Conheça leituras obrigatórias dos vestibulares 2024

Vestibulares 2024

Uma parte fundamental da preparação para os vestibulares 2024 são as leituras obrigatórias. As principais universidades e instituições de ensino superior incluem uma lista de obras literárias que os candidatos devem ler e analisar. Essas obras são selecionadas para avaliar a capacidade de interpretação, análise crítica e compreensão de textos complexos, além de explorar temas relevantes da literatura nacional e internacional.

Incorporar essas leituras ao estudo diário é essencial para obter um bom desempenho nas provas. A leitura atenta e a análise profunda das obras são indispensáveis para responder com precisão às questões de literatura e redação, muitas vezes baseadas nesses textos. Portanto, além de dominar os conteúdos tradicionais das disciplinas, dedicar-se às leituras obrigatórias é crucial para uma preparação completa e eficaz para os vestibulares.

Neste artigo vamos listar as leituras que são obrigatórias para os principais vestibulares de 2024. 

Confira as leituras obrigatórias dos principais vestibulares 2024

Como citamos anteriormente, as leituras obrigatórias são fundamentais para a preparação dos estudantes para os exames e provas. A seguir, listamos as obras que já foram divulgadas para os principais vestibulares de 2024.

Vestibulares 2024: Fuvest

  • “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, fala do amor idealizado por Dirceu e Marília. Dirceu é um poeta que declara seu amor à jovem Maria Dorotéia, mas tem que lidar com a angústia de estar encarcerado. Esta obra pertence ao arcadismo brasileiro e possui idealização amorosa, pastoralismo e referências greco-latinas. 

Traz características tanto do gênero narrativo quanto lírico, de forma que o personagem Dirceu pode ser tanto o narrador quanto o eu lírico da obra. 

Os acontecimentos e sentimentos expostos na obra “Marília de Dirceu” estão relacionados ao final do século 18. O livro é ambientado em Vila Rica (atual Ouro Preto), no Estado de Minas Gerais, e possivelmente na ilha das Cobras, no Rio de Janeiro.

  • “Quincas Borba”, de Machado de Assis, é um romance realista. Conta a história de Rubião, um professor de Barbacena que herda os bens de seu amigo Quincas Borba, com a condição de cuidar do cão do falecido, que possui o mesmo nome do dono. 

A narrativa se passa na segunda metade do século 19, na cidade de Barbacena, no Estado de Minas Gerais e, principalmente, no bairro de Botafogo e do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. 

A narração do romance é onisciente, ou seja, tem total conhecimento dos fatos e dos personagens. 

  • “Os Ratos”, de Dyonélio Machado, traz os desafios de ser um brasileiro pobre em 1935. O leitor acompanha um endividado angustiado andando por Porto Alegre em busca de dinheiro para pagar os seus credores. A crítica ao capitalismo é bem evidenciada no romance.

    O livro é narrado em terceira pessoa, mas com o narrador colado ao personagem principal, é possível acompanhar o sofrimento do homem. 
  • “Água Funda”, de Ruth Guimarães, é uma obra escrita em 1946 e aborda questões como racismo, preconceito e luta por identidade de uma sociedade que é marcada pela desigualdade racial. É um livro que tem uma importante contribuição para a representatividade e visibilidade para a cultura afro-brasileira na literatura nacional. 

Especialistas observam que a escolha da obra para um dos principais vestibulares de 2024 se dá pela necessidade de dividir espaço com a cultura negra e com todo o universo indígena e, desta forma, o estudante consegue ampliar sua percepção do que é ser brasileiro. 

  • “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles, foi publicado pela primeira vez em 1953. A obra, dividida em cinco partes, possui romances ou poemas de caráter narrativo. A história conta fatos que são relacionados à Inconfidência Mineira e anteriores a ela. 

A narrativa se passa no século 18, no Estado de Minas Gerais, como terceira pessoa, e possui um narrador onisciente. A obra faz parte da segunda fase do modernismo brasileiro. 

Além dessas, as obras que são obrigatórias para o vestibular 2024 da Fuvest são: 

  • “Alguma Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade
  • “A Ilustre Casa de Remires”, de Eça de Queirós
  • “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum
  • “Nós matamos o cão tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana
  • “Angústia”, de Graciliano Ramos 
  • “Mensagem”, de Fernando Pessoa 
  • “Campo Geral”, de Guimarães Rosa

Vestibulares 2024: Unicamp

  • “Tarde”, de Olavo Bilac, é uma obra que não teve a revisão do próprio autor que morreu antes. O livro pertence ao parnasianismo – escola literária pautada pela criação de poesias que davam valor ao rigor da métrica e a linguagem culta. Por isso, o autor sofreu uma forte oposição dos modernistas. 

