O verdadeiro impacto da BNCC do Ensino Médio
BNCC do Ensino Médio

Passar por processos pedagógicos seguindo as transformações da sociedade é uma das principais premissas da educação. Por isso, atravessar momentos de mudanças em que se acompanhe a evolução das pessoas é essencial para formar cidadãos íntegros e conscientes de seus papeis. Foi pensando nisso que foi formulada a nova BNCC do Ensino Médio (Base Nacional Comum Curricular).

A BNCC foi desenvolvida com o objetivo de transformar a educação em todo Brasil. É um documento que visa nortear o conteúdo ensinado nas escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ela foi homologada em 2018, completando a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, que já tinha as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental homologadas desde dezembro de 2017.

Saiba quais são os principais destaques da BNCC do Ensino Médio

A BNCC do Ensino Médio homologada reflete diretamente nos sistemas de ensino e escolas de todo o país, que vão construir os novos currículos e todas as propostas pedagógicas, tendo em vista as características e culturas locais, bem como as necessidades de formação e as demandas dos alunos.

As áreas do Conhecimento da BNCC do Ensino Médio estão organizadas por áreas do Conhecimento,  que são:

– Linguagens e suas Tecnologias;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Cada uma dessas áreas têm suas competências definidas que serão desenvolvidas e aprofundadas ao longo de todo o Ensino Médio. Aliás, o desenvolvimento de algumas delas já está previsto nas competências de áreas do Ensino Fundamental.

Sendo assim, para a grade curricular; com exceção das três disciplinas obrigatórias em todos os períodos do Ensino Médio, as demais áreas de conhecimento que formam a grade poderão ser distribuídas conforme o entendimento do aluno e da escola. Assim, elas podem ser estudadas em um único ano, em dois ou três anos, trazendo autonomia para os estudantes.

Sobre os itinerários formativos

Com a Reforma do Ensino Médio, o currículo passou a contar com cinco itinerários formativos que deverão ser oferecidos para os alunos e serão organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares.

Isso pode variar conforme a relevância para o contexto local e  também para a possibilidade dos sistemas de ensino. Mas é essencial que as propostas pedagógicas devam expressar as finalidades do Ensino Médio tanto quanto as demandas da qualidade dessa formação, atendendo às expectativas dos jovens.

Desta forma, a BNCC do Ensino Médio contará com 1800 horas e os itinerários formativos contarão com o somatório de 1200 horas. Os referenciais para a elaboração dos itinerários são organizados em eixos estruturantes: empreendedorismo, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e investigação científica.

Foco no protagonismo do estudante

Na BNCC do Ensino Médio, as escolas precisam apresentar aos jovens o mundo como uma campo aberto para intervenção e para investigação. Ele tem como objetivo colocar o jovem como protagonismo do seu estudo e colocá-los a assumir responsabilidades que vão ajudá-lo a equilibrar e resolver questões que foram deixadas pelas gerações anteriores. Isso vai valorizar o que foi feito até agora e abrir muitas possibilidades para o novo.

Mas tudo isso só acontece com a promoção da educação integral, preparando o jovem para o trabalho e na construção de uma sociedade mais inclusiva, democrática e justa, abordando os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

Outra ponto abordado na BNCC do Ensino Médio é a preparação para o mercado de trabalho. Hoje o cenário que temos é muito mais dinâmico e complexo e, com isso, o futuro profissional e as relações sociais se tornam um grande desafio para os educadores.

A formação de jovens autônomos, críticos e prontos para tomar decisões de forma consciente e responsável é um desafio necessário. Não promover o jovem apenas como “adultos em formação” e sim como seres capazes, dinâmicos e que podem fazer muita diferença na sociedade e seu rumo.

E como vai ficar o ENEM?

É uma importante questão. Com esta reforma e a homologação da BNCC, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também sofrerá mudanças. A prova será dividida em duas avaliações, sendo:

– Primeiro dia: Prova Geral com os conteúdos exigidos pela BNCC, ou seja, material que todos os alunos do Ensino Médio deverão aprender.

– Segundo dia: Prova Específica com os conteúdos de cada itinerário formativo escolhido pelo aluno, de acordo com a área exigida pelo curso superior.

Por fim…

Com a BNCC da Educação Básica completa, as escolas de todo o país já começaram a implementar a nova grade curricular. Muitas escolas já iniciaram o processo em 2020/2021, assim, em 2023, todos os alunos que concluírem o Ensino Médio já poderão iniciar as etapas de aprovação em vestibular com as provas já adequadas ao novo modelo.

Neste link é possível conferir a apresentação da BNCC do Ensino Médio e entender mais!

Leia mais

Como estudar para os vestibulares com provas anteriores

Métodos de estudos que melhoram o aprendizado

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...