Gosta de estudar com música? Saiba como isso pode te ajudar!

Você passaria horas e horas escutando música sem se cansar? Pois saiba que é possível (e indicado!) aliar a música aos estudos para aumentar a sua concentração. Parece contraditório, não é mesmo? Mas estudar com música tem se tornado um hábito cada vez mais comum.

Embora há quem diga que a música tira a atenção do que realmente importa, a verdade é que o som certo pode ajudar no momento de realizar tarefas que exigem concentração, como é o caso dos estudos.  

Tanto é que, muitos educadores já entendem que este é um hábito benéfico e pode fazer parte do plano de estudos dos alunos sem problemas. Afinal, em vez de ficar procurando um local silencioso, você pode estudar com música e bloquear qualquer barulho.

Mas não é só isso, claro. A música tem um efeito relaxante no cérebro, o que garante mais foco e concentração no momento de se aprofundar no conteúdo passado pelo professor ou mesmo de realizar os exercícios.

E o resultado aparece de maneira natural. Recentemente o Spotify realizou um estudo com alunos ingleses, que mostrou que aqueles que estudam ouvindo música clássica podem ter melhor desempenho na aprendizagem. Nas provas, a média desses estudantes foi cerca de 12% superior aos demais.

Mas, afinal, como estudar com música?

Estudar com música ajuda, mas desde que ela não seja alta, não incomode e não tire o seu foco. Se tiver barulho demais, batidas demais ou mesmo aquela letra que você não resiste e com certeza vai cantar junto, esquece! Aí certamente vai atrapalhar seu desempenho.

No entanto, para descobrir qual o estilo musical que vai aumentar a sua concentração, o ideal é testar.  Sim, testar!

É fato que a música clássica é a queridinha de muitos estudiosos, já que favorece a atividade cerebral e a memorização, mas isso não garante que ela será ideal para você também. Afinal, se você estiver escutando algo que realmente não te agrada, as horas de estudo podem se transformar em um momento desagradável e o resultado certamente não será positivo.

Vale testar a música clássica sim, claro. Mas há muitos outros estilos que trazem apenas o som, sem a letra (isso é importante!) e podem te agradar. É o caso do blues, jazz ou até mesmo o rock.

Como dissemos, buscar opções mais instrumentais é sempre o mais indicado para aumentar o foco. Já que as músicas com letras têm maiores chances de atrapalhar no momento da leitura, da aplicação daquela fórmula de matemática… Afinal, o objetivo é ajudar na concentração e não o contrário!

E tenha em mente que estudar com música é uma técnica que pode te auxiliar neste momento, mas não é garantia de um bom desempenho, ok?

Crie sua seleção de músicas

Agora que você já identificou o estilo musical que te ajuda a se concentrar para os estudos, que tal criar sua playlist? Inclusive, vale pensar em ter uma playlist para cada área do conhecimento!

No Spotify, por exemplo, há várias trilhas sonoras pensadas justamente para quem deseja aumentar a concentração na hora das tarefas. Para pesquisar, é só procurar por termos como “concentration”, “study” ou “focus”. Outra possibilidade é procurar pelo estilo musical da sua preferência, como “jazz” por exemplo.

Se preferir, no YouTube você também vai encontrar boas opções.

Conheça outras playlists

Se você prefere começar com seleções que já foram testadas e aprovadas, existem algumas playlists famosas no Spotify entre os estudantes. Nós selecionamos 5 para você conhecer:

Intense Studying

Que tal o “efeito Mozart”? Estudos do pesquisador e neurobiólogo Gordon Shaw demonstraram que ao ouvir as músicas desse importante compositor é possível registrar uma melhoria no desempenho das tarefas mentais. Isso vale para a música clássica em geral, por isso a playlist traz ainda outros músicos como Bach e Chopin, além de outras instrumentais num estilo mais moderno. Acesse a playlist Intense Studying aqui.

Concentração e Foco

Esta foi pensada justamente para quem precisa daquela forcinha para uma maratona de estudos com muito foco e concentração. A seleção mistura músicas mais antigas a músicas atuais, quebrando a monotonia e garantindo aquela disposição para horas e horas de conteúdo e exercícios. Acesse a playlist Concentração e Foco aqui.

Concentração Perfeita

Essa seleção foi preparada pela equipe do próprio Spotify pensando em quem precisa eliminar as distrações. Na lista, músicas instrumentais modernas que ajudam a aumentar a concentração. São 4 horas de Concentração Perfeita, como o próprio nome da playlist sugere. Para acessar, clique aqui.

Nature Sounds

Essa dica é para quem precisa relaxar para ter um bom desempenho nos estudos. Os sons da natureza cumprem esse objetivo: reduzir os níveis de estresse da mente. O barulho da chuva caindo, os pássaros… a ideia é se conectar com o meio ambiente para eliminar as preocupações e distrações. Você confere a playlist Nature Sounds aqui.

Rock Instrumental

Se você é fã de rock, precisa conhecer essa trilha. São quase 7 horas de músicas que trazem melodia instrumental, sem as letras, que ajudam a manter a concentração sem que a hora dos estudos fique monótona. A seleção traz desde os clássicos do estilo até o mais puro metal. Acesse Rock Instrumental aqui.

Estudar com música ajuda!

Agora que você sabe que estudar com música pode trazer benefícios, aproveite essa técnica para turbinar seu desempenho nos estudos! Mas não se esqueça de que a ideia é ter foco e concentração, então nada de escolher estilos que certamente vão fazer você dispersar.

Vamos começar? Escolha sua trilha sonora, dê o play e foco no seu plano de estudos!

Além dessa e outras técnicas que podem te ajudar, é muito importante ter também uma rotina de estudos. Nesse e-book, gratuito, ensinamos a fazer o roteiro de estudos ideal. Clique e baixe!

Colégio Córtex

Busca um ensino humanizado, focado nas necessidades dos estudantes de Ensino Médio? O Colégio Córtex é a escolha certa! Aqui nossos professores são qualificados, prontos para ensinar o conteúdo da melhor forma. Suporte emocional, contato com a tecnologia, foco nos vestibulares e Enem.. isso é só um pouco do que podemos oferecer. Clique e saiba mais!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...