Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica
Como ler mais rápido

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder todas as questões e ainda elaborar a redação. Nesse sentido, ter uma leitura dinâmica pode ser uma excelente saída. Mas como ler mais rápido?

Antes de tudo, vamos entender o que é a leitura dinâmica e suas vantagens. Trata-se de uma técnica que tem o objetivo de aumentar a velocidade de leitura e a compreensão do texto. Diferentemente da leitura convencional, em que as palavras são lidas individualmente, a leitura dinâmica envolve o uso de métodos específicos para melhorar a eficiência da leitura.

Só para se ter uma ideia, um leitor de ritmo normal consegue ler de 200 a 400 palavras por minuto, tendo compreendido cerca de 60% do conteúdo, já o leitor rápido lê de 400 a 700 palavras por minuto. Agora um dado ainda mais impressionante: aquele que é adepto da leitura dinâmica pode alcançar níveis muito mais elevados, lendo de 1000 a 1500 palavras por minuto com um percentual de 85% de compreensão.

Quais são as vantagens de ler mais rápido?

Antes de falarmos das técnicas, precisamos explicar que ler mais rápido pode trazer uma série de vantagens que vão além de passar no vestibular. A base, em si, é justamente a economia do tempo, mas com a leitura dinâmica você:

  • Tem acesso a novas informações mais rapidamente
  • Aumenta o seu vocabulário de forma muito mais ágil
  • Otimiza o tempo dedicado aos estudos
  • Melhora a capacidade de síntese e compreensão
  • Amplia o repertório e conhecimento constantemente

Porém, é importante ressaltar que a leitura dinâmica deve ir além de uma simples varredura de olhos. Não basta ler rápido e não conseguir compreender, por isso a necessidade de aplicar as técnicas da forma correta.

Isso não significa que é impossível passar em um vestibular ou ter uma boa nota do Enem sem a leitura dinâmica, mas sabemos o quanto há outros desafios que refletem no momento de concentração – que é vital para compreensão satisfatória dos conteúdos que temos de ler.

Por isso, desenvolver métodos de estudos são essenciais para facilitar e otimizar sua rotina para adquirir novas informações. Se quer saber sobre os métodos de estudos, falamos mais neste artigo: “Métodos de estudos que melhoram o aprendizado”

Conheça as técnicas que farão você ler mais rápido

Para falarmos das técnicas, é preciso que você entenda como funciona o processo de leitura “tradicional” no nosso cérebro. Trata-se de um procedimento mecânico que ocorre em etapas, onde a primeira etapa ocorre quando você olha para uma ou várias palavras – esse processo se chama fixação.

Na sequência o olho se move para a próxima palavra e, esta etapa, é conhecida como “sacada”, esse procedimento é repetido uma ou duas vezes, e então você faz uma pausa para entender o que acabou de ler.

Nesse sentido, a primeira dica é treinar os seus olhos para saltos maiores. Quanto maior for o salto, mais proficiente será sua leitura. Por isso é importante pensar no movimento dos olhos para que ele seja cada vez mais amplo. Um exemplo é criar linhas verticais próximas das bordas dos livros, excluindo meia ou até uma palavra inteira, com isso você lê até a marcação, mas consegue entender a última palavra, sem a necessidade de passar os olhos por ela.

Com os olhos mais treinados, é possível usar a técnica de skimming, que consiste em passar os olhos rapidamente pelo texto para extrair as informações básicas como índice, título, autor, data da publicação, assunto principal, tópicos, gráficos e imagens. Com esse método você conseguirá ter ideia se o texto vale mais dedicação de tempo para leitura ou não.

Se for um texto que merece sua leitura, é possível então aplicar a técnica de scanning, que tem como objetivo correr os olhos pelo texto a fim de identificar as palavras-chave que são consideradas termos relevantes e que estão relacionados com a informação que você quer retirar do conteúdo.

O que você precisa evitar

É importante eliminar alguns hábitos como a subvocalização que é o pronunciamento mentalmente das palavras durante a leitura. O ritmo de leitura fica lento pelo fato de acompanhar a velocidade dos lábios, línguas e cordas vocais.

A regressão é outro hábito que precisa ser contido, ou seja, quando você precisa ler mais uma vez o mesmo parágrafo porque perdeu a ideia principal. Quando você volta porque sente que perdeu algo, reduz em 20% a velocidade de leitura, e a compreensão aumenta pouco em relação o quanto se perde.

Outro ponto que merece atenção é em relação a ler como uma criança, pausadamente, a fim de aumentar a compreensão. Entretanto, essa estratégia pode causar um sentimento de tédio e, com isso, o seu cérebro vai buscar outras distrações ao invés de se concentrar na leitura.

Ambiente escolar estimulante

Vale reforçar que a leitura dinâmica não é adequada para todos os tipos de materiais de leitura. Textos altamente técnicos, complexos ou literários podem exigir uma leitura mais lenta e cuidadosa para uma compreensão adequada. Além disso, a leitura dinâmica pode não ser adequada para pessoas que têm algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

E por falar em aprendizado, poder contar com um colégio que ofereça estrutura física e pedagógica durante esse processo pode ser um grande diferencial na sua vida escolar. É importante que o aluno se sinta acolhido para sanar suas dúvidas e possa identificar os pontos que precisam ser melhorados nessa jornada de estudos para Enem e vestibulares.

O Colégio Córtex é referência em Ensino Médio e desempenha um papel fundamental nessa etapa ao oferecer um ambiente de aprendizado estimulante, professores qualificados e recursos educacionais adequados para atender as diferentes demandas dos alunos, já que para nós, o estudante é um indivíduo único, com suas qualidades e habilidades que merecem ser exploradas de acordo.

Nossos alunos podem participar dos plantões de dúvidas que funcionam como sessões de atendimento individual, ou até mesmo em grupo com os nossos profissionais da educação para sanar todas as dúvidas que ficaram pendentes das aulas. Além disso, nós oferecemos oficinas de redação que são voltadas para o aprimoramento das habilidades de escrita dos nossos estudantes.

Além dos plantões de dúvidas e oficinas de redação, também oferecemos recursos adicionais como grupos de estudo, palestras temáticas, workshops e atividades extracurriculares que sejam de interesse dos alunos. Essas iniciativas visam estimular o aprendizado além das aulas regulares, fornecendo suporte adicional, ampliando o conhecimento e incentivando a participação ativa dos estudantes na construção do próprio aprendizado.

Conheça o Colégio Córtex.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...