Ensino Médio: tudo o que um bom colégio em Goiânia precisa ter
Colégio em Goiânia

O Ensino Médio é uma das fases mais importantes da vida escolar de um aluno, já que é aquela etapa em que tudo que se falou ou ouviu ao longo dos anos em relação a simulados, vestibular e carreira profissional começam, de fato, a se concretizar. Portanto, saber escolher a escola que dará todo o suporte para este processo é fundamental. Neste artigo você saberá tudo o que um bom colégio em Goiânia precisa ter para ser esta instituição que caminha junto do aluno.

Nós sabemos o quanto escolher uma instituição que atenda a expectativa de pais e alunos com um projeto pedagógico é uma tarefa que exige alguns cuidados e observações, mas é importante, acima de tudo, definir prioridades nesta hora e avaliar fatores que vão além de um ensino de qualidade, como por exemplo, uma educação humanizada, com o corpo docente próximo do estudante, além de uma boa infraestrutura.

Por que é preciso fazer esta análise?

Como falamos por aqui, o Ensino Médio é um período decisivo para a vida do estudante já que é o momento de transição entre o mundo escolar, a universidade e o mercado de trabalho.

Por isso, na hora de pesquisar sobre tudo o que um bom colégio em Goiânia precisa ter, um dos fatores que deve ser levado em consideração é o suporte que a instituição dará para este aluno nesse processo de transição, com o objetivo de potencializar suas habilidades para que as escolhas de carreiras estejam de acordo com os respectivos sonhos e perfis.

Desta forma, é importante fazer uma boa análise sobre infraestrutura, corpo docente, método de ensino, entre outros. O mais importante nessa etapa não é encontrar a melhor escola em comparação com outras, mas sim a instituição que mais vai de encontro com as expectativas do estudante e da sua família.

Confira os fatores que merecem avaliação na hora de escolher o colégio em Goiânia

Alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher a escola para o Ensino Médio. Já falamos o quanto esta fase é importante para a vida do estudante e o quanto a instituição precisa caminhar lado a lado com ele neste processo de transição entre escola e mercado de trabalho.

Dentre os itens que merecem uma minuciosa avaliação estão o corpo docente, o método de ensino, as referências sobre a instituição, o ensino humanizado e a estrutura.

  • Conheça o corpo docente

No Ensino Médio é essencial que o corpo docente tenha uma maior dedicação e competência para passar o conhecimento e os valores para os estudantes, já que é uma etapa escolar que merece uma atenção especial. Portanto, os professores são o maior tesouro que uma instituição de educação pode ter.

Para saber mais sobre os profissionais, é possível pesquisar o currículo de cada um, conversar com o coordenador da escola e, desta forma, já estreitar uma boa relação com a instituição.

  • Avalie o método de ensino

Toda escola é obrigada a ter o Projeto Político Pedagógico que contenha dados que caracterizam o colégio e a comunidade em que o colégio está inserido.

O documento resume os objetivos do colégio que vão desde a proposta curricular, até diretrizes para professores e equipe administrativa. Portanto, o método ultrapassa a sala de aula.

O método de ensino é o suporte que o professor precisa para lidar com os problemas dos estudantes na sala de aula. Ele segue uma linha pedagógica que pode variar da tradicional à construtiva, passando pela progressista e Waldorf.

  • Busque por referências

Uma das melhores formas de conhecer uma instituição escolar é buscar por referências. Fale com pais de alunos que já passaram por esse processo e peça dicas sobre o que avaliar.

Se você já tem algumas opções de escolas, avalie cada uma delas com amigos, na comunidade de pais e a reputação nas redes sociais. Além disso, na Secretaria de Educação é possível consultar se o colégio está em dia com todos os aspectos necessários para funcionar legalmente.

  • Saiba como é o desempenho no Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e uma das avaliações mais importantes dessa etapa escolar e uma das maneiras que o aluno tem para ingressar em uma universidade.

Desta forma, os resultados da instituição em edições passadas do Enem são balizadores sobre a preparação dos estudantes e também sobre a qualidade da educação.

  • Busque por um ensino humanizado

A principal característica do ensino humanizado é a valorização das relações humanas, somado a validação das emoções e o entendimento das particularidades de cada aluno, portanto, a aprendizagem não fica apenas focada no bom desempenho acadêmico, mas sim no acolhimento do estudante para que ele se sinta seguro e confortável para tentar, errar e aprender novamente.

Nesse sentido, o aluno tem a capacidade de se conhecer melhor, descobrir suas potencialidades e então se preparar para enfrentar os desafios. É uma forma de aprender com o erro e não se sentir frustrado. O ensino humanizado mostra os pontos que precisam ser melhorados.

  • Valide a qualidade da estrutura

Um bom colégio em Goiânia deve oferecer, além de um corpo docente de qualidade, com bons resultados no Enem e com um ensino humanizado, uma estrutura preparada e adequada para os alunos. Afinal, a infraestrutura influencia diretamente o aprendizado dos estudantes.

Procure por instituições de ensino que tenham ambientes arejados e preparados para receber os alunos, mas que também ofereçam recursos necessários como laboratórios, bibliotecas, apostilas e materiais que reforcem e incentivem o aprendizado.

A dica é ir pessoalmente até as opções de escolas com o aluno para verificar as condições do espaço físico e demais equipamentos para tirar suas próprias conclusões.

Conheça o Colégio Córtex

O Colégio Córtex, em Goiânia, é uma das instituições que acredita na importância do Ensino Médio para o aluno, e sabe o quanto é uma fase decisória para o futuro, portanto, tem em seu DNA a preocupação de manter um corpo docente atualizado e preparado para não só ensinar, mas também acolher cada estudante, prevalecendo o ensino humanizado.

Os próprios diretores e fundadores do colégio não abriram mão de suas rotinas na sala de aula. Para eles, permanecer próximos dos alunos é uma forma de o colégio ter o canal aberto para o diálogo – tão importante para este tipo de ensino, e, desta forma, estarem aptos a captarem as necessidades individuais de cada estudante, que muitas vezes passam despercebidas.

O colégio entende que cada aluno tem um objetivo e uma trajetória a ser seguida, e estar atento a estes desafios para fomentar o potencial de cada um é o principal objetivo do corpo docente da escola.

Conheça o Colégio Córtex.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...