Além disso, a obra não se envolvia com as grandes questões sociais da época e essa exigência da métrica ia contra tudo o que o modernismo pregava. 

  • “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, traz o enredo do cotidiano de afro-brasileiros. Por ter propriedade na escrita, faz com que a autora tenha uma perspectiva de quem vê a história do lado de dentro. 

A obra traz a situação de pessoas do povo e aborda, com poesia, mas sem meias palavras, temas como pobreza e violência urbana. 

  • “O Ateneu”, de Raul Pompéia, é uma obra do realismo-naturalismo e traz alguns traços próprios como a influência do meio sobre o sujeito. A história é sobre um colégio interno que intitula o livro e sua influência sobre a formação do indivíduo. 

Narrado em 1ª pessoa por Sérgio, a escrita artística é um recurso utilizado pelo autor, ou seja, o livro é de uma leitura difícil, árdua para o leitor, mas a ideia é de que quem ler, sinta a dificuldade e se aproxime da situação que o próprio aluno precisa enfrentar num colégio. 

  • “Niketche – Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane, é lançado no fim da guerra civil que assolou Moçambique. Disputas políticas que sucederam a conquista da independência do país foram as principais razões que motivaram o conflito. A obra traz os efeitos dessas tragédias nacionais, por isso é vista como representante da literatura africana contemporânea. 

O livro traz alguns temas para discussões contemporâneas como o empoderamento feminino, a reflexão em torno da condição feminina e a construção de uma identidade pessoal.

Além dessas, as obras que são obrigatórias para o vestibular de 2024 da Unicamp são: 

  • “Carta de Achamento a el-rei D. Manuel”, de Pero Vaz de Caminha
  • “Casa Velha”, de Machado de Assis
  • “Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles
  • “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll
  • “A vida não é útil”, de Ailton Krenak
  • “Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá”, de Lima Barreto 

Vestibulares 2024: UEL

  • “Contos Novos”, de Mário de Andrade, traz um estilo de contos que pouco se reflete da literatura da segunda geração modernista. A obra se liga ao espírito da primeira fase do Modernismo. Os contos são classificados em dois grandes grupos: os de primeira pessoa são quatro e contam com o protagonismo do próprio narrador, Juca. Os contos têm como característica a introspecção e sondagem psicológica, de inspiração freudiana. 

Já os contos narrados em terceira pessoa combinam o lirismo e a investigação subjetiva com o engajamento social. As inspirações do autor não são apenas humanitárias, mas também marxista, de denúncia de injustiça social e alienação do trabalhador. 

  • “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, é um compilado de diários, escritos durante cinco anos, de uma catadora de lixo que vive na comunidade do Canindé, zona norte de São Paulo, com seus três filhos. A história se passa no período político de Juscelino Kubitschek em que pregava “50 anos em 5”. 

A narração acontece em primeira pessoa e apresenta uma linguagem coloquial, com marcas discursivas e dialetos da própria escritora. Os principais assuntos abordados na obra são fome, os trabalhos em condições analógicas à escravidão, dependência química, voto de cabresto e outras situações cotidianas na periferia do Brasil. Ao mesmo tempo, a autora expressa a tentativa de viver diante de todas essas condições. 

  • “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, é um romance que retrata a realidade vivida por brasileiros que parecem ter sido esquecidos, seja em termos políticos, sociais ou econômicos. 

A obra é dividida em três partes: Fio de corte, Torto Arado e Rio de Sangue. Cada fase tem um narrador diferente. A história se passa no sertão baiano, em Água Negra, uma fazenda fictícia na Chapada Diamantina. O universo dos personagens é marcado por violência, períodos de seca, crenças, religiosidade e a ancestralidade africana.

Além dessas, as obras que são obrigatórias para o vestibular de 2024 da UEL são: 

  • “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar
  • “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade
  • “O seminarista”, de Bernardo Guimarães
  • “Niketche – Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane
  • “Melhores poemas”, de Fernando Pessoa
  • “Chove sobre minha infância”, de Miguel Sanches Neto 
  • “Cartas chilenas”, de Tomás Antônio Gonzaga

Vestibulares 2024: UFPR

  • “A falência”, de Julia Lopes de Almeida, é uma narrativa que acontece no final do século 19, no Rio de Janeiro e mostra os primeiros anos após a Proclamação da República. Sendo assim, a obra traz uma linguagem objetiva e antirromântica, mostrando uma visão realista sobre a sociedade da época e, também, traços naturalistas, como o determinismo. 

