Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem
Como melhorar o foco

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato, resulte em bom rendimento, não é mesmo? 

Somado a isso, há a pressão emocional de um bom desempenho nas provas, além das dúvidas sobre a carreira a ser seguida. Portanto, o momento do vestibular é um dos mais importantes para os estudantes, mas também um dos mais desafiadores e, nesse sentido, é importante começar a direcionar o seu foco e energia naquele que é o seu maior desejo. 

Ainda assim, alguns hábitos podem contribuir para melhorar o foco nos estudos, e é sobre isso que falaremos a seguir. 

Tenha um ambiente adequado para o estudo 

Quando falamos em melhorar o foco nos estudos, reforçamos a necessidade de o estudante estar concentrado para determinada atividade, e isso significa ter um local tranquilo, organizado e, principalmente, livre de distrações. 

Nesse sentido, tomar algumas atitudes é fundamental, tais como desligar o celular ou colocá-lo no modo silencioso, a fim de que você não seja tentado a pegá-lo para entrar nas redes sociais ou então sofra uma interrupção com o recebimento de alguma mensagem. 

Ainda em relação ao ambiente, é importante evitar lugares que tenham televisão ou rádio, já o barulho pode ser uma grande distração. Por fim, garanta que todo o material necessário esteja ao seu alcance para que não precise perder a concentração procurando por algo. 

Tenha metas claras e alcançáveis

As metas são fundamentais para quem está em busca de melhorar o foco nos estudos, porém, precisam ser realistas e alcançáveis. 

Nesse sentido, defina objetivos diários ou semanais que sejam específicos e mensuráveis, como por exemplo, estipular um tempo para concluir um determinado exercício ou então a leitura de um capítulo. 

Isso ajudará a manter sua motivação e a direcionar seu foco durante os estudos. 

Faça um planejamento de estudos 

O tempo é o maior desafio para estudantes, por isso, saber administrá-lo da melhor maneira possível vai gerar um ganho de rendimento na sua rotina de estudos. 

Por isso, crie um cronograma ou um plano de estudos que organize suas sessões de estudo por disciplina e tópicos. Depois distribua o tempo de forma equilibrada dentro dessas metas.

Não esqueça de incluir pausas regulares para descanso e relaxamento. Lembre-se: uma mente cansada e exausta perde o foco com mais facilidade e não contribui em nada no rendimento. 

Técnicas de gerenciamento do tempo podem ajudar 

Adotar técnicas de estudo pode garantir uma melhor administração do tempo, tornando o estudo menos pesado e cansativo. Os métodos de estudos eficazes focam no entendimento e na praticidade, mas o aluno precisa manter o esforço em todos os processos. 

Uma técnica muito conhecida, aplicada tanto nos estudos como numa rotina de trabalho que exige concentração e foco, é a Pomodoro, que consiste no estudo por períodos de 25 minutos, seguidos por uma pausa curta. Há outras técnicas bastante eficazes, por isso, encontre a que melhor se adapta ao seu estilo de aprendizado e ajude a manter a sua concentração. 

Divida o conteúdo em partes menores 

É muito comum nessa rotina de estudos se deparar com matérias extensas e que podem, facilmente, contribuir para que percamos o foco. 

Por isso, divida-as em seções ou tópicos menores para manter a concentração. Além disso, essa técnica facilitará a absorção do conhecimento e evitará a sensação de sobrecarga. 

O uso de recursos de apoio também é um ótimo artifício para quem está buscando melhorar o foco nos estudos. Isso vale para introduzir na sua rotina materiais complementares, como resumos, videoaulas, exercícios online e aplicativos educacionais. Esses recursos podem tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante. 

Pratique exercícios regularmente 

A resolução de questões é fundamental para consolidar o aprendizado e familiarizar-se com o formato das provas.

Nesse sentido, é muito comum que estudantes dediquem um tempo para buscar por simulados e provas anteriores do Enem e dos vestibulares. Com isso é possível identificar os pontos fracos e focar para melhorá-los. 

Cuide da sua saúde física e mental

Para ter um cérebro focado é importante que o todo esteja funcionando bem, ou seja, seu corpo precisa estar preparado para essa maratona de estudos, por isso, cuidar da saúde física é fundamental. 

Preze por um sono de qualidade, uma alimentação balanceada e inclua na sua rotina a prática de atividades físicas. 

Não esqueça também de reservar um tempo para relaxar! Fazer pausas e praticar técnicas de controle do estresse, como meditação ou respiração profunda, são ótimas alternativas para melhorar o foco. 

Evite multitarefas 

Ser multitarefas não é sinônimo de produtividade, pelo contrário, estudos mostram que fazer várias tarefas ao mesmo tempo reduz a produtividade e a qualidade do trabalho e isso vale também para quem está buscando melhorar o foco. 

Portanto, concentre-se em uma tarefa por vez e, mais uma vez, evite distrações. É importante que sua entrega seja completa para uma determinada atividade antes de passar para a próxima.

Aprenda a lidar com as distrações 

O primeiro ponto é identificar quais são as suas maiores distrações. Reconhecê-las é fundamental para que consiga buscar maneiras de minimizar ou eliminar de vez as distrações. 

Se o celular é um possível instrumento de distração, por exemplo, opte por deixá-lo longe durante o período de estudos. Você pode optar por bloqueadores de sites ou aplicativos que ajudem a manter o foco. 

Vale também uma conversa com as pessoas que moram com você, explicando a importância de concentração e foco que precisará durante o período de estudos, pedindo a compreensão e parceria para não ser interrompido sem necessidade. 

Conte com suporte de quem entende 

Até aqui você conferiu uma série de dicas que vão ajudar a melhorar o foco para os estudos, mas é importante também contar com uma instituição de ensino que entenda sobre vestibulares e Enem e ofereça aos alunos suporte que vão fazer toda a diferença nessa rotina de aprendizado. 

O Colégio Córtex é um forte incentivador na rotina de dedicação nos estudos e, portanto, oferece suporte e estrutura para seus alunos. Eles contam com um corpo docente que entrega conteúdo, mas ainda oferece assistência para melhorar o foco. 

É importante também reforçar a nossa preocupação com a saúde mental dos alunos, pois entendemos ser uma das etapas mais importantes da vida escolar, por isso, eles contam com suporte emocional em um ambiente humanizado e disciplinado, com atendimento privativo, entendendo que cada estudante é único com suas habilidades e características. 

Nossos cursos pré-vestibulares são focados em garantir bons resultados no Enem e provas de universidades. Aqui o aluno pode optar pelo Super Semi, que é um intensivo focado no Exame Nacional do Ensino Médio como porta de entrada para as principais universidades do país.

Há também a opção do Curso Extensivo Córtex, que é um preparatório para os exames e provas mais importantes do seu ano letivo. 

Nos dois cursos os alunos contam com estrutura completa, professores capacitados, métodos de ensino modernos e todo suporte necessário. Além disso, oferecemos plantões de dúvidas com um corpo docente experiente e disponível para esclarecer as principais dúvidas. 

Conheça o Colégio Córtex

Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio. 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio. 

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...