Como decorar fórmulas de física com truques simples
Fórmulas de física

Uma das grandes preocupações em meio a provas e exames de vestibulares são as fórmulas de física. Não tem jeito: é preciso decorar as inúmeras letras e símbolos que envolvem contas complicadas.

O que você pode não saber é que é possível decorar fórmulas com criatividade e bom humor, e nós vamos dar algumas dicas por aqui! Acompanhe o artigo completo.

Memorize equações básicas

Na física, as relações entre as muitas forças diferentes que atuam no universo são descritas com equações. Algumas dessas equações são muito simples, enquanto outras são extremamente complexas. Ter as equações mais simples memorizadas e saber como usá-las é fundamental para lidar desde os problemas simples, até os mais complicados.

Mesmo problemas difíceis e confusos são frequentemente resolvidos usando várias equações simples, ou até mesmo modificando tais equações menores para que elas se ajustem a novas situações.

Essas equações básicas são a parte mais fácil da física e, se você as conhece bem, as chances são de que você conheça pelo menos uma parte de cada problema complexo que enfrenta.

Faça exercícios de fixação para saber em quais assuntos precisa melhorar

As tarefas de casa ou em sala de aula são os melhores guias para os tipos de exercícios que você encontrará em provas letivas ou nos vestibulares.

É importante entender o porquê de você estar chegando à resposta correta ou errada. Entenda os conceitos que estão sendo utilizados para chegar no resultado final.

A melhor forma de memorizar fórmulas de física é, sem dúvidas, fazendo exercícios e aplicando suas fórmulas várias vezes seguidas.

Busque entender o significado das fórmulas e de suas letras

Este é um dos pontos mais importantes do aprendizado! De nada adianta decorar todas as fórmulas se você não sabe onde vai usá-las. Então, ao estudar as fórmulas, tenha consciência de onde elas deverão ser aplicadas.

Faça um memorial

Outra dica é anotar em uma folha todas as fórmulas que você for aprendendo durante seus estudos. Não esqueça de indicar as variáveis de cada uma. Deixe essa folha exclusiva para suas anotações das fórmilas e, sempre que for estudar sobre um determinado assunto, confira tudo o que anotou! Isso vai te ajudar a memorizar tanto a fórmula quanto onde ela deve ser aplicada.

Crie frases engraçadas

As  fórmulas de física que precisam ser decoradas podem trazer um pouco de humor. Duvida? Já pensou em formar frases associando as letras da fórmula? Se você ficou curioso ou curiosa para saber mais, logo abaixo daremos alguns exemplos para você!

Agora, vamos dividir com você o modo de memorizar as fórmulas de um jeito fácil, mas muito divertido. Como já adiantamos mais acima, é possível decorar fórmulas com frases criativas e divertidas.

Fórmulas de física: calorimetria

A Fórmula é: Q = M.C.T

Usamos para: Fórmula para medir variação de calor de um corpo

Frase: Qui MaCeTe?

Pressão

A Fórmula é: P.v = n.R.t

Usamos para: Fórmula para medir a pressão de gases e líquidos

Frases: Por Você nunca Rezei tanto OU Para vereador não Roubar tanto

Empuxo

A Fórmula é: E= d.V.g

Usamos para: Fórmula para calcular a força hidrostática exercida por um corpo

Frase: Empuxo é deVagar

Velocidade

A Fórmula é: V = Vo + A.T

Usamos para: Fórmula para medir a velocidade final, inicial, tempo de deslocamento ou aceleração de um corpo

Frases: Vi Você à Toa OU Vi Você Atirar

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

A Fórmula é: S= So + V.t

Usamos para: Fórmula para medir o tempo, espaço e velocidade no MRU

Frase: S de Sorvete

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)

A Fórmula é: S = So + Vo.t + 1/2 a.t²

Usamos para: Fórmula para medir o tempo, espaço e velocidade no MRUV

Frases: Sorvetão OU Sozinho no Sofá, Vendo Tevê à Toa

Campo Elétrico

A Fórmula é: E = F/Q

Usamos para: para determinar a intensidade do campo elétrico

Frase: É Fraqueza

Campo Elétrico

A Fórmula é: Q = ti

Usamos para: para calcular a intensidade da corrente elétrica

Frase: Quero te iludir

Força

A Fórmula é: F = m.a

Usamos para: para medir força, massa ou aceleração de um corpo

Frases: Fama OU A força é má

Velocidade de ondas

A fórmula é: V = λ.f

Lembrando que a λ é a letra grega lâmbida

Usamos para: para calcular a frequência de ondas

Frases: Você lambe a faca OU = Vistosas lambidas com frequência

Não se esqueça que estudar e fazer exercícios é parte fundamental no processo de decorar fórmulas de física! Se quiser mais dicas, dê uma olhada em nosso blog. Temos vários artigos que podem te ajudar nessa fase de estudos para o vestibular. Nos siga no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...