Passar por processos pedagógicos seguindo as transformações da sociedade é uma das principais premissas da educação. Por isso, atravessar momentos de mudanças em que se acompanhe a evolução das pessoas é essencial para formar cidadãos íntegros e conscientes de seus papeis. Foi pensando nisso que foi formulada a nova BNCC do Ensino Médio (Base Nacional Comum Curricular).
A BNCC foi desenvolvida com o objetivo de transformar a educação em todo Brasil. É um documento que visa nortear o conteúdo ensinado nas escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ela foi homologada em 2018, completando a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, que já tinha as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental homologadas desde dezembro de 2017.
Saiba quais são os principais destaques da BNCC do Ensino Médio
A BNCC do Ensino Médio homologada reflete diretamente nos sistemas de ensino e escolas de todo o país, que vão construir os novos currículos e todas as propostas pedagógicas, tendo em vista as características e culturas locais, bem como as necessidades de formação e as demandas dos alunos.
As áreas do Conhecimento da BNCC do Ensino Médio estão organizadas por áreas do Conhecimento, que são:
– Linguagens e suas Tecnologias;
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Cada uma dessas áreas têm suas competências definidas que serão desenvolvidas e aprofundadas ao longo de todo o Ensino Médio. Aliás, o desenvolvimento de algumas delas já está previsto nas competências de áreas do Ensino Fundamental.
Sendo assim, para a grade curricular; com exceção das três disciplinas obrigatórias em todos os períodos do Ensino Médio, as demais áreas de conhecimento que formam a grade poderão ser distribuídas conforme o entendimento do aluno e da escola. Assim, elas podem ser estudadas em um único ano, em dois ou três anos, trazendo autonomia para os estudantes.
Sobre os itinerários formativos
Com a Reforma do Ensino Médio, o currículo passou a contar com cinco itinerários formativos que deverão ser oferecidos para os alunos e serão organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares.
Isso pode variar conforme a relevância para o contexto local e também para a possibilidade dos sistemas de ensino. Mas é essencial que as propostas pedagógicas devam expressar as finalidades do Ensino Médio tanto quanto as demandas da qualidade dessa formação, atendendo às expectativas dos jovens.
Desta forma, a BNCC do Ensino Médio contará com 1800 horas e os itinerários formativos contarão com o somatório de 1200 horas. Os referenciais para a elaboração dos itinerários são organizados em eixos estruturantes: empreendedorismo, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e investigação científica.
Foco no protagonismo do estudante
Na BNCC do Ensino Médio, as escolas precisam apresentar aos jovens o mundo como uma campo aberto para intervenção e para investigação. Ele tem como objetivo colocar o jovem como protagonismo do seu estudo e colocá-los a assumir responsabilidades que vão ajudá-lo a equilibrar e resolver questões que foram deixadas pelas gerações anteriores. Isso vai valorizar o que foi feito até agora e abrir muitas possibilidades para o novo.
Mas tudo isso só acontece com a promoção da educação integral, preparando o jovem para o trabalho e na construção de uma sociedade mais inclusiva, democrática e justa, abordando os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.
Outra ponto abordado na BNCC do Ensino Médio é a preparação para o mercado de trabalho. Hoje o cenário que temos é muito mais dinâmico e complexo e, com isso, o futuro profissional e as relações sociais se tornam um grande desafio para os educadores.
A formação de jovens autônomos, críticos e prontos para tomar decisões de forma consciente e responsável é um desafio necessário. Não promover o jovem apenas como “adultos em formação” e sim como seres capazes, dinâmicos e que podem fazer muita diferença na sociedade e seu rumo.
E como vai ficar o ENEM?
É uma importante questão. Com esta reforma e a homologação da BNCC, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também sofrerá mudanças. A prova será dividida em duas avaliações, sendo:
– Primeiro dia: Prova Geral com os conteúdos exigidos pela BNCC, ou seja, material que todos os alunos do Ensino Médio deverão aprender.
– Segundo dia: Prova Específica com os conteúdos de cada itinerário formativo escolhido pelo aluno, de acordo com a área exigida pelo curso superior.
Por fim…
Com a BNCC da Educação Básica completa, as escolas de todo o país já começaram a implementar a nova grade curricular. Muitas escolas já iniciaram o processo em 2020/2021, assim, em 2023, todos os alunos que concluírem o Ensino Médio já poderão iniciar as etapas de aprovação em vestibular com as provas já adequadas ao novo modelo.
Neste link é possível conferir a apresentação da BNCC do Ensino Médio e entender mais!