Enem Digital: O que você precisa saber?

Neste ano de 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá também aplicação digital. Essa informação certamente não é novidade. Mas, afinal, o que muda a partir de agora?

A primeira coisa que você precisa saber é que, neste ano, a aplicação digital acontece em modelo piloto, com número de vagas limitado a pouco mais de 100 mil candidatos (já inscritos). Portanto, a maior parte dos vestibulandos deve fazer a prova tradicional (impressa) nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem Digital acontecerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Sim, isso mesmo! Em 2021. Neste ano tão atípico, as provas foram prorrogadas para garantir a manutenção da saúde e bem-estar de todos.

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020:

O Enem Digital é opcional

Nesteinício, os participantes podem escolher pela aplicação digital ou tradicional no ato da inscrição – opção já encerrada neste ano. A consolidação desse processo deve acontecer em 2026, quando a versão em papel deixa de ser distribuída e todo processo migra para ambiente online.

Ao todo, 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal contarão com as duas modalidades. Os locais de prova serão determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No caso do digital, será preciso uma infraestrutura adequada para receber os computadores para aplicação dos exames – não será possível fazer em casa ou em nenhum outro local de escolha do candidato.  Lembrando que os participantes terão acesso apenas ao sistema de prova, sem acesso à internet ou outros documentos.

Ou seja: quem optou por realizar o exame em ambiente online não contará com nenhuma vantagem extra.

Vantagens vs Desvantagens

Um dos principais motivos que motivaram a mudança por parte do governo foi o fato de se poder economizar na impressão da prova. Mas, ao que tudo indica, uma das principais vantagens do Enem Digital é que, em tese, o resultado das questões objetivas da prova pode ser imediato.  No modelo tradicional, o processo de checagem costuma ser bastante demorado.

No entanto, para que o exame seja realizado de maneira online, é preciso que exista uma infraestrutura maior disponível, incluindo bons computadores e internet. E essa ainda não é a realidade de muitas cidades brasileiras.

As provas serão iguais?

Sim e não. A prova do Enem Digital terá o mesmo formato das provas tradicionais. Ou seja, 180 questões objetivas e a redação. O nível de dificuldade será o mesmo, assim como o tempo de resolução das questões. No entanto, as perguntas não serão iguais. O mesmo vale para as redações, que terão temas distintos.

Graças à metodologia de cálculo da nota do Enem, conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo sendo diferentes, as provas se tornam comparáveis. Desta forma, o exame consegue identificar com precisão a capacidade de cada um, independente de qual modalidade.

Covid-19: Fique por dentro das novas regras

De acordo com o Inep, o Enem 2020 deve ser realizado em 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação distribuídos pelo Brasil. O número de salas é superior à edição 2019, garantindo que somente metade das carteiras sejam ocupadas, respeitando assim o distanciamento social.

O Inep também destinará salas especiais, com até 12 carteiras, para pessoas mais vulneráveis à Covid-19. Esses perfis serão detectados previamente pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), englobando gestantes, lactantes, idosos e pessoas com doenças preexistentes.

Outras medidas preventivas contra o novo coronavírus já foram divulgadas, incluindo uso obrigatório de máscara de proteção facial, rígidos protocolos de proteção em idas ao banheiro e vistorias de materiais e lanches e artigos religiosos, sob o risco de eliminação.

Todas as regras e demais determinações podem ser conferidas nos editais:

Edital Enem 2020 Impresso

Edital Enem 2020 Digital

Onde o Enem é aceito

Independente de ter optado pelo formato impresso ou digital, são inúmeras as possibilidades trazidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio:

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo MEC, concentra vagas de instituições públicas de todo o Brasil. Ter feito a edição mais recente do Enem e não ter a redação zerada são requisitos para tentar uma vaga por meio do Sisu. 

ProUni – O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, disponibiliza bolsas que variam de 50% a 100%, tanto em cursos presenciais de instituições privadas quanto EAD. Levando em consideração os requisitos socioeconômicos previstos pelo programa, a seleção exclusiva  pela nota do Enem, que deve ser superior a 450 pontos e acima de zero na redação.

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também seleciona por meio do Enem. Para ter acesso a financiamentos de cursos superiores presenciais, o interessado deve ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média das provas acima de 450 pontos e acima de zero na redação.

Faculdades privadas – Inúmeras faculdades particulares usam a nota do Enem para ingresso em seus cursos presenciais e EAD. Algumas, inclusive, oferecem bolsa de estudo. Cada faculdade tem seu próprio regulamento com os requisitos para ingresso e direito a bolsa, quando existe.

Agora que você já está por dentro de todas as mudanças para o Enem 2020, é hora de intensificar os estudos para conquistar a vaga no curso dos seus sonhos. O Colégio Córtex pode te ajudar nessa jornada! Entre em contato com a gente aqui.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...