Desafios do Ensino Médio: conheça as principais dificuldades

Chegou uma nova fase! Mas, com essa nova etapa da vida e dos estudos, chegam também uma série de desafios do Ensino Médio. Você precisará se preparar para os vestibulares, escolher qual profissão seguir, conciliar estudo, lazer, amigos, dentre outras coisas.

À primeira vista pode parecer muito difícil e até assustador, mas nós temos um spoiler: vai dar tudo certo! Viva cada ano do ensino médio de cada vez, aproveitando cada momento e se dedicando já desde o comecinho e você verá os frutos sendo colhidos lá no final.

E nem é preciso dizer o quanto o local que você estudará impactará em tudo isso. Por isso, é muito importante buscar por uma escolha que propicie um ambiente humanizado, sempre pensando na saúde mental de seus alunos em uma época de novos desafios e grandes decisões.

Mas, seguindo o tema principal do artigo, vamos listar então os principais desafios do Ensino Médio que estão por vir e como você pode contorná-los!

O tal vestibular

Às vezes até assusta pensar, não é mesmo? Mas fique tranquilo pois se organizando desde o primeiro ano, ao chegar no terceiro você já terá criado uma rotina que facilitará a sua vida. O que não vale é deixar tudo para cima da hora, hein?

Mas vá aos poucos, dando um passo de cada vez. No primeiro ano você já pode estudar, mas intensifique mais ao longo do segundo ano, que é quando é possível realizar o Enem como treino.

Ao longo do Ensino Médio, é importante:

– Ter o hábito de estudar;

– Analisar as provas e fazer simulados;

– Ser disciplinado;

– Definir um método de estudos que seja o que melhor te agrada (no nosso blog temos alguns artigos sobre o tema, confira).

– Criar um cronograma de estudos.

Dessa forma, ao chegar no terceiro, tudo isso já terá se tornado um hábito e não será tão difícil criar uma rotina de estudos.

Desafios do Ensino Médio: como conciliar lazer e estudos

Essa é outra preocupação, mas tudo pode ser ajeitado! Para isso, a forma mais eficaz de descobrir qual será o seu período de lazer e descanso é criando um cronograma de estudos – e um planner pode ajudar muito nisso.

Divida os dias da semana em horários e identifique quais dias você irá se dedicar aos estudos, diluindo ao longo da semana para que nenhum dia fique sobrecarregado e você tenha perídos de descanso. Diariamente reserve um tempinho para as lições de casa.

Mas não são somente os estudos a serem incluidos no seu cronograma: os seus hobbies também. Separe horários da sua semana para fazer aquilo que mais gosta, porque relaxar também é muito importante! Se sua mente não puder “respirar”, talvez o processo de aprendizagem fique mais complexo.

É preciso ter foco, sim, especialmente no terceiro ano. Mas também não deixe completamente de lado os momentos de lazer, as conversas com os amigos, a prática do seu esporte favorito.

Com planejamento, dedicação aos estudos e equilíbrio, essa preocupação será sanada e você verá que equilibrar essas partes da sua vida não é um bicho de sete cabeças!

Decidir a profissão e que curso seguir na faculdade

Essa é, sem dúvidas, uma das etapas mais complicadas do ensino médio, pois para prestar o vestibular você precisa descobrir o que gosta. E sabe como você fará isso? Se cobrando menos e se conhecendo mais!

Para esse exercício de autoconhecimento, considere suas características pessoais, interesse e valores, refletindo sobre várias questões:

– O que você tem mais facilidade, exatas, humanas ou biológicas?

– Você é introvertido ou extrovertido?

– Gosta de rotina ou prefere atividades menos rotineiras?

– Quais assuntos mais te atraem?

– Quais os seus hobbies?

– Seus pontos fracos? E fortes?

Enfim, uma série de questionamentos acerca de todos os âmbitos de sua vida. Para isso, você pode passar até mesmo por sessões com um psicológo vocacional, que te ajudará a entender essas questões e traçar uma rota.

De acordo com o Portal Guia do Estudante, existem mais de 250 profissões estabelecidas no mercado. E, em cada uma delas, há muitas áreas de atuação. Tente conhecer o maior número possível de cursos e profissões, pois às vezes você se encontra até mesmo em uma área que nem sabia que existe!

Há uma lista de cursos e profissões onde é possível descobrir cada uma delas.

Para superar os desafios do Ensino Médio, escolha uma boa escola

Para passar por toda a etapa do Ensino Médio da melhor forma, é primordial, como já afirmamos o início do texto, buscar uma escola que tenha um atendimento humanizado e que ajude os alunos a vencerem esses obstáculos naturais do período.

Por isso, na hora de procurar o local para concluir o ensino médio, leve em conta fatores como: método de aulas, atendimento ao aluno e material ofertado.

Aqui no Ensino Médio do Colégio Córtex, temos suporte emocional em um ambiente humanizado e disciplinado, com atendimento privativo aos alunos. Nossos diretores também estão presentes no dia a dia da escola, acompanhando de perto cada estudante.

Também buscamos sempre reconhecer cada conqusita dos alunos, pois entendemos que o reconhecimento é importante para manter a motivação. Temos até mesmo a premiação para os melhores alunos de cada bimestre!

Nosso método de ensino também auxilia na superação dos obstáculos, com um Ensino Médio que prepara desde o início para o vestibular. Prova disso são os nossos alunos formados, que contam com um alto nível de aprovação nas melhores universidades do País.

Clique e saiba mais!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...