Como gostar de ler livros: 5 dicas para quem quer se tornar um leitor

A leitura não é um hábito muito comum na vida do brasileiro, que lê, anualmente, uma média de 4,96 livros – desse total, apenas 2,43 são lidos do início ao fim (dados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro). Nesse cenário onde há pouca leitura e consequentemente, incentivo para tal, como se tornar um leitor e gostar de ler livros? Confira, nesse artigo, algumas dicas!

Antes de tudo, é importante ter em mente que a leitura traz inúmeros benefícios, especialmente estimular a nossa imaginação e a nossa concentração. E é essa tal da concentração que é tão difícil de conseguirmos domar, afinal, na palma da nossa mão temos um celular com inúmeras informações mais “fáceis” de serem consumidas e que não exigem o esforço de uma leitura!

As distrações digitais são inúmeras, nós sabemos, mas é possível aprender como tomar gosto pela leitura mesmo quando as redes sociais, filmes ou jogos parecem ser mais convidativos.

Os benefícios da leitura

Existem uma série de benefícios  para você iniciar a sua prática de leitura o quanto antes, como:

  • Maior bem estar, já que um bom livro pode te transportar para outros mundos, longe das preocupações imediatas, reduzindo o estresse. Por isso, é importante iniciar a prática da leitura com livros que sejam do seu interesse, para que a leitura se torne mais leve e gostosa.
  • Te torna mais empático, já que ler sobre a vida de outras pessoas, em épocas atuais ou em outras épocas, em universos reais ou não, fazem com que seja mais fácil você entender e se relacionar com aqueles que são diferentes de você. Afinal, os livros existem para nos abrir o mundo e nos tirar de nosso próprio ambiente!
  • Expande o seu vocabulário, já que a leitura te apresenta um universo imenso de novas palavras e expressões. Quanto mais seu vocabulário melhora, melhor você também melhora a sua forma de se expressar e escrever. Na escola, isso é muito importante.
  • Melhora a sua memória, seu foco e concentração, já que para ler é preciso prestar muita atenção e também se lembrar de uma série de detalhes do enredo para seguir a leitura.
  • Como já dito antes, a leitura pode te ajudar a ter melhores notas na escola, não apenas nas redações e provas de interpretação de texto, mas também em exercícios de exatas e ciências onde é preciso entender o que diz o enunciado da questão. Em suma, saber ler te exercita a saber interpretar e a interpretação é muito importante para obter os melhores resultados na escola.
  • Além disso, treinar desde já a leitura é essencial para os vestibulares que surgem para as universidades, já que há uma série de leituras obrigatórias que se tornarão muito mais tranquilas para você caso esse hábito esteja bem desenvolvido.

Mas como gostar de ler livros, afinal?

Antes de tudo, é importante ter em mente que a leitura deve ser treinada pouco a pouco até que se torne um hábito. E isso só vem com esforço e vontade!

Mas há algumas regras simples.

  1. Leia ao menos uma página por dia

Todos os dias, não vá dormir a menos que tenha lido pelo menos uma página de um livro. Opte por um livro de ficção ou uma leitura menos densa, mas que seja agradável e de fácil entendimento.

Deixe o livro ao lado de sua cama, assim, se você for dormir sem ter lido, o livro estará ao seu lado e será simples ler pelo menos uma página. Acredite: muito dificilmente você lerá uma só página, é mais provável que você fique curioso e acabe lendo o capítulo.

  • Comece com séries ou best-sellers

Geralmente esses livros contam com tramas envolventes, linguagem mais fácil e divertida (motivos que os tornam tão conhecidos pelo público). No caso das séries, é indicado procurar aquelas que são sucesso de vendas já que muito provavelmente você vai se apaixonar pelo universo da trama e, ao término de um livro, desejar muito ler o próximo – fazendo com que leia todos os livros da série para finalizar a história.

 E ah: literatura infanto-juvenil possui muitos livros nesse estilo, com uma linguagem mais leve que certamente vai te fazer se encantar por novos mundos e tomar um gostinho pela leitura.

  • Leia os livros de adaptações cinematográficas que você gosta

Pense numa série da Netflix ou um filme que você gosta muito, que foi inspirado em um livro. Que tal se aventurar pelas páginas dessa história que você tanto gosta, mas de uma forma bem mais completa (e muitas vezes diferente) que suas adaptações? Temos certeza que será uma ótima experiência!

  • Troque o celular pela leitura em pequenos momentos do dia a dia

Como já dito, é preciso querer e persistir, lendo todos os dias! O hábito só vai surgir quando você fizer isso todos os dias e não somente às vezes e de forma natural – incorporando a leitura em situações do dia a dia que você, naturalmente, estaria no celular. Exemplos? Numa sala de espera, no caminho até a escola, naquela pausa pós-almoço…

Mas enquanto você não adquiriu ao hábito de ler nesses momentos do dia a dia, é importante facilitar essas pequenas leituras com a compra de livros tamanho bolso, que sejam mais fáceis de carregar, ou até mesmo E-readers que contam com tamanhos compactos e conseguem armazenar uma série de livros em suas bibliotecas.

 Assim, fica mais fácil para carregar um livro ou livros onde quer que esteja, podendo facilmente ler algumas páginas enquanto espera ou dá aquela descansadinha.

  • Se junte com amigos ou crie/participe de grupos de leitura

Ler com um amigo pode ser aquela motivação que você precisa! A responsabilidade de saber que você tem um amigo de leitura ou clube do livro pode muitas vezes ser a motivação que você precisa para continuar. Além disso, você terá ótimos papos com seu amigo, já que será alguém que está totalmente inteirado no mesmo assunto que você! Afinal, a gente sabe muito bem como pode ser chato estar empolgado com algo e não ter com quem conversar sobre.

Conclusão

Ler é uma etapa importante para quem está na escola, especialmente para quem deseja se destacar no vestibular. E por mais que a leitura indicada para iniciar seja bem diferente dos clássicos da literatura que você precisará ler ao longo do Ensino Médio, são as leituras mais fáceis que vão te ajudar a tomar o gosto pelo universo dos livros e entender com mais facilidade leituras mais densas e complexas que estão por vir.

No Colégio Córtex nós sempre iremos incentivar a leitura, pois sabemos dos benefícios que ela proporciona!

E se você gostou do artigo, aproveite para dar uma olhada no nosso site. Somos uma escola que busca um ensino humanizado, focado nas necessidades dos estudantes de Ensino Médio. Nossos professores são qualificados, prontos para ensinar o conteúdo da melhor forma. Suporte emocional, contato com a tecnologia, foco nos vestibulares e Enem.. isso é só um pouco do que podemos oferecer. Clique e saiba mais!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...