Redação nota mil: o que as melhores redações têm em comum

Menos de 1% dos alunos conquistam a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem. Esses poucos vestibulandos mostram, ano após ano, que é perfeitamente possível alcançar uma redação nota 1000. Como aprendizado, deixam seus textos para que outros alunos possam estudá-los com afinco para alcançar o mesmo feito.

Então, por que não aproveitarmos para ver a redação de um dos alunos? Afinal, técnica boa é técnica compartilhada!

Redação nota 1000

A redação abaixo é de 2019, quando o tema deixou todo mundo surpreso: a democratização do acesso ao cinema no Brasil. A aluna responsável pelo texto foi a Stela Terra Lopes! Acompanhe:

A questão do acesso ao cinema, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no Brasil atualmente. A gravidade do quadro é evidenciada pelos dados do site Meio e Mensagem: 83% da população brasileira não frequentam tal ambiente. Nesse contexto, percebe-se que o acesso ao cinema não é democratizado e convém analisar as causas e impactos negativos dessa situação na sociedade.

Em primeiro lugar, é preciso compreender as causas dessa problemática. Em um mundo marcado pelo capitalismo, é comum que, cada vez mais, seja fortalecido o sistema de mercantilização do lazer, ou seja, este passa a ser vendido por empresas em forma de mercadoria. Nesse sentido, nota-se que, muitas vezes, parcelas da população com condições financeiras mais baixas acabam não conseguindo ter acesso às atividades de lazer, como o cinema, devido aos preços, geralmente, inacessíveis. Além disso, outro fator que contribui para a falta do amplo acesso da população ao cinema é a localização no interior dos shoppings, os quais, normalmente, estão situados nos centros das grandes cidades, o que acaba dificultando o acesso de moradores de bairros mais afastados. Dessa forma, o cinema no Brasil torna-se um ambiente elitizado.

Em segundo lugar, é importante salientar os impactos negativos desse quadro na sociedade. Tendo em vista que a parcela mais pobre da população, geralmente, não consegue arcar com os custos de frequentar o cinema e sabendo que o acesso ao lazer é um direito garantido pela Constituição Federal, percebe-se a ocorrência da “Cidadania de papel”, termo cunhado pelo escritor paulista Gilberto Dimenstein, que diz respeito à existência de direitos na teoria (Constituição), os quais não ocorrem, de fato, na prática. Sob essa perspectiva, nota-se que a falta de democratização do acesso ao cinema gera exclusão social das camadas menos favorecidas e impede que elas possam usufruir de seus direitos.

Portanto, é mister que o Ministério da Infraestrutura, em parceria com o Ministério da Cultura, construa cinemas públicos, por meio da utilização de verbas governamentais, a fim de atender a população que não pode pagar por esse serviço, fazendo com que, assim, o acesso ao cinema seja democratizado e essa parcela da sociedade deixe de usufruir apenas de uma “Cidadania de papel”.

O que é possível notar?

O texto acima, como de outros alunos nota 1000, seguiu exatamente tudo que o Enem propõe para que se demonstre o conhecimento aprofundado do aluno em cinco competências:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa; 
  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Respeito aos direitos humanos.

Alguns comentários sobre o texto inserido nesse artigo.

Na Cartilha do Enem de 2020, disponibilizada pelo INEP, todas as redações nota 1000 são disponibilizadas para quem deseja estudar. Logo após os textos existem comentários     sobre as mesmas, que demonstram a motivação da nota 1000.

Então, ATENÇÃO, baixe o PDF e leia com atenção cada um dos textos e os comentários dos examinadores para entender o que os levou a receberem a maior nota.

Dito isso, vamos para os comentários da redação nota 1000 da aluna Stella:

Observa-se, no texto, um excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, uma vez que a estrutura sintática é excelente, sem qualquer falha, e que não há desvios em relação à norma culta da língua portuguesa.

Em relação aos princípios da estruturação do texto dissertativo-argumentativo, percebe-se que a redação da participante apresenta introdução em que inicia a discussão do tema, desenvolvimento de justificativas que comprovam seu ponto de vista e conclusão que encerra a discussão, demonstrando excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

(…)

Observa-se também que a participante usa, de forma produtiva, repertório sociocultural pertinente à discussão quando faz referência ao conceito de “Cidadania de papel”, proposto por Gilberto Dimenstein, para discutir o fato de que algumas pessoas não têm, na prática, acesso a alguns direitos garantidos pela Constituição.

