Dicas simples e fáceis para agilizar sua leitura

A leitura é algo de suma importância para as nossas vidas, e seus benefícios são evidentes: amplia o vocabulário, aguça a criatividade, desenvolve o sendo critico e conteúdo, ajuda e estimula a escrita, te faz compreender melhor a matéria entre outros. Com isso, quando o assunto é a rotina de estudos e a preparação para o Enem e vestibular, ela se torna ferramenta indispensável para o bom aprendizado e para adquirir ainda mais conhecimento.

No entanto, como o conteúdo programático é extenso, a sensação que pode ficar é que o prazo para estudos não será o suficiente. Pensando em tirar de vez essa sensação de você, separamos dicas simples para que sua leitura fique mais rápida e, assim, que seus estudos possam ser mais produtivos. Confira:

  1. Pesquise antes de ler

Em livros comuns, os textos que ficam nas orelhas e na contracapa, normalmente, são uma sinopse da obra, eles podem te ajudar a entender melhor a história antes mesmo de iniciar a leitura e, com isso, ela ficará mais rápida no decorrer do livro, pois você já estará por dentro do “assunto” ou matéria e não precisará ficar voltando para entender alguma coisa.

Logo, para apostilas e conteúdos que cairão no Enem, ler o resumo ou a conclusão do capítulo antes de se aprofundar na matéria, pode auxiliar que o processo da leitura do conteúdo todo seja mais rápida, pois você já estará por dentro da matéria e, possivelmente, terá entendido em partes a disciplina.  

  • Evite ler em voz alta

Mesmo que a leitura em voz alta possa ajudar na memorização, em relação a leitura dinâmica e mais rápida, ela torna tudo mais demorado, visto que o processo da fala é um pouco mais lento do que o da visão. Por isso, evite, ao máximo, ler em voz alta, exercite seu cérebro para que ele possa compreender o conteúdo apenas com a leitura visual.

  • Quando não entender o significado de uma palavra, continue a leitura

Muitas pessoas param a leitura ao se deparar com uma palavra que não sabem o significado. No entanto, além de “atrasar” a leitura, a atitude pode ser até desnecessária, pois muitas vezes é possível compreender o sentido no decorrer do parágrafo e/ou no contexto da história.

  • Leia um livro por vez

Há quem diga que ler mais de um livro por vez estimula o cérebro no processo de memorização e raciocínio. Entretanto, se a intenção é ser mais rápido, a prática deve ser deixada de lado, pois você pode se perder nas histórias e ter que ficar voltando para se localizar, o que tornará tudo mais demorado.

  • Elimine as distrações;

Elementos externos podem atrasar muito o seu momento de leitura e estudos. Por isso, para que você realmente consiga ler mais rápido, independentemente do assunto, é indispensável que você elimine distrações, como celular, Tv’s, tablets e outros itens que possam distrair e prejudicar você neste momento. Sendo assim, até o ambiente pode te ajudar (ou atrapalhar) quando o assunto é leitura, portanto, para que processo seja mais rápido, escolha criteriosamente o local de seus estudos, para que você não se desconcentre. É sempre importante deixar claro que a leitura é uma prática que deve ser constante e que precisa estar presente durante toda a sua vida. Sendo assim, com exercício continuo da leitura e com o passar do tempo, seu desempenho será ainda melhor! Então, que tal já começarmos? Sua vaga no Enem e nos vestibulares só depende de você!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...