As principais vantagens dos cursinhos preparatórios para Enem
Cursinhos preparatórios para Enem

Você já sabe que, para concretizar o sonho de ingressar em uma universidade federal ou  estadual, a nota adquirida no Enem e nos vestibulares conta muito. Dito isto, nesta etapa escolar é fundamental que você se dedique aos estudos, não meça esforços para aprender, mantenha uma presença efetiva em sala de aula e, como alguns estudantes, pense na possibilidade de reforçar o aprendizado com cursinhos preparatórios para Enem.

Nós sabemos que a carga de estudos pode ser muito pesada, principalmente se o seu objetivo é uma vaga em universidade pública, mas é fato que contar com a assistência dos cursinhos preparatórios aumenta as chances de se garantir uma cadeira em uma instituição federal ou estadual.

O que são cursinhos preparatórios

São cursos preparados especialmente para o momento do Enem ou dos vestibulares. O objetivo é reforçar todo o conteúdo que o aluno viu durante o período escolar, destacando as principais questões que são cobradas nas avaliações das instituições de ensino superior do país.

Nos cursinhos preparatórios os alunos têm acesso às disciplinas de forma mais objetiva, com foco na resolução dos exercícios. É a oportunidade de sanar dúvidas, revisar conteúdos e praticar tudo o que se aprendeu nas aulas regulares dos anos anteriores.

Vantagens de fazer os cursinhos preparatórios do Enem

São muitas as vantagens de se optar por fazer cursinhos preparatórios para o Enem. Elas vão desde a oportunidade de se aprofundar nos conteúdos, até de se sentir mais preparado e confiante para encarar a maratona de vestibulares e provas. Além disso, é possível destacar:

Professores à disposição

O corpo docente de um cursinho preparatório é composto por profissionais que são especialistas em questões de vestibulares, por isso, são muito preparados para sanar as mais diversas dúvidas.

Além disso, o professor acompanha o desenvolvimento da turma, permitindo maior atenção aos assuntos que notar mais dificuldade.

Interação e motivação

Todos os alunos que estão no cursinho preparatório para o Enem e outros vestibulares estão com o mesmo propósito. Nesse sentido, o foco durante as aulas é muito maior e a troca também acontece com mais facilidade.

Além disso, os colegas vão contribuir para que você se mantenha motivado e impulsionado para a aprovação nos vestibulares.

Aulas diferenciadas

Ao contrário do Ensino Médio, no qual o professor precisa seguir um plano de estudos detalhado, no cursinho preparatