Conheça as 4 principais distrações do seu estudo

Nada mais chato que sentar para estudar e não conseguir se concentrar, perdendo horas que poderiam ser aproveitadas estudando. Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Paulista de Déficit de Atenção, o cérebro humano lida com mais de 40 bilhões de bits de informações a cada segundo. No entanto, conseguimos processar apenas 2 bilhões de bits. Desse modo, com tanta informação, é comum que nosso cérebro precise descartar algumas delas, o que gera distração e falta de foco.

Por isso, para que a falta de concentração não se torne um grande tormento duramente seusestudos, separamos os 4 principais motivos que podem estar levando você a perder o foco, para que você consiga eliminá-los de vez nesta etapa tão importante de sua vida.

  • ANSIEDADE

Essa fase de estudos que antecede a preparação para o Enem e vestibular pode ser um período intenso na vida de muitos estudantes. Com tantos conteúdos para aprender, começar a pensar em qual curso e faculdade ingressar e vários outros assuntos para resolver, pode deixar qualquer pessoa ansiosa e, assim, fazer com que ela perca sua concentração na hora de estudar.

 Desse modo, se você tiver uma rotina estressante, com muita matéria para estudar e que tem causado uma certa ansiedade, procure um profissional qualificado para te ajudar, busque filtrar as ideias e esvaziar a mente antes de seu momento de estudos, além de dosar o tempo. Procure se alimentar bem e também praticar esportes, tudo isso ajuda a eliminar a ansiedade e deixar você mais tranquilo nesta etapa de preparação.

  • EXCESSO DE TECNOLOGIA

Um dos grandes vilões para a falta de foco nos estudos é o excesso de aparelhos tecnológicos a sua volta. Se você deixar televisão, celular ou outros aparelhos de diversão e entretenimento ligados, provavelmente sua concentração não durará por muito tempo. Pois, a cada informação que passar na TV, notificações das redes sociais ou de algum outro aplicativo que chegar em seu celular, fará com que você pare o que está fazendo para verificar.

Sendo assim, deixe-os desligados e, caso necessite de seu computador ou notebook para estudar, procure acessar apenas os sites que irão auxiliar no aprendizado. Com isso, você conseguirá memorizar o conteúdo com mais facilidade e não perderá tempo de estudos.

  • MUITAS INTERRUPÇÕES

Parar muitas vezes para fazer um lanchinho ou para conversar com alguém de sua casa não é a melhor atitude durante os estudos, pois seu cérebro pode demorar para retomar a concentração novamente. Sendo assim, procure estipular um tempo maior para focar no aprendizado, mas também separe um tempo para estes intervalos – porém, é importante que eles não se estendam muito, o aconselhável é que sejam de 10 a 20 minutos.

Uma dica valiosa para não se distrair e interromper seus estudos é utilizar a música ao seu favor, muitas pessoas se concentram muito mais com algum som tocando, pois os barulhos externos não causarão distração.

  • DESORGANIZAÇÃO

Coisas jogadas pelo chão, apostilas espalhadas, inúmeras folhas de papel soltas podem prejudicar seu cérebro e fazê-lo com que tenha dificuldades de se concentrar. Sendo assim, até o ambiente que você separa para estudar pode ajudar ou prejudicar o aprendizado. Por esse motivo, procure deixar tudo organizado e de fácil acesso aqueles objetos que você utiliza para estudar, assim você estimula seu cérebro e mantém o foco por mais tempo.

A concentração é fundamental para seus estudos e para manter o seu bom desempenho nas provas. Identifique se algumas dessas distrações tem se tornado comum em sua rotina e elimine-as para que você consiga aprender cada vez mais e de maneira mais efetiva.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...