5 passos para aumentar o vocabulário para as provas
Aumentar o vocabulário

É bastante normal que, ao longo da nossa vida, absorvamos cada vez mais palavras e, consequentemente, passemos a ter a possibilidade de formarmos novas frases, ampliando o leque de termos para nossas construções verbais. Porém, em algumas situações como vestibulares, é muito importante que nos preparemos para aumentar o vocabulário a fim de demonstrarmos maior potencial nas redações ou questões dissertativas.

Entretanto, não é importante ter um vocabulário extenso apenas no vestibular – essa ampla gama de palavras pode te auxiliar nas provas escolares também, pois quanto mais palavras você sabe, menos repetições faz, deixando seu texto mais rico e, por consequência, aumentando a sua nota (caso as informações estejam corretas e descritas com coesão, é claro). De quebra, o vocabulário extenso também ajuda na sua comunicação diária.

Mas como aumentar o vocabulário?  Nós reunimos cinco dicas imperdíveis de boas práticas que, inseridas no seu dia a dia, vão te ajudar a colher ótimos frutos nas conversas e produções de textos.

Dica 1 – Leia muito, leia sempre!

É verdade que a população brasileira não tem a leitura como uma de suas atividades de rotina. O Ibope revelou em pesquisa de 2015 que 44% dos entrevistados não tinham o menor interesse em ler. Então, quem coloca a leitura em dia, com certeza está passos na frente. Ah, e não existe regra! Leia o que quiser sobre o que tiver interesse, desde gibis, livros, revistas e até artigos científicos. Absorva cada conteúdo novo e mantenha sempre a leitura na sua rotina.

Dica 2 – Tem palava nova? Coloque no seu cotidiano

Adicione ao vocabulário do dia a dia cada uma das palavras novas que descobrir ao longo das suas leituras! Aplique-as em uma conversa ou ao escrever um texto. Criando esta rotina, você ganha rapidez ao buscar substituições para palavras e também aprende a distinguir quando a situação pede palavras formais ou não.

Dica 3 – Converse com desconhecidos

Sabe aqueles momentos em que você está em um curso ou alguma outra atividade cotidiana? Que tal puxar um papo com alguém que parece legal? Abrir um diálogo com pessoas que você não conhece pode te ajudar a absorver novas palavras, e ainda te dá o benefício da sociabilização, vantajoso para quem vai entrar no meio profissional. Você pode ganhar amigos!

Dica 4 – Escreva bastante! Escreva muito!

É, todo mundo sabe que treinar é muito importante. Portanto, escrever também tem que ser parte da rotina. Isso vai te ajudar na memorização de informações e palavras. Aproveite aquele tempo no celular para anotar seus pensamentos, metas, ideias, sonhos e objetivos. Concentre-se em tornar este texto o mais diverso possível.

Dica 5 – A prática é uma necessidade

Isso a gente já sabe, mas não custa reforçar! Seja para reforçar o português ou até mesmo para aprender uma nova língua, o essencial é á prática! É imprescindível que você pratique sempre para que o processo siga adiante. Sempre que tiver uma apresentação pessoal, treine, pratique, faça construções diferentes nas frases que você mais costuma usar. Isso pode ajudar muito na produção de texto.

Já que chegamos até aqui, que tal uma lista com 20 palavras novas que podem fazer parte do seu vocabulário?

Novas palavras e seus significados para aumentar o vocabulário

Anuência: Substantivo feminino que indica permissão, aprovação, consentimento, aquiescência.

Diáfano: adjetivo que designa algo transparente ou translúcido, através do qual é possível distinguir formas e objetos. Metaforicamente, caracteriza tanto uma pessoa muito magra, quanto algo ambíguo e inconsistente.

Diligência: substantivo feminino que indica cuidado, capricho, agilidade, presteza, competência. Em contextos jurídicos e militares, pode significar ações e trabalhos feitos fora do cartório ou fora do quartel. Também era usado para nomear um tipo de carruagem que transportava pessoas e bagagens.

Fatídico: adjetivo usado para anunciar acontecimentos futuros trágicos, nefastos, repletos de adversidades. Refere-se a algo ruim que não pode ser evitado.

Feérico: adjetivo usado para designar algo ou alguém que é deslumbrante e maravilhoso, tendo traços mágicos e fantásticos.

 Ignóbil: adjetivo de dois gêneros que caracteriza algo vil, imoral, repugnante, infame, vergonhoso.

Inescrutável: adjetivo que caracteriza algo ou alguém que não se pode escrutar, ou seja, investigar, penetrar, compreender.

Inexorável: adjetivo de dois gêneros usado para indicar alguém severo, austero, rigoroso, que não cede à compaixão. Metaforicamente, pode se referir a algo inevitável.

Inexpugnável: adjetivo que caracteriza algo que não pode ser vencido ou conquistado. No sentido figurado, refere-se a algo ou alguém destemido ou incontrolável.

Ininteligível: adjetivo que simboliza algo difícil de compreender, que pode ser complexo, confuso ou misterioso.

Intempérie: É um substantivo feminino que se refere a condições climáticas extremas e desfavoráveis (seca, furacão, tempestade, vendaval). Por extensão, pode ser usado em sentido figurado para indicar um acontecimento negativo, uma dificuldade.

Lacônico: um adjetivo que designa falas e textos ditos de forma breve, sucinta, resumida, concisa. Oposto de prolixo.

Missiva: substantivo feminino que representa mensagens escritas. É o mesmo que carta, epístola, bilhete. Quem escreve o recado pode ser chamado de missivista.

Premente: adjetivo que se refere a algo que faz pressão, que comprime. Também pode indicar algo que gera aflição, angústia ou que é urgente.

Prolixo: adjetivo usado para caracterizar textos e falas que trazem excesso de palavras, com informações desnecessárias e confusas.

Pueril: adjetivo que se refere ao período da infância, a ações típicas de criançasPode ser usado para caracterizar comportamentos imaturos e infantis.

Recôndito: Como adjetivo, indica algo que está escondido, que é desconhecido ou profundo. Como substantivo, significa um local oculto ou, metaforicamente, o interior de algo ou alguém.

Remanescente: ideia de resto, sobra.

Tempestuoso : adjetivo que define algo ou alguém que produz ou está sujeito a tempestades. No sentido figurado, refere-se a algo ou alguém agitado, violento, revoltoso.

Veemente: adjetivo de dois gêneros, define algo forte, intenso, enérgico, impetuoso, caloroso e audacioso. Pode ter tanto um significado positivo, indicando entusiasmo, quanto uma conotação negativa, caracterizando uma ação violenta.

Conclusão

Viu só quantas palavras novas para aumentar o vocabulário?

Aproveite para criar textos de treino utilizando-as e, assim, amplie sua gama de palavras conhecidas. Você com certeza vai fazer bonito na próxima redação!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...