Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!
Horas de estudo

Dedicar algumas horas de estudo no dia a dia é fundamental para quem está buscando por uma colocação em vestibulares, não tem jeito! O importante é saber que com planejamento e organização é possível criar uma rotina que fará toda diferença quando a data do exame chegar.  

Afinal, estudar de maneira produtiva e proveitosa é o ponto chave para alcançar o sucesso acadêmico, especialmente quando o objetivo é passar no vestibular.

Não confunda horas de estudo com qualidade de estudo

Antes de tudo é importante ressaltar que debruçar sobre os livros por uma grande quantidade de horas, sem estratégia e planejamento, não trará o resultado esperado, pelo contrário, você terá uma estafa física e mental a ponto de não conseguir aprender nada por esse período que dedicou aos estudos.

Ou seja, o seu cérebro não vai querer absorver qualquer tipo de informação por estar cansado e, por fim, você só ganhará mais estresse e baixo rendimento. Por isso, fica fácil afirmar que não há um número ideal de horas de estudo, afinal, cada aluno tem um ritmo e necessidades diferentes, mas é possível traçar estratégias eficientes para um bom rendimento.

Nesse sentido, é mais válido dedicar menos horas de estudo com foco total do que ficar por muito tempo nos livros, em meio a inúmeras distrações que prejudicam o rendimento.

Como aumentar o rendimento das suas horas de estudo?

Alguns pontos influenciam o maior rendimento durante as horas de estudo. A seguir vamos listar algumas dicas.

Estabeleça metas claras – Definir metas de curto prazo e de longo prazo são fundamentais para manter o foco e a motivação. Você pode estipular um tempo para concluir uma quantidade de exercícios ou a leitura de um capítulo específico de um livro ou ainda o domínio de um tópico em particular.

Faça um plano de estudos – O tempo é o seu bem mais precioso quando falamos de horas de estudo, portanto, dedique um tempo para organizá-lo de forma eficiente. Com isso você pode criar cronograma que inclui todas as matérias que você precisa estudar, distribuir as disciplinas de maneira equilibrada e ainda reservar um tempo suficiente para revisões e práticas de exercícios.

Tenha um ambiente adequado – O local de estudo é essencial para garantir um bom rendimento, por isso, opte por um ambiente que seja tranquilo, bem iluminado e que consiga mantê-lo livre de distrações. É importante também evitar o uso excessivo de dispositivos eletrônicos que possam desviar sua atenção, como redes sociais ou jogos.

Faça pausas regulares – Como falamos anteriormente, estudar por longos períodos sem descanso pode levar à fadiga mental. Por isso, programe pausas breves a cada hora ou hora e meia para descansar, esticar o corpo e relaxar a mente. Isso ajudará você a manter o foco e a concentração quando retornar ao estudo.

Use técnicas de estudo eficazes – Experimente diferentes métodos de estudo, como resumos, mapas mentais, resolução de questões, ensinar o conteúdo a outra pessoa, entre outros. Encontre o que funciona melhor para você e utilize essas técnicas para reforçar a compreensão e a retenção dos conteúdos.

Falamos mais sobre isso no artigo: Métodos de estudos que melhoram o aprendizado.

Faça revisões regularmente – A revisão é essencial para consolidar o conhecimento. Reserve tempo para revisar regularmente o material estudado, fazendo uma recapitulação dos principais pontos e resolvendo exercícios de revisão.

Faça uso de recursos adicionais – Além dos materiais didáticos fornecidos pela instituição de ensino, procure outras fontes de aprendizado, como livros, artigos, vídeos e cursos online. Esses recursos podem ajudar a ampliar sua compreensão e fornecer diferentes perspectivas sobre os temas estudados.

Busque suporte adequado – Uma boa instituição de ensino pode fornecer suporte valioso aos estudantes, como aulas complementares, monitorias, materiais de estudo e orientação de professores. Certifique-se de escolher uma instituição que ofereça esses recursos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Conheça o Colégio Córtex!

O Colégio Córtex é uma excelente referência já que entende a importância do Enem e dos vestibulares, tanto que já garantiu milhões de oportunidades para alunos de todo o Brasil.

No Colégio Córtex o estudante pode optar pelo Super Semi, um curso intensivo com uma das maiores taxas de aprovação do Enem. Este intensivo é especialista em fazer do Exame Nacional do Ensino Médio a porta de entrada na universidade dos seus sonhos.

Outra opção é Curso Extensivo Córtex, um curso preparatório que prepara o candidato para o Enem e para as provas mais importantes do país. No extensivo o aluno conta com uma estrutura completa, professores capacitados, preparação intensiva, métodos de ensino modernos e um incrível suporte emocional e psicológico.

Independente do tipo de curso, nós ofereceremos uma série de recursos e ferramentas que visam auxiliar os alunos em sua preparação. Além disso, contamos com plantões de dúvidas com professores experientes e disponíveis para esclarecer as mais variadas dúvidas.

Outro ponto que entendemos ser importante são as aplicações de simulados. Com isso, os alunos se familiarizam com a estrutura das provas, praticam a gestão do tempo e ainda recebem avaliação pelo desempenho.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...