As 5 maiores tentações dos vestibulandos

Eis que chegou a fase de começar a se preparar para o vestibular! Nesse período é natural ter muitas dúvidas, buscando o melhor aproveitamento dos estudos e da rotina com foco nos melhores resultados. Se você clicou neste artigo, provavelmente está em busca de informações para lidar melhor com as tentações que atrapalham os estudos, não é mesmo?

Então calma que, ao longo dos próximos parágrafos, vamos explicar um pouco mais sobre as 5 maiores tentações que afetam os vestibulandos e como se livrar delas para ter uma rotina de estudos mais organizada e focada.

Antes de tudo… organização!

Não adianta nada tentar se livrar das tentações que atrapalham os estudos sem antes tentar organizar a rotina de estudos. Também é preciso encontrar as didáticas que mais te ajudam a compreender o conteúdo. Por isso:

– Organize um cronograma de estudo, determinando quantas horas por dia irá estudar e como fará a divisão por matérias. Faça intervalo entre os estudos;

– Escolha um ambiente propício para os estudos, que seja calmo, tranquilo e sem distrações;

– Priorize as matérias que você mais encontra dificuldades;

– Tenha uma motivação clara, para não se perder durante a rotina de estudos e ter força de vontade de seguir firme e forte no objetivo final: passar no vestibular!

As maiores tentações do vestibulando

Depois de seguir as dicas acima, chega a hora de passar longe das distrações, para ter um rendimento melhor. Mas quais são essas distrações?

Procrastinação… o maior problema de todos!

Procrastinar é, sem dúvidas, um dos maiores empecilhos para qualquer pessoa. Trata-se do famoso “depois eu faço”, que muitas vezes demora para chegar e traz consigo uma bola de neve de tarefas acumuladas.

É melhor estudar um pouco em cada dia, com uma rotina organizada, do que deixar para resolver tudo de uma vez só. E estudar tudo às pressas, passando horas e mais horas na frente dos livros, virando noites e ficando ainda mais exausto mentalmente, sem tempo nenhum para lazer, não é o que você quer. Correto?

A procrastinação atrapalha demais a produtividade e por isso pode ser uma inimiga do seu estudo.  É preciso ter disciplina e estipular metas.

Para evitar esse problema um planner pode ser muito útil. Escreva em um papel tudo que você precisa fazer durante a semana, depois distribua um pouco para cada dia. Estipule os horários e escreva tudo no planner.

Por exemplo: nas segunda irá estudar três matérias, 50 minutos cada, com 10 minutos de intervalo entre elas. Na terça, irá estudar outras três, no mesmo esquema, assim como o resto da semana.

E esteja sempre com o planner do lado, seguindo tudo que foi esquematizado, para não se perder. E, para não procrastinar, é válido não se perder com as distrações. Por isso, as dicas dos tópicos abaixo são também importantes.

Celular e internet: a duplinha que mais distrai

Não tem jeito: a vontade de dar aquela espiadinha nas redes sociais e no WhatsApp bate com frequência, não é mesmo? Mas uma vez que você está no horário determinado para os estudos, deixe o celular de lado.

Se você pegar para dar aquela espiadinha, a chance de perder um bom tempo olhando as novas notificações e publicações é grande… afinal, toda hora tem alguma informação nova nas redes. Para evitar isso, o ideal é nem abrir!

Dessa forma, vale deixar o celular longe de você ou até mesmo configurar o “Modo de Foco”, permitindo o uso apenas dos aplicativos essenciais. Por meio desse modo, é possível bloquear o acesso aos jogos, redes sociais e tudo aquilo que mais te distrai. Na hora de configurar, você é quem escolhe quais os aplicativos serão bloqueados.

Se o seu celular não tem essa configuração, vale buscar alguns aplicativos como o AppDetox e o AppBlock.

A tal da Netflix (e outros serviços de streaming)

Séries, filmes… São tão divertidos, não é mesmo? O maior problema é que, no caso das séries, você começa a assistir um episódio, quer saber do próximo, do próximo e do próximo e, quando percebe, já assistiu um montão de episódios e perdeu horas de estudo!

Quer assistir séries? Sem problemas! É muito importante mesmo ter um tempo de lazer. Por isso, separe um tempo específico do fim de semana apenas para isso. E lembre-se de ter controle: nada de assistir a temporada toda de uma só uma vez!

Vídeo game e jogos em geral

Jogos, sejam no celular ou no vídeo game, são atividades que não devem ser deixadas de lado, mas sim dosadas – assim como assistir séries. Por isso, reserve um horário para o fim de semana. Nada de jogar durante a semana ou durante os dias de estudo!

Como tudo que é divertido, tem que ter muita força de vontade para deixar de jogar e ir estudar. Por isso, se deseja estudar, o ideal é nem ligar o vídeo game antes. E no caso dos jogos em celulares, é válida a dica dada no tópico acima, de bloquear os aplicativos enquanto estuda.

Amigos e namoro

Caso seus amigos não estejam juntos estudando, pode ser que eles sejam uma distração e tanto – seja por mensagens, ligações ou até mesmo saídas. Não é para deixar de sair e nem virar antissocial, mas é importante impor limites.

O mesmo ocorre com quem namora. Namorar exige dar atenção ao outro, mas quando se precisa estudar, é preciso estipular em quais dias você e seu namorado (a) se verão. Assim como os amigos, é preciso impor limites.

Quem gosta de você, seja namorado ou amigo, vai entender que você precisa se dedicar. Por isso, deixe claro quais são seus objetivos e que você precisa de tempo e dedicação para alcançá-los.

Equilíbrio é tudo!          

Por fim, a receita do sucesso é ter dedicação, organização e equilíbrio. Não é para deixar de ter momentos de lazer, mas é preciso estipular quando eles ocorrerão – geralmente, no fim de semana.

 O lazer também é importante, pois é preciso focar em atividades que promovam bem-estar mental e diminuam a ansiedade.

E ah: não se esqueça dos exercícios físicos: eles ajudam muito a promover relaxamento!

Mas, durante os dias de estudo, é preciso focar. Para isso, é importante ter um planner, se organizar e seguir as dicas do artigo, evitando as distrações. Dito isso, bom estudo!

Para saber mais como conciliar lazer e estudos, baixe gratuitamente nosso ebook “Estudos x Lazer”.

Colégio Córtex

Está precisando de auxílio durante essa fase de vestibular? Conheça o Colégio Córtex, que além de Ensino Médio com metodologia própria, conteúdo forte e foco no ENEM, oferece o curso de Pré-Vestibular Avance. A grade é rigorosamente elaborada pela equipe de professores a fim de reunir os principais assuntos para as principais provas do país. No nosso blog, você também confere mais dicas para te ajudar nesse momento tão importante!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...