Apesar da narrativa se passar na cidade do Rio de Janeiro, também faz menção ao estado de Sergipe. A obra apresenta crítica à burguesia carioca do mesmo século ao contar a decadência de uma família burguesa, além de mostrar o protagonismo feminino. 

  • “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, foi escrito durante o exílio do autor por motivos políticos, em Buenos Aires, na Argentina. A obra é marcada pelos fortes traços autobiográficos que retratam o desabafo do autor que retoma desde a infância vivida em São Luís do Maranhão até os ideais políticos que viria a desenvolver muito mais tarde. 

Em termos estilísticos, a composição mescla as várias fases da lírica do poeta, como trechos rigorosos em relação à métrica e a rima e trechos completamente despojados de qualquer preocupação formal. 

Além dessas, as obras que são obrigatórias para o vestibular de 2024 da UFPR são: 

  • “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga
  • “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo
  • “O livro das semelhanças”, de Ana Martins Marques
  • “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus
  • “O drible”, de Sérgio Rodrigues 
  • “O sol na cabeça”, de Geovani Martins

Vestibulares 2024: UEA

  • “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, foi escrito no período do Pré-Modernismo que ficou conhecido como o período de transição. As narrativas são uma crítica às desigualdades sociais e aos conflitos políticos no país, sem espaço para idealizações. 

É possível observar na obra o nacionalismo exagerado e fantasioso do protagonista, que acredita ser possível uma grande reforma nacional. A história conta sua rotina no subúrbio do Rio de Janeiro e é narrada de forma a expor a camada social específica: a dos funcionários públicos. 

O romance retrata, também, as incoerências dos hábitos de uma sociedade que é dominada pela hipocrisia, pelo racismo e pelo preconceito. 

Além dessa, outra obra que é obrigatória para o vestibular 2024 da UEA é “A Ilusão do Fausto”, de Edineia Mascarenhas.

Confira dicas para ler as obras obrigatórias 

Como deu para perceber, são muitas obras exigidas em cada vestibular, portanto, é fundamental que você desenvolva um cronograma para que possa distribuir a leitura dos livros ao longo do tempo disponível até os exames e provas. Uma dica é dividir os livros por capítulos ou seções e determinar uma meta diária ou semanal de leitura. 

É importante que essa leitura seja ativa, ou seja, faça anotações enquanto lê os livros. Sublinhe as passagens importantes e, se possível, escreva resumos. Isso vai ajudar a fixar o conteúdo, além de facilitar uma revisão futura. 

Não deixe de pesquisar sobre o contexto em que a obra foi escrita – oferecemos um breve resumo das principais obras neste artigo. Entender o contexto histórico e social pode fornecer insights valiosos sobre a obra. 

É imprescindível que você se atente ao estilo de escrita do autor, à estrutura da narrativa e aos recursos literários utilizados. Certamente esse entendimento facilitará na hora de responder questões de interpretação. 

Além disso, veja a possibilidade de participar de grupos de estudo, onde você poderá discutir as obras com outras pessoas. Essa troca de ideias pode esclarecer dúvidas e trazer novas perspectivas. 

Sempre que possível, reserve um tempo para revisar suas anotações e resumos. Isso vai ajudar a manter o conteúdo fresco na memória. 

Com a internet é possível que você consiga resolver algumas questões de vestibulares anteriores relacionadas às obras. Você vai se familiarizar com o estilo de perguntas e praticar a interpretação. Ainda no universo online, há disponíveis resumos e análises sobre as obras que vão complementar a sua leitura, além de vídeos e aulas que estão à disposição. 

Coloque, também, no seu plano de estudos, a prática de escrever redações que abordem temas ou personagens das obras. 

Aulas interativas e discussões aprofundadas

Poder contar com um colégio que oferece estrutura física e pedagógica para esse processo, pode ser um grande diferencial na sua vida escolar. 

O Colégio Córtex é referência em cursos pré-vestibulares e desempenha um papel fundamental na preparação de alunos ao oferecer um ambiente de aprendizado estimulante, professores qualificados e recursos educacionais adequados para atender as diferentes demandas dos alunos, já que para nós, o estudante é um indivíduo único, com suas qualidades e habilidades que merecem ser exploradas de maneira individual e dedicada. 

Nós oferecemos aulas interativas e discussões aprofundadas sobre as obras literárias e ainda oficinas de redação que são voltadas para o aprimoramento das habilidades de escrita de nossos estudantes. 

Além dos plantões de dúvidas e oficinas de redação, também oferecemos recursos adicionais como grupos de estudo, palestras temáticas, workshops e atividades extracurriculares que sejam de interesse dos alunos. 

Conheça o Colégio Córtex
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.