Métodos de estudos que melhoram o aprendizado

Quando o assunto é Enem e vestibulares, não adianta acreditar que apenas o conteúdo passado em sala de aula será suficiente. É preciso planejamento e estratégia para seguir os estudos em casa, potencializando o aprendizado.

Neste momento, você pode estudar no seu jeito, no seu ritmo, mas talvez vá gastar muito mais tempo do que se aplicar um dos métodos de estudos comprovadamente eficazes. E tempo é essencial! Assim você não só dá conta de tudo o que precisa aprender como ganha em qualidade de vida, com aquela pausa estratégica para relaxar e curtir os momentos de lazer.

Adotar uma técnica de estudo vai garantir uma melhor administração do tempo, tornando o estudo menos pesado e cansativo. Mas isso não quer dizer que você vai precisar se esforçar menos, ok? Os métodos de estudo eficazes focam no entendimento e na praticidade para que os estudantes alcancem os melhores resultados.

Mapas mentais, resumos e controle do tempo são algumas das possibilidades para dar conta de todas as matérias cobradas no Enem. Esses e outros métodos de estudo desenvolvidos por especialistas podem ser facilmente aplicados na sua rotina de estudos.

Conheça alguns deles neste artigo e descubra qual pode ser o seu aliado nos estudos. Ah, você pode inclusive combinar uma ou mais técnica se fizer sentido na sua rotina!

Técnica Pomodoro

Um dos métodos de estudos com foco na produtividade, foco e equilíbrio, a Técnica Pomodoro se baseia na combinação de trabalho e relaxamento. Ou seja, períodos de esforço devem ser recompensados com momentos de distração. Uma boa ideia para quem chega ao final do dia de estudos sempre esgotado, não é mesmo?

A técnica foi criada por Francesco Cirillo ainda na década de 80, pensando em tornar o tempo um aliado dos estudantes. E ele, então aluno de graduação, viu sua produtividade aumentar consideravelmente quando passou a respeitar tempos de estudo e tempos de pausa cronometrados.

Quanto ao tempo que você vai dedicar para cada um deles se optar por essa técnica, não há uma regra. O sugerido é que sejam 25 minutos de concentração para 5 minutos de descanso, mas é possível adaptar como for melhor para a sua rotina.

Use cronômetros e alarmes do próprio celular, se preferir. E use o tempo de descanso da forma que desejar!

Mapa Mental

Outro que figura entre os métodos de estudos eficazes é o mapa mental. A ideia é organizar as informações para deixá-las mais simples para assimilar. Os mapas mentais auxiliam a compreender e resolver problemas, aumentando a memorização e o aprendizado.

E como fazer isso? Por meio da representação de ideias e conceitos que são derivados a partir de um tema central. Então, você deve iniciar anotando (ou desenhando) a ideia principal.  Em torno dela, desenhe balões ou puxe setas para inserir os pensamentos que derivam do tema. Use os recursos que preferir neste momento. E se ainda achar necessário, pode criar subdivisões de cada pensamento.

A principal vantagem de escolher esse entre os métodos de estudos para o Enem é justamente a possibilidade de criar uma ordem lógica para as informações, facilitando a visualização de todos os conceitos principais.

Neste link você pode baixar gratuitamente nosso ebook sobre Mapas Mentais.

Estudo intercalado


E que tal distribuir as matérias em um momento próximo de estudos para não se cansar e garantir o aprendizado?

Por meio da técnica Estudo Intercalado, o estudante separa uma quantidade proporcional de horas para cada matéria dentro da semana. A ideia é não passar muito tempo em apenas um campo de estudo. Assim a matéria não se acumula e não há desespero antes da prova, não é mesmo?

Ah, e vale uma dica complementar: sempre que for voltar a um assunto estudado no dia anterior, relembre os tópicos principais antes de seguir com o conteúdo. Assim a fixação é ainda maior!

Estudo mnemônico

Precisa de um recurso para fixação em curto prazo para as revisões de final de semestre ou para as provas, por exemplo? Aposte no Estudo mnemônico! O nome parece difícil, mas a ideia é simples: apostar em associações fáceis de gravar e que certamente te ajudarão a lembrar dos elementos químicos da tabela, das formas de física ou mesmo das regras gramaticais.

Algumas possibilidades que essa técnica propõe:

  • pensar em siglas em que cada letra lembre uma palavra ou um conceito referente ao tema estudado;
  • montar frases que possam ser associadas a uma ordem;
  • criar canções (normalmente paródias) que expliquem os conceitos a serem memorizados;
  • apostar em palavras-chave que retomam os assuntos mais complexos.

Gostou? Então deixe sua criatividade vir à tona e explore todo o potencial do Estudo mnemônico!

Resumos e destaques

Esse certamente é um dos métodos de estudos mais tradicionais. Afinal, fazer resumos e destacar as partes mais importantes do conteúdo auxilia na memorização e, consequentemente, melhora o processo de aprendizado.

Mas atenção: resumo grande demais ou texto grifado inteiro não vão trazer nenhum resultado! A ideia é mesmo explorar todo o seu poder de síntese e destacar o que realmente é fundamental, organizando a ordem dos acontecimentos, trazendo a definição de conceitos importantes e muito mais!

Procure não copiar simplesmente o conteúdo. Reescreva com as suas palavras, assim você processa o entendimento que deve sobre o tema. E lembre-se de deixar tudo isso o mais visual possível.

Gravação de áudio

Você faz parte do time que aprende melhor quando escuta o conteúdo? Então você pode estudar com o auxílio de um gravador (pode ser o do seu celular).  

Leia o conteúdo em voz alta, ou disserte sobre o que você entendeu do tema, enquanto o gravador está ligado. Depois, basta ouvir suas considerações sobre o conteúdo quantas vezes desejar.

Existe ainda outra possibilidade: escutar podcasts ou aulas online sobre o tema. O seu professor pode sugerir os melhores!

Uma das vantagens deste método é poder estudar também durante deslocamentos, na sala de espera para uma consulta ou mesmo durante uma caminhada.

Testes cronometrados

Para validar tudo o que você aprendeu, nada melhor do que colocar os seus conhecimentos à prova, não é mesmo? Isso inclusive te dará mais confiança na hora do Enem ou do vestibular.

Você pode separar alguns simulados ou mesmo a prova de anos anteriores, estipular o tempo para a realização e focar! Assim, além de aprender a trabalhar com o tempo, o aluno vai se acostumando ao estilo das questões.

Baixe também nosso ebook “Montando o roteiro de estudos ideal”. É gratuito!

Outros métodos de estudos eficazes

Neste artigo, reunimos alguns dos principais métodos de estudos para o Enem e para a sua vida! Mas existem muitos outros. Aqui mesmo já falamos sobre o Método GDT e KanBan.

Escolha a técnica com a qual você mais se identifica e foco nos estudos!

Conheça o Colégio Cortex Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o Ensino Médio. Clique e saiba mais!

Gostou? compartilha.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts relacionados.

Humor e aprendizado combinam? Entenda como aprender se divertindo

Dicas de estudo testadas e comprovadas não faltam por aí, e a maioria de nós sabe o básico: coisas como desenvolver um plano claro, encontrar um espaço sem distrações, fazer...

Como aproveitar o Ensino Médio para se preparar para a faculdade

Se você clicou neste artigo, certamente já está pensando no vestibular, mesmo que ainda não esteja no ano das provas. E faz certo! Por mais que o último ano seja...

Quais os assuntos que mais caem no Enem?

A data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando! E quando começa a contagem regressiva para a prova, a ansiedade vai aumentando, não é mesmo? Mas não...

Enem Digital: O que você precisa saber?

Neste ano de 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá também aplicação digital. Essa informação certamente não é novidade. Mas, afinal, o que muda a partir de agora?...

Métodos de estudos que melhoram o aprendizado

Quando o assunto é Enem e vestibulares, não adianta acreditar que apenas o conteúdo passado em sala de aula será suficiente. É preciso planejamento e estratégia para seguir os estudos...

Você sabe estudar em casa? Descubra!

Estudar em casa e sozinho exige foco, comprometimento e dedicação. As distrações são muitas e aquele famoso “vou dar só uma olhadinha nas redes sociais” facilmente se transforma em horas....