5 dicas para quem vai cursar o Ensino Médio

Ensino Médio! Etapa desafiadora, não é mesmo?! Mas também repleta de oportunidades. Afinal, é neste momento que todo adolescente começa a se preparar de forma mais direcionada para a escolha de uma carreira e para o vestibular.

O friozinho na barriga é super normal. Mas a verdade é que com planejamento, organização e dedicação aos estudos, você vai tirar de letra! Neste artigo, separamos 5 dicas que vão te ajudar a potencializar o seu aprendizado ao longo desses três anos tão importantes. Confira.

Comece pela organização

Agora, mais do que nunca, você é o protagonista. Além de aproveitar ao máximo as aulas, será preciso um bom plano de estudos para dar conta de todo conteúdo sem sufoco – desde o primeiro ano.

Para começar, tenha um ambiente propício aos estudos, tranquilo e sem distrações. Depois, organize um cronograma, determinando quantas horas por dia irá estudar e como fará a divisão por matérias. Uma boa dica é sempre priorizar as matérias que você tem mais dificuldades.

E não fure o seu planejamento! Esse comprometimento fará toda a diferença no momento do vestibular ou, até mesmo, ao se inserir no mercado de trabalho no futuro.

Mas calma… há tempo para relaxar e se divertir também! Equilíbrio é tudo, certo?

Defina um método de estudos

E se a ideia é organizar e otimizar o tempo de estudo, deixando a rotina mais leve e menos cansativa, vale a pena definir um método de estudo. Sim, isso mesmo! Uma técnica que se encaixe com o seu perfil e te auxilie a alcançar os melhores resultados no Ensino Médio.

Estudo intercalado, mapas mentais e resumos são algumas das possibilidades para dar conta de todas as matérias. Esses e outros métodos desenvolvidos por especialistas podem ser facilmente aplicados na sua rotina desde o primeiro ano e te ajudaram muito lá na frente, quando for a hora de realizar a prova do ENEM e os vestibulares.

Vale dizer que não existe técnica melhor ou pior. Existe aquela que se encaixa melhor ao seu perfil e, consequentemente, funcionará dentro da sua rotina.

Administrar o tempo, ter autocontrole na resolução dos exercícios, entender e fixar o conteúdo, esses são alguns dos desafios comuns a todos os estudantes e que podem ser desenvolvidos da melhor maneira quando são identificados.

Ao entender qual o seu processo ideal para aprendizagem e quais questões precisa trabalhar mais fortemente, a escolha da técnica de ensino adequada fica mais simples. 

Clique para conhecer alguns dos principais métodos desenvolvidos por especialistas.

Resolva os exercícios propostos

Já foi possível perceber que seu progresso vai depender do seu empenho e dedicação não só nas aulas, mas principalmente nos estudos extraclasse.

Por isso, não busque atalhos. Uma dica simples e muito efetiva para os alunos do Ensino Médio é: resolva todos os exercícios propostos pelo professor, sempre com atenção e empenho.

Desta forma, será possível avaliar se o conteúdo está claro na sua mente, quais são os pontos que ainda precisam ser melhor trabalhados em cada matéria e ajustar seu plano de estudos sempre que necessário.

Lembre-se de anotar as dúvidas e conversar com o professor para um melhor direcionamento do seu processo de aprendizagem.

Neste sentido, os exercícios auxiliam a fixar melhor o conteúdo trazido pelo professor.

Dedique-se aos simulados

Os simulados têm papel similar, mas vão além. Mais do que avaliar o seu conhecimento sobre as matérias estudadas, eles possibilitam aos estudantes vivenciar o mais próximo possível de um dia de prova – seja Enem ou vestibular.

Com a realização dos simulados ao longo do Ensino Médio, é possível, entre outros pontos, estabelecer estratégias de gerenciamento do tempo. O objetivo aqui é responder todas as questões com calma, mas dentro do tempo proposto.

E quando o assunto é prova e gestão de tempo, o preparo psicológico conta muito, não é mesmo? Então quanto mais o aluno vivencia uma situação similar, mais sua mente entenderá aquele momento como rotineiro, minimizando a ansiedade.

Mas para que os simulados cumpram a sua função, eles precisam ser efetivamente levados a sério. Portanto, dedique-se como se fosse dia de prova oficial.

Leia muito

A leitura é essencial para a formação de bons estudantes e profissionais acima da média. Esse é um hábito que precisa ser estimulado desde a infância, intensificado ao longo do Ensino Médio e, posteriormente, na vida adulta.

Tenha em mente que saber interpretar corretamente os enunciados é meio caminho andado em uma prova. E, de maneira geral, a dificuldade que muitos estudantes apresentam no momento de interpretar textos é resultado de, entre outras questões, uma leitura desatenta e de pouco conhecimento na língua portuguesa. 

No entanto, esses pontos podem ser trabalhados por meio da leitura. Além de enriquecer o vocabulário, ler auxilia no desenvolvimento das habilidades de escrita e interpretação de texto. E mais: fortalece a memória, estimula a criatividade e o senso crítico, entre inúmeros outros benefícios.

Vale ressaltar que os principais vestibulares contam com lista de leitura obrigatória!

Confira neste artigo os livros que todo aluno do Ensino Médio deveria ler.

Gostou do conteúdo? No blog do Colégio Córtex você encontra mais conteúdos que vão ajudar seu conhecimento a decolar!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...