Enem: 8 passos para estudar matemática

Matemática… matéria amada por uns e temida por tantos outros! Independentemente de qualquer coisa, uma coisa é fato: você precisa estudar muito a matéria para ir bem no vestibular, pois qualquer cálculo e número errado pode afetar completamente o resultado final. Por isso, confira as dicas para estudar matemática que separamos e se prepare da melhor maneira para o Enem!

É preciso compreender desde o básico

Às vezes, é preciso voltar ao básico para poder avançar nos estudos. E tudo bem! Se você está com dúvida em alguma operação básica, em certas fórmulas ou algum conteúdo que aprendeu há um bom tempo, é preciso relembrá-los e entendê-los de fato. Só assim vai poder compreender conceitos mais aprofundados que exigem esse conhecimento básico. Não tem jeito: sem o básico, não há como avançar!

Saiba a teoria

Antes da prática, entenda a teoria, a linguagem da matemática e seus símbolos. Sim, isso mesmo! Depois, busque sempre que possível relacionar os ensinamentos teóricos ao seu cotidiano, enxergando a matemática em aplicações do dia a dia, o que vai facilitar na hora de assimilar o assunto e partir para a próxima etapa, a prática.

Para isso, livros didáticos e vídeo aulas vão te ajudar. Assista explicações de professores, leia o livro, sublinhe, reescreva no seu caderno com suas próprias palavras, interprete conforme fizer sentido para você entender melhor!

Assim, você consegue memorizar a matéria e entender quando e como aplicar cada um dos conceitos.

Praticar é essencial

Não tem jeito, para estudar matemática é preciso fazer vários e vários exercícios. Não basta apenas ouvir e ler o que diz a teoria: aplicar na prática é essencial!

Por isso, separe quais são todos os tópicos que você precisa estudar e exercícios para resolver. Pegue provas anteriores do Enem, faça uma, duas, três vezes… se tiver um exercício com maior dificuldade, resolva quantas vezes forem necessárias, veja vídeos explicando sua resolução e tente extrair o máximo de conhecimento.

A conclusão é uma só: matemática é prática. Quando mais você pratica, mais simples ela fica. Se você não fizer vários exercícios, não vai ter um resultado satisfatório no Enem.

Saiba também sobre técnicas de memorização no nosso ebook gratuito. Clique e baixe!

Tenha concentração

É preciso ter muita concentração para estudar matemática, disso não há como fugir. Uma simples vírgula no lugar errado, um número diferente, uma aplicação errada da fórmula – por mais mínima que seja -, tudo isso faz você errar o resultado final do exercício.

Além disso, a matemática exige um tempo de estudo de qualidade, relaxado mentalmente e descansado. Não tem como tentar aprender um conceito novo se estiver com muitas preocupações na cabeça, tiver dormido pouco ou estiver cansado demais. Não vai render o suficiente! Para estar sempre descansado e saudável mentalmente, é preciso ter uma boa noite de sono, se alimentar bem e praticar exercícios físicos.

Tendo esse tempo de estudo de qualidade, é preciso estar focado. Você e o exercício, o exercício e você! Para isso, esteja em um local silencioso, deixe as distrações de lado e esqueça, enquanto está estudando, do mundo exterior. Foco é essencial!

Para saber como se livrar dessas distrações que atrapalham nos estudos, confira o artigo que escrevemos sobre as principais tentações que atrapalham o estudo dos vestibulandos.

Gabaritos são importantes, mas não os use como muleta

É muito importante, sim, que você observe os gabaritos para conferir qual a resposta correta do exercício. Mas apenas os busque depois de ter resolvido o exercício sozinho, sem utilizar esse número como uma muleta.

Até porque, na hora da prova, você não vai saber qual é o resultado final, para tentar chegar nele. Durante o Enem, vai ter que pensar em todas as ideias possíveis para resolver o exercício.

Utilize o gabarito depois que tiver resolvido o exercício e tiver quase certeza que chegou em uma solução correta e já tiver esgotado as ideias de resolução do exercício. Se acertar, ótimo. Se errar, é tentar de novo!

Saiba quais são os tópicos mais importantes

Para estudar para o Enem, antes é preciso saber quais são os tópicos essenciais para ir bem na prova – ou seja, aqueles que mais costumam cair.

Assim, você se organiza para estudar esses tópicos, dedicando maior tempo ao que tem maior probabilidade de cair na prova.

Depois de organizar os tópicos mais importantes, é importante elencar também quais são os que você mais tem dificuldade. Pois bem, são esses mesmos que você mais vai ter que resolver exercícios!

Tire sempre dúvidas!

Mas não tem jeito: as dúvidas vão surgir e, por vezes, você vai passar muito tempo tentando resolver um exercício sem conseguir chegar à conclusão alguma. Nessas horas, tire suas dúvidas com o Google, com o Youtube e, principalmente, com o seu professor.

Marque quais são os tópicos e exercícios que você tem maior dificuldade, leve à escola e tente aprender ao máximo da explicação.

Embora seja possível aprender sozinho com as ferramentas online e com os livros didáticos, é importante ter um professor com quem contar na hora das dúvidas maiores.

Utilize o cronômetro

Por fim, depois que estiver confiante de que entendeu a matéria e está conseguindo resolver bem os exercícios, comece a utilizar o cronômetro para poder calcular quanto tempo você gastará resolvendo os exercícios, já que durante o Enem você não terá todo o tempo do mundo disponível para resolver as questões. Tente sempre economizar tempo nas questões mais simples para poder focar melhor nas questões mais complexas, equilibrando o tempo das resoluções.

Conclusão              

Não tem jeito, para estudar matemática é preciso ter foco, disciplina e força de vontade. A matéria parece ser um bicho de sete cabeças para muitos estudantes, mas grande parte descobre, depois de estudar e compreender bem a teoria e a prática, que ela não é lá tão difícil – pede apenas interpretação e concentração para aplicar os seus conceitos. 

Dicas dadas, esperamos que tenham bons estudos!

Conheça o Colégio Cortex

Você conhece o Colégio Cortex? Somos uma instituição com metodologia própria, conteúdo forte, bem como foco no ENEM e principais vestibulares. Aqui, você conta com uma equipe de professores qualificados com ensino humanizado, sempre prontos para ensinar da melhor maneira o conteúdo para os alunos. Clique e saiba mais!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...