Como o ambiente afeta seu resultado nos estudos

Em média, um aluno passa 5 horas do seu dia em sala de aula, isso sem mencionar o tempo dedicado à realização das tarefas e à complementação de do conteúdo em casa. Com isso, para garantir o melhor aprendizado e absorção de toda a matéria, além de desenvolver o hábito de estudos, é importante considerar o espaço em que se estuda.

Ambiente desorganizado é sinônimo de distração e não tem nada pior do que perder horas de estudo por não conseguir se concentrar, com isso, o local deve proporcionar, além de tranquilidade, ferramentas relevantes para auxiliar no aprendizado.  

Por essa razão, o ambiente escolar é um espaço de suma importância na vida de um estudante, e precisa oferecer a melhor estrutura, tanto física, quanto em relação a sistemas e métodos de ensino, além do bom relacionamento entre docentes e discentes. Consequentemente, a organização também deve contar com um corpo docente capacitado para propiciar a melhor experiência de aprendizagem.

O impacto que o ambiente de estudos causa ao aluno é mensurável e possui dados evidentes. Segundo um estudo realizado, em 2011, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), discentes que desfrutam de uma boa infraestrutura escolar tem sua capacidade de aprendizagem potencializada. Além disso, a pesquisa, feita em escolas da América Latina, observou que a estrutura da instituição de ensino impacta também na rotina do corpo docente, uma vez que, dispondo de todos os recursos, podem exercer melhor o trabalho, promovendo o aprendizado de diversas formas, motivando os discentes a se dedicarem ainda mais.

Em vista disso, compreende-se que, a escola, quando dispõe de uma boa infraestrutura, profissionais qualificados, com o foco principal na aprendizagem dos alunos, apresenta resultados mais eficientes.

Mas, afinal, quais são os elementos fundamentais no ambiente escolar que afetam positivamente os estudos?

  • Professores qualificados e abertos ao diálogo

Uma equipe de professores qualificados é capaz de direcionar e incentivar melhor os alunos, garantindo o aprendizado eficaz não só em sala de aula, mas também através de outras atividades e projetos interdisciplinares. A didática e o tratamento individualizado também se tornam essenciais, afinal, desenvolver a habilidade de estudar sozinho pode ser um pouco complicado, e o professor é autoridade no assunto, e está apto para criar diferentes métodos para que o estudante absorva melhor o conteúdo.

Além disso, sabemos que a rotina de estudos não é nada fácil e, muitas vezes, um pouco estressante. Por isso, quando a escola e o corpo docente mantém uma boa relação com o aluno, transmitindo a sensação que estão sempre abertos ao diálogo, ao surgir alguma dificuldade que possa atrapalhar o rendimento do discente, todos, em conjunto, conseguem pensar em meios de se resolver o problema e, assim, fazer com que o aluno não saia prejudicado.  

  • Metodologias alternativas

O processo de ensino-aprendizagem não precisa se restringir apenas a sala de aula, pois, existem inúmeros meios didáticos capazes de tornar o ensino ainda mais lúdico e até divertido, como rodas de conversas, sessões de cinema, simpósios, entre outros.

Essas práticas pedagógicas, além de auxiliar e reforçar o aprendizado, propiciam o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de socialização e comunicação, e contribuindo para a formação do pensamento crítico.

  • Estrutura adequada

Como já citamos, a infraestrutura da escola possui extrema importância, afinal, é ela que possibilita o bom trabalho do professor e facilita que o mesmo aplique diversas metodologias para reforçar o ensino.

Portanto, uma instituição de ensino bem estruturada para receber seus alunos da melhor maneira, com ambiente arejado, preparado, iluminado, com todos os recursos necessários como laboratórios, bibliotecas, apostilas e materiais adequados para reforçar e incentivar o aprendizado o tempo todo, compactua diretamente na vivência escolar do aluno, fazendo com que ele tenha a melhor experiência possível durante esses anos. Para garantir os melhores resultados nos estudos, é essencial buscar por uma instituição que tenha como princípio uma educação humanizada, e claro, uma infraestrutura que atenda suas particularidades e necessidades. Sendo assim, pesquise e confie em colégios que ofereçam um ensino de qualidade, com um corpo docente capacitado, material de ensino exclusivo, uma cultura humanizada e uma excelente infraestrutura para garantir o seu bem-estar durante a sua vida escolar. Conheça o Colégio Córtex e tenha o melhor aproveitamento de seus estudos.

Conheça as 4 principais distrações do seu estudo

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...