conhecer a estrutura do local e outros pontos de atenção pertinentes.

No quesito estrutura, confira se as salas de aula são espaçosas, arejadas e com carteiras confortáveis. Veja também se há espaço para estudo (que te permita estudar com tranquilidade), se há biblioteca, computadores com acesso à internet e até mesmo um espaço para descanso e uma lanchonete para os momentos de pausa.

Com a pandemia de Covid-19, os cursinhos estão sendo realizados online, de forma remota.  Por isso, é primordial avaliar os suportes virtuais do curso, com uma plataforma que facilite o aprendizado e uma equipe de docentes preparada para o EAD.

Analise a taxa de aprovação

É importante escolher cursos com taxa de aprovação mais alta nas universidades públicas, já que essas universidades costumam ter alta concorrência. Dessa forma, um curso que consegue fazer com que umas boas taxas de seus alunos obtenham aprovação nessas instituições certamente será de qualidade, com material didático reforçado e metodologia de ensino eficiente.

Pesquise sobre a equipe de professores

É primordial também analisar a qualidade da equipe de professores responsável pelo repasse de conteúdo, pois estes profissionais devem ter experiência como docentes em cursinhos. Se possível, peça informações sobre quem irá lecionar para a instituição de ensino.

Considere os seus horários

Os horários do cursinho devem bater com os seus horários e a sua rotina. Sendo assim, é muito importante dividir os seus horários – especialmente se você ainda está no Ensino Médio. Lembre-se que você terá que balancear sua rotina entre afazeres da escola e os estudos do curso pré-vestibular.

Busque a melhor opção para você

É importante entender qual a opção que melhor se encaixa na sua rotina e nas suas necessidades, já que há três diferentes tipos de cursinhos:

Extensivo, que dura todo o ano é voltado para quem busca uma vaga concorrida ou não obteve boa performance no ensino médio;

Semi-extensivo, que dura aproximadamente 6 meses e é voltado para alunos com uma boa bagagem de conhecimento e precisam revisar os conteúdos;

E intensivo, de curta duração com o objetivo de reforçar todo o conteúdo visto ao longo do ano escolar em menos tempo.

Plantão de dúvidas

Averigue se o curso pré-vestibular conta com plantão de dúvidas, que é o momento em que os alunos podem solucionar todas as suas dúvidas com tranquilidade, entendendo o conteúdo em sua totalidade.

Busque referências de outros alunos

Uma ótima forma de entender se o cursinho que você está interessado é bom, é conversando com outros alunos ou vendo até mesmo as referências na internet – tanto pelo Google quanto pelas redes sociais.

Conheça a metodologia de ensino

Como as aulas são ministradas? Os recursos são novos ou mais antigos? Os métodos estão atualizados e realmente preparam o aluno para as provas? Fique atento a isso, pois o curso pré-vestibular deve não apenas passar aos alunos o conteúdo, mas fazê-lo da melhor forma para que se aumente o índice de eficiência!

LEIA MAIS

Humor e aprendizado combinam? Entenda como aprender se divertindo

Redação nota mil: o que as melhores redações têm em comum

Qual o material utilizado?

Essa é uma pergunta que você deve se fazer antes de escolher o seu curso pré-vestibular, pois o material, assim como a metodologia de ensino e a experiência dos professores, impacta totalmente no aprendizado.

Dê uma olhada nas apostilas (se possível) e veja se o conteúdo que elas abordam está completo, com tudo o que cai no vestibular. Observe também se a leitura é mais dinâmica e ensina o conteúdo de forma que seja fácil compreender.

É importante também que os cursinhos tenham acesso às últimas provas do vestibular e que, durante as aulas, essas provas sejam estudadas e até mesmo refeitas.

Conclusão

Como foi possível notar, é possível avaliar uma série de fatores – e muitos estão interligados entre si.

De forma geral, você precisa se atentar que uma boa instituição oferece infraestrutura, metodologia de ensino eficiente, equipe de professores, coordenadores e diretores preparados, material de ensino completo, grade curricular completa, tecnologia de apoio, aulas complementares, plantões de dúvidas e muito mais.

Aqui no Colégio Córtex oferecemos tudo isso e muito mais. Somos uma instituição especialista em aprovações, tendo incontáveis ex-alunos nas melhores universidades públicas do país.

No nosso Instagram, por exemplo, você confere a história de alguns ex-alunos que puderem alcançar o sonho de passar em uma universidade de renome.

Atualmente, temos mais de uma opção de curso pré-vestibular:

Curso extensivo, que visa te preparar para o ENEM e para as provas mais importantes do país com quem é especialista em aprovações. O curso conta com uma estrutura completa, professores capacitados, preparação intensiva, métodos de ensino modernos, além de suporte emocional e psicológico;

Curso Avance 2021, que oferece o material de ponta Bernoulli, plantões de dúvida de matemática, física e química, oficina de redação, bem como orientação e acompanhamento pedagógico do aprendizado.

Clique aqui e conheça.

Gostou? compartilha.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts relacionados.

Humor e aprendizado combinam? Entenda como aprender se divertindo

Dicas de estudo testadas e comprovadas não faltam por aí, e a maioria de nós sabe o básico: coisas como desenvolver um plano claro, encontrar um espaço sem distrações, fazer...

Como aproveitar o Ensino Médio para se preparar para a faculdade

Se você clicou neste artigo, certamente já está pensando no vestibular, mesmo que ainda não esteja no ano das provas. E faz certo! Por mais que o último ano seja...

Quais os assuntos que mais caem no Enem?

A data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando! E quando começa a contagem regressiva para a prova, a ansiedade vai aumentando, não é mesmo? Mas não...

Enem Digital: O que você precisa saber?

Neste ano de 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá também aplicação digital. Essa informação certamente não é novidade. Mas, afinal, o que muda a partir de agora?...

Métodos de estudos que melhoram o aprendizado

Quando o assunto é Enem e vestibulares, não adianta acreditar que apenas o conteúdo passado em sala de aula será suficiente. É preciso planejamento e estratégia para seguir os estudos...

Você sabe estudar em casa? Descubra!

Estudar em casa e sozinho exige foco, comprometimento e dedicação. As distrações são muitas e aquele famoso “vou dar só uma olhadinha nas redes sociais” facilmente se transforma em horas....