Como estudar para os vestibulares com provas anteriores
Provas anteriores

Os vestibulares costumam seguir o mesmo padrão de um ano para o outro. Por isso, é muito importante que o pré-vestibulando conheça os exames realizados anteriormente e aproveite as infinitas possibilidades de simulados existentes na internet para estudar com provas anteriores.

Além de conhecer os estilos das provas de cada exame, lembre-se que ter controle do tempo e manter a calma são pontos fundamentais para se sair bem no exame. Afinal de contas, qualquer milésimo de nota pode fazer a diferença na sua aprovação.

Por isso, estudar para o vestibular tendo como base o que já caiu em provas anteriores garante uma melhor noção do que você vai enfrentar. Este treino constante proporcionará a capacidade de controlar a ansiedade, ter entendimento de cada exame e se organizar quanto ao tempo de cada pergunta.

Este artigo vai te ajudar a entender a validade de fazer e refazer provas de vestibulares anteriores, descobrindo conteúdos que aparecem com mais frequência em cada exame e te mostrando quais os pontos mais importantes.

Cinco dicas iniciais:

Entenda como a matéria é cobrada em cada exame: Entenda a maneira como todos os conteúdos das provas anteriores foram cobrados, principalmente quando você for estudar sozinho. Isso te possibilitará reconhecer o estilo de cada exame e ajudar com que você se saia melhor nas avaliações do vestibular.

Realize exercícios práticos diariamente: Repita quantas vezes for preciso os exercícios propostos nas provas anteriores. Isso vai te garantir agilidade em alguns pontos importantes como leitura e interpretação de texto, bem como no raciocínio que te levará à resposta correta.

Perceba quais matérias você tem mais dificuldade: Faça um intensivão das matérias que te tiram o sono. Perceba como as questões aparecem nos diferentes exames, seja no formato de questões dissertativas ou no formato de múltipla escolha.

Tenha uma visão mais clara do seu potencial de pontuação: O treino com provas anteriores vai mostrar as diferentes abordagens de cada matéria em cada vestibular. Faça o simulado, observe erros e acertos e depois tente novamente. É provável que o índice de acertos vá aumentar como passar do treinamento e da aprendizagem.

Possibilidades de melhorar o aprendizado antes da prova oficial: É preciso muito treino para entrar no jogo com possibilidades de vitória, correto? Por isso a realização de provas anteriores se faz tão necessária. Mesmo que vencer seja uma incógnita e dependa de vários fatores, quanto mais treinado você estiver, mais segurança para realizar os exames você terá.

Confira nove passos para estudar com provas anteriores

Para facilitar sua vida, vamos te dar nove passos de como estudar com provas anteriores! Confira nos próximos tópicos.

Tenha em mãos os materiais

Antes de começar a resolver as questões do exame, tenha em mãos o material. Você pode consultá-lo no site dos vestibulares que você deseja prestar. Se sua intenção for o Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) você encontra as provas anteriores neste link.

Defina um tempo para o estudo

Tenha em mente que é preciso ter o tempo definido em seu cronograma de estudos. Separe um momento específico da sua semana para apenas refazer provas anteriores de vestibulares que você vai prestar. Não deixe para a última hora, pois esta prática será muito importante. A leitura das questões, resolução e conferência do gabarito são etapas que devem ser incluídas no seu planejamento, incluindo fazer a prova novamente e também a leitura de conteúdos complementares.

Faça mais de uma prova

Não fixe apenas na última edição do vestibular que você escolheu. Pegue outras edições ainda mais antigas e identifique o perfil das questões, se são perguntas longas, curtas, de interpretação. Analise quais temas são mais cobrados neste vestibular.

Simule como se estivesse no dia da prova

Tente se organizar para realizar a prova da forma mais realista possível. Veja o edital, reproduza todo o processo do dia seguindo todas as regras estabelecidas para cada exame. Imagine que aquele é realmente o momento de fazer a prova, portanto, escolha roupa confortável, separe lanches permitidos pelo edital e escolha um ambiente vazio e sossegado. E boa prova-teste!

Confira os gabaritos após a realização das provas

É fundamental conferi-lo após a realização das provas anteriores. Com isso, você garante uma noção maior de como está seu entendimento sobre a prova e o domínio em cada tema, além de ter ainda a possibilidade de focar nos temas que precisam de mais atenção. Além de conferir o gabarito, não se esqueça de conferir as resoluções, refaça as questões e busque as resoluções comentadas na internet.

Crie estratégias

Otimize seu tempo, veja quais áreas você domina mais e decida quais questões você fará primeiro ou deixará para depois. Na hora da prova ficará mais fácil seguir uma ordem e controlar seu tempo.

Cronometre a duração

Cronometre o tempo da prova. O período de duração de cada prova está no edital e você pode usá-lo durante seu treino. Isso vai te ajudar a manter o tempo dentro do cronograma de execução dos exames.

Foque nos conteúdos de maior dificuldade

Reforçamos que, ao estudar as provas anteriores, destaque os temas que você tem maior dificuldade. Use marca texto, por exemplo, para chamar atenção aos pontos que lhe deixam com dúvidas. Assim, ao finalizar, você pode revisar o conteúdo e estudar mais em cima dele. Isso vai te preparar para outras questões relacionadas ao mesmo assunto.

Confira as diferentes abordagens das provas

Nas provas anteriores de vestibulares, mesmo que não seja apenas da faculdade que você almeja, preste atenção no estilo das avaliações. Isso vai te ajudar a se preparar para as diversas possibilidades de questões que podem surgir com um determinado assunto.

Agora que já te passamos o caminho ideal, planeje seus estudos, concentre-se, realize provas anteriores, treine e boa sorte!

Gostou das dicas? No nosso blog, temos outros artigos para te ajudar a se preparar para esse momento de vestibular.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...