Enem Digital: O que você precisa saber?

Neste ano de 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá também aplicação digital. Essa informação certamente não é novidade. Mas, afinal, o que muda a partir de agora?

A primeira coisa que você precisa saber é que, neste ano, a aplicação digital acontece em modelo piloto, com número de vagas limitado a pouco mais de 100 mil candidatos (já inscritos). Portanto, a maior parte dos vestibulandos deve fazer a prova tradicional (impressa) nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem Digital acontecerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Sim, isso mesmo! Em 2021. Neste ano tão atípico, as provas foram prorrogadas para garantir a manutenção da saúde e bem-estar de todos.

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020:

O Enem Digital é opcional

Nesteinício, os participantes podem escolher pela aplicação digital ou tradicional no ato da inscrição – opção já encerrada neste ano. A consolidação desse processo deve acontecer em 2026, quando a versão em papel deixa de ser distribuída e todo processo migra para ambiente online.

Ao todo, 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal contarão com as duas modalidades. Os locais de prova serão determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No caso do digital, será preciso uma infraestrutura adequada para receber os computadores para aplicação dos exames – não será possível fazer em casa ou em nenhum outro local de escolha do candidato.  Lembrando que os participantes terão acesso apenas ao sistema de prova, sem acesso à internet ou outros documentos.

Ou seja: quem optou por realizar o exame em ambiente online não contará com nenhuma vantagem extra.

Vantagens vs Desvantagens

Um dos principais motivos que motivaram a mudança por parte do governo foi o fato de se poder economizar na impressão da prova. Mas, ao que tudo indica, uma das principais vantagens do Enem Digital é que, em tese, o resultado das questões objetivas da prova pode ser imediato.  No modelo tradicional, o processo de checagem costuma ser bastante demorado.

No entanto, para que o exame seja realizado de maneira online, é preciso que exista uma infraestrutura maior disponível, incluindo bons computadores e internet. E essa ainda não é a realidade de muitas cidades brasileiras.

As provas serão iguais?

Sim e não. A prova do Enem Digital terá o mesmo formato das provas tradicionais. Ou seja, 180 questões objetivas e a redação. O nível de dificuldade será o mesmo, assim como o tempo de resolução das questões. No entanto, as perguntas não serão iguais. O mesmo vale para as redações, que terão temas distintos.

Graças à metodologia de cálculo da nota do Enem, conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo sendo diferentes, as provas se tornam comparáveis. Desta forma, o exame consegue identificar com precisão a capacidade de cada um, independente de qual modalidade.

Covid-19: Fique por dentro das novas regras

De acordo com o Inep, o Enem 2020 deve ser realizado em 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação distribuídos pelo Brasil. O número de salas é superior à edição 2019, garantindo que somente metade das carteiras sejam ocupadas, respeitando assim o distanciamento social.

O Inep também destinará salas especiais, com até 12 carteiras, para pessoas mais vulneráveis à Covid-19. Esses perfis serão detectados previamente pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), englobando gestantes, lactantes, idosos e pessoas com doenças preexistentes.

Outras medidas preventivas contra o novo coronavírus já foram divulgadas, incluindo uso obrigatório de máscara de proteção facial, rígidos protocolos de proteção em idas ao banheiro e vistorias de materiais e lanches e artigos religiosos, sob o risco de eliminação.

Todas as regras e demais determinações podem ser conferidas nos editais:

Edital Enem 2020 Impresso

Edital Enem 2020 Digital

Onde o Enem é aceito

Independente de ter optado pelo formato impresso ou digital, são inúmeras as possibilidades trazidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio:

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo MEC, concentra vagas de instituições públicas de todo o Brasil. Ter feito a edição mais recente do Enem e não ter a redação zerada são requisitos para tentar uma vaga por meio do Sisu. 

ProUni – O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, disponibiliza bolsas que variam de 50% a 100%, tanto em cursos presenciais de instituições privadas quanto EAD. Levando em consideração os requisitos socioeconômicos previstos pelo programa, a seleção exclusiva  pela nota do Enem, que deve ser superior a 450 pontos e acima de zero na redação.

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também seleciona por meio do Enem. Para ter acesso a financiamentos de cursos superiores presenciais, o interessado deve ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média das provas acima de 450 pontos e acima de zero na redação.

Faculdades privadas – Inúmeras faculdades particulares usam a nota do Enem para ingresso em seus cursos presenciais e EAD. Algumas, inclusive, oferecem bolsa de estudo. Cada faculdade tem seu próprio regulamento com os requisitos para ingresso e direito a bolsa, quando existe.

Agora que você já está por dentro de todas as mudanças para o Enem 2020, é hora de intensificar os estudos para conquistar a vaga no curso dos seus sonhos. O Colégio Córtex pode te ajudar nessa jornada! Entre em contato com a gente aqui.

Gostou? compartilha.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts relacionados.

Humor e aprendizado combinam? Entenda como aprender se divertindo

Dicas de estudo testadas e comprovadas não faltam por aí, e a maioria de nós sabe o básico: coisas como desenvolver um plano claro, encontrar um espaço sem distrações, fazer...

Como aproveitar o Ensino Médio para se preparar para a faculdade

Se você clicou neste artigo, certamente já está pensando no vestibular, mesmo que ainda não esteja no ano das provas. E faz certo! Por mais que o último ano seja...

Quais os assuntos que mais caem no Enem?

A data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando! E quando começa a contagem regressiva para a prova, a ansiedade vai aumentando, não é mesmo? Mas não...

Enem Digital: O que você precisa saber?

Neste ano de 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá também aplicação digital. Essa informação certamente não é novidade. Mas, afinal, o que muda a partir de agora?...

Métodos de estudos que melhoram o aprendizado

Quando o assunto é Enem e vestibulares, não adianta acreditar que apenas o conteúdo passado em sala de aula será suficiente. É preciso planejamento e estratégia para seguir os estudos...

Você sabe estudar em casa? Descubra!

Estudar em casa e sozinho exige foco, comprometimento e dedicação. As distrações são muitas e aquele famoso “vou dar só uma olhadinha nas redes sociais” facilmente se transforma em horas....