Em relação ao projeto de texto, percebemos que ele é estratégico, ou seja, que se configura na organização clara e no desenvolvimento consistente da redação. A participante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto para defender seu ponto de vista.  

(…)

Verifica-se, ainda, nessa redação, um repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações. Há articulação tanto entre os parágrafos (“Em segundo lugar”, “Portanto”) quanto entre as ideias dentro de um mesmo parágrafo (como “Apesar de” e “Nesse contexto”, no 1º parágrafo; “Nesse sentido”, “Além disso” e “Dessa forma”, no 2º parágrafo; “Tendo em vista” e “Sob essa perspectiva”, no 3º parágrafo; e “a fim de”, “esse” e “assim”, no 4º parágrafo).

Por fim, a participante elabora proposta de intervenção muito boa: concreta, articulada à discussão desenvolvida no texto, detalhada e que respeita os direitos humanos.

Algumas considerações:

– Todas as redações nota 1000 contam com quatro parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão.

– Todas fizeram proposta de intervenção completa, finalizando o texto conforme os argumentos previamente apresentados;

– Todos utilizaram repertório sociocultural no seu texto. Muitos dos alunos redação nota 1000 iniciam o texto utilizando esse repertório, que pode ser citação científica, dados históricos, filmes, livros, músicas, gibis e outas expressões artísticas que sejam pertinentes ao tema.

Dicas para construir um bom texto

O Enem propõe temas relevantes e atuais para o vestibulando produzir uma redação dissertativa-argumentativa, onde é preciso demonstrar sua capacidade de argumentação lógica acerca da temática apresentada, por meio de um texto coeso e coerente.

Nesse tipo de texto, o ideal é utilizar termos impessoais e objetivos, preferencialmente na terceira pessoa do singular. É importante evitar gírias, termos coloquiais e gerúndio.

De uma forma geral, para produzir um texto desse gênero textual, é preciso seguir uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão, conforme elencado abaixo:

Introdução: Abertura do texto, onde o tema é apresentado e contextualizado, preparando para os argumentos que serão expostos a seguir.

Desenvolvimento ou argumentação: É nessa segunda parte que o vestibulando desenvolve o tema proposto a fim de convencer o leitor a respeito dos posicionamentos abordados brevemente na introdução. É preciso defender as ideias de forma coerente, apresentando argumentos válidos e dados que sustentem o que deseja passar.

Conclusão: O texto deve ser finalizado de forma a sintetizar as informações anteriormente abordadas. A conclusão também deve propor ideias de como o problema principal ocasionado pela temática abordada deve ser resolvido.

Como não é possível prever o tema da redação do Enem, é primordial estar inteirado nos principais acontecimentos e discussões mundiais. Por isso, acompanhar jornais e ler mais de um portal de notícias é importante para entender quais são as principais notícias em âmbito nacional e internacional.

Pela Internet existem também vários vídeos e artigos que explicam alguns dos principais temas que podem ser abordados nas redações, em especial o Enem, mas é muito difícil prever.

Livros, documentários, podcasts e outras ferramentas também podem te auxiliar na ampliação do seu conhecimento sobre diferentes temas. É muito importante estar inteirado em tudo: cultura, economia, meio ambiente, política, direitos humanos, saúde, educação, tecnologia, dentre outros.

Depois de aumentar o seu repertório sociocultural, também é preciso praticar. Afinal, você só vai conseguir uma redação nota 1000 se souber estruturar muito bem o seu texto – e isso só surge com a prática.

No nosso e-book, damos uma série de estratégias para escrever uma redação nota 1000. Clique para baixar.

Sobre o Colégio Córtex

Você conhece o Colégio Córtex? Somos uma instituição com metodologia própria, conteúdo forte, bem como foco no ENEM e principais vestibulares. Aqui, você conta com uma equipe de professores qualificados com ensino humanizado, sempre prontos para ensinar da melhor maneira o conteúdo para os alunos. Clique e saiba mais!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...