Os livros que todo aluno no ensino médio deveria ler
Livros para ensino medio

A etapa do ensino médio é uma fase muito importante na vida de um estudante, pois é nesse período que ele se prepara para provas como Enem e vestibulares. Com isso, surgem diversos conteúdos a serem reforçados e também algumas leituras indispensáveis para ter um bom desempenho nesses exames.

O hábito de leitura é algo que se constrói e ler essas obras significa não só se preparar para provas, mas também mergulhar na história e conhecer as narrativas mais marcantes e que são valorizadas até os dias atuais.

Ficou curioso para saber quais são esses livros? Continue a leitura e veja as obras mais importantes e que você precisa ler durante o seu ensino médio. Acompanhe.

Por que manter esse hábito de leitura?

A leitura é algo fundamental e que traz impactos positivos para o resto de nossas vidas. Entre os seus principais benefícios, destacamos:

  • Estimula o cérebro e fortalece a memória
  • Aguça a criatividade
  • Incita o senso crítico
  • Enriquece o vocabulário
  • Melhora a habilidade de escrita

Além disso, sempre importante ressaltar que, quanto mais o hábito de leitura for mantido, melhor será a sua capacidade de interpretação e, consequentemente, o seu desempenho nas provas, uma vez que, independentemente do conteúdo, qualquer avaliação exige da boa interpretação dos enunciados para resolução das questões propostas.

Vamos aos livros…

Como dissemos anteriormente, existem algumas obras que todo aluno deveria ler. Listamos 7 delas nesse post para você iniciar a sua leitura. Entretanto, é sempre essencial enfatizar o quanto a nossa literatura é rica, desse modo, existem muitos outros livros que valem a leitura.

Dom Casmurro – Machado de Assis

Livro Dom Casmurro

Uma das maiores obras da literatura brasileira, o livro narra a história de Bentinho e Capitu enquanto ainda eram crianças e também o surgimento de uma história de amor durante a adolescência que fora interrompida devido uma promessa da mãe de colocar Bentinho no seminário.

No decorrer da história, Bentinho conhece Escobar no seminário e viram melhores amigos. No entanto, ambos desistem e voltam para casa. Bentinho se casa com Capitu e Escobar com Sacha – grande amiga de Capitu. Depois de um bom tempo e com a morte do amigo, Bentinho passa a desconfiar de um possível adultério de sua esposa com o seu falecido amigo, já que seu filho apresenta características muito semelhantes de Escobar.

Embora não fique claro a confirmação da traição, um dos maiores questionamentos que a obra machadiana deixa até os dias atuais é: “Capitu traiu ou não Bentinho?”

Iracema – José de Alencar

Iracema - José de Alencar

Com uma grande importância para a literatura, a obra indianista se passa no século XVII e conta a paixão do personagem Martim por Iracema. Como nessa época são identificados diversos conflitos por causa da colonização e das diferenças culturais, a narrativa simboliza um romance quase que proibido para o período e representa a relação entre o índio e o branco, uma união de valores e costumes indígenas com a civilização europeia.

Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa

Grande sertão: Veredas

Publicado em 1956, o livro é muito conhecido pela sua linguagem e toda originalidade do estilo literário marcado pela narrativa de Riobaldo. O personagem conta as suas histórias de vida como jagunço, suas lutas e o seu amor impossível por Diadorim.

Com uma temática regionalista da terceira fase do movimento modernista, a obra narra diferentes culturas, incertezas dos personagens, características entre o divino e o demoníaco, e a representação do feminino e do masculino. É tão famosa que foi incluída na lista dos 100 melhores livros de todos os tempos pelo Clube do Livro da Noruega.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Memorias Postumas de Bras Cubas

A primeira obra realista de Machado de Assis é narrada pelo próprio personagem, Brás Cubas, e quebra padrões, já que ele resolve contar sua história depois de morto, se classificando como defunto-autor. O protagonista destaca os momentos mais marcantes de sua vida, desde a infância e todos os seus caprichos, até a sua morte e sem seguir uma ordem cronológica dos fatos.

Embora seja um livro surpreendente da história de Brás Cubas, durante a narrativa, é possível perceber várias características machadianas, como o pessimismo, a ironia e a marcante crítica das regalias da elite daquela época.

Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida

Memorias de um sargento de milicias

O romance foi publicado entre 1852 e 1853, primeiramente, em formato de folhetim. Durante a obra, é contada a história de Leonardinho, filho de uma pisadela e de um beliscão, que mais tarde se torna sargento de milícias. O livro conta todas as suas travessuras durante a infância, suas paixões com as personagens Luizinha e Vidinha, e também as suas histórias da vida adulta.

Considerada uma obra urbana, possui uma linguagem mais coloquial e com a figura do anti-herói. Utiliza da sua temática para criticar os costumes e o dia a dia da burguesia e também instigar o público da época com intrigas e romances impossíveis, chantagens e aventuras juvenis.

O cortiço – Aluísio de Azevedo

O cortiço

Publicado em 1890, o livro é uma grande obra do movimento naturalista. O romance conta a história de João Romão, um homem ambicioso e dono de um cortiço. Para que ele atinja o tão desejado enriquecimento, durante a narrativa, o personagem explora funcionários e também entra em uma disputa por um pedaço de terra e posição social com Miranda – um comerciante que surge durante a história.

O autor, através da narrativa e da vida dos personagens, faz grandes críticas a desigualdade social, a pobreza, a corrupção, o adultério, a exploração, a formação de moradias em situação precária e também aborda alguns tabus da sociedade, como a prostituição, a homossexualidade e o alcoolismo.

Capitães de areia – Jorge Amado

Capitães de Areia

Compondo a segunda fase do modernismo, o livro se passa na cidade de Salvador e conta a vida de meninos de rua que comentem pequenos furtos para sobreviver. Durante toda a história dos personagens, o autor faz duras críticas as questões sociais predominantes daquela época, como a fome, a miséria, o abandono e a violência.

O sucesso desse livro foi tão grande que virou filme no ano de 2011 nas mãos da diretora Cecília Amado.

Todas essas obras são grandes clássicos da nossa literatura e comumente cobradas nas provas como Enem e vestibulares. Qual deles você já leu e qual ficou com vontade de começar a ler? Os enredos de todos esses livros são apaixonantes e temos certeza que você irá adorar.

Mas, atenção! Existem vários outros livros importantíssimos, por isso, é essencial que você fique por dentro das listas que os editais dos exames liberam todo ano. O que achou do conteúdo? Esperamos que você viaje e se apaixone por cada narrativa. Boa leitura!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

  1. Adorei, irei mostrar essas obras para os meus alunos para as aulas de eletivas na produção diário de leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...