KanBan: você conhece essa técnica para otimizar seus estudos?

Que os vestibulares e o Enem exigem grande preparação do candidato, isso é fato! E em meio a tanto conteúdo programático, livros, simulados, entre outros, além de muita dedicação, é preciso muita organização para que não fique nenhuma disciplina ou assunto sem estudar.

Existem diversos recursos para organizar melhor o que precisa ser estudado e um deles é o KanBan. Considerado uma ótima metodologia de organização, o que antes era adotado apenas por empresas, hoje já foi adaptado para auxiliar milhares de estudantes que desejam conquistar a tão desejada vaga na universidade. Quer saber como organizar melhor seus estudos? Confira mais sobre este método!

Afinal, o que é o Kanban?

A palavra Kanban é de origem japonesa e significa “cartão” ou “sinalização”. O método se resume em um quadro dividido em 3 partes: a primeira é para mostrar as atividades/trabalhos que precisam ser feitos, a segunda para indicar o que já está em execução e a terceira para deixar evidente as ações que já foram encerradas.

Inicialmente, a ideia surgiu para que empresas organizassem melhor os trabalhos das equipes de uma forma que pudesse ficar visível para todos e, assim, que procurassem ter um melhor desempenho e ampliar os resultados positivos a corporação.

Como adotar a metodologia em meus estudos?

Para que você possa adotar o método de organização para seus estudos, deixando visível seu progresso, é preciso que você tenha em mente a ideia de cartão. A forma mais prática de fazer isso é utilizar aqueles blocos auto-adesivos (os conhecidos post-its).

Sendo assim, para que fique bem separado, reserve um quadro e faça a divisão em 3 colunas.  Na primeira, escreva em cartões que você pode muito bem adaptar para o conteúdo que você precisa estudar ou atividades específicas – como simulados, na segunda os que já deu início e na terceira o que já foi finalizado. Para que fique bem claro, você pode usar e abusar das cores e deixar tudo muito colorido e alegre para você estudar.

A grande dica para deixar tudo ainda mais organizado é separar por disciplinas os conteúdos que precisa estudar, dividindo por ciclo/semana ou até mês de estudos, além de dividir também a etapa de revisão e resolução de exercícios. Assim, você deixa visível todas as suas metas para que você possa se empenhar ainda mais para atingi-las e ter uma ótima nota nos exames. A organização de seus estudos é tão importante quanto seu empenho e dedicação, para que não fique nenhum conteúdo para trás. Experimente a técnica Kanban e tenha um melhor desempenho no ENEM e também nos vestibulares.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...