Vestibular de medicina: não desista do seu sonho! Confira nossas dicas

Ser aprovado em medicina é o sonho de muitos estudantes. Por este motivo, o vestibular se torna um dos mais concorridos e desafiadores, e possui as notas de corte mais altas do ENEM. E claro, não é novidade que para conquistar sua aprovação é preciso estudar muito.

Mas, calma! Apesar da concorrência parecer assustadora, você pode (e vai) conseguir o seu ingresso na universidade e se tornar um estudante de medicina.

Você deve estar pensando que “falar é fácil”, mas a verdade é que acreditamos no seu potencial (você também deveria) e temos certeza que com sua capacidade, muita dedicação e com as dicas que separamos para você, seu sucesso nos estudos estará garantido! Confira agora nossas dicas!

  • Treine bastante a redação!

A redação é um dos pontos mais decisivos do ENEM e dos vestibulares, muitas vezes sendo usada como quesito de desempate e responsável pela aprovação (ou reprovação) dos candidatos. 

Por isso, para garantir sua vaga na faculdade de medicina, você precisa dominar a redação e tirar a maior nota possível. E como fazer isso? Com muita leitura, e claro, muito treino!

É fundamental estar por dentro dos assuntos atuais para saber a melhor maneira de abordá-los e conquistar sua nota 1.000. Por isso, leia jornais e procure se atualizar ao máximo, treine seus textos com diversos temas e pesquise redações com nota máxima de provas anteriores.  

Oficinas de redação são excelentes opções, pois te ajudarão a potencializar expressivamente suas habilidades, reunindo as melhores técnicas, temas atuais, orientação de professores especializados e muito mais.

  • Faça um roteiro de estudos!

Para que os seus estudos sejam proveitosos do jeito que você quer (e precisa), organização é a palavra de ordem!

Por isso, monte um roteiro de estudos que te guiará durante a sua preparação. Comece organizando os seus horários disponíveis e as matérias a serem estudadas. Depois, dividida os conteúdos no tempo disponível, intercalando as disciplinas e levando em consideração também seus momentos de descanso e demais compromissos.

Ótima maneira de administrar os conteúdos a serem estudados é através de métodos de organização como o GTD e o KanBan.

  • Pegue firme nas matérias que você tem mais dificuldade!

Estudar matérias que você tem dificuldade pode até ser algo maçante, mas extremamente necessário, afinal, quanto mais dificuldade você tiver mais você precisa estudar. Além de fazer com que você consiga acertar mais questões, no ENEM os assuntos considerados mais “difíceis” pela maioria têm um peso maior. E é aí que você pode se destacar!

E para que as matérias mais temidas sejam seu ponto forte, é ideal ter aulas com professores que dominem o assunto e podem te ajudar a compreender melhor.

  • Treine com provas anteriores!

Assim como a redação, quanto mais você treinar as questões cobradas anteriormente, melhor! Além de simular uma situação de prova, você terá contato com os assuntos cobrados e poderá ver se já está preparado para prestar o ENEM ou vestibular.

A partir disso, você estará treinando o conteúdo aprendido e possíveis estratégias para a prova, além de identificar seus pontos fracos e fortes e, assim, focar seus estudos em suas necessidades.

  • Cronometre seu tempo de prova!

Quando estiver treinando com provas anteriores, lembre-se de cronometrar o tempo gasto! Tanto o ENEM quanto os vestibulares têm um tempo limite de prova, por isso, adequar o tempo de resolução ao disponível é fundamental!

Com o tempo sob controle, você conseguirá resolver as questões com mais calma e não deixará algumas em branco, o que pode definir o resultado da prova.

  • Foque nos assuntos mais cobrados!

O conteúdo aprendido durante o Ensino Médio é muito extenso, e estudá-lo por completo a fundo seria maçante e complicado. Por isso, foque nos assuntos que normalmente são cobrados nos exames.

Assim, ao invés de estudar um conteúdo que provavelmente não será cobrado, você pode dedicar seu tempo focando nos mais importantes e decisivos.

Ser aprovado numa faculdade de medicina pode parecer impossível, mas acredite, você não só pode, como VAI conseguir!

O caminho pode ser árduo, mas todo o seu esforço será recompensado. E para fazer o seu sonho se tornar realidade, conte com o Córtex e com vantagens únicas como o melhor material do ENEM, aulas de aprofundamento, oficinas individuais e professores que dominam as matérias e os exames. E claro, você não quer que todo o seu esforço vá por água a baixo, não é? Então confira também 7 hábitos que podem resultar em sua reprovação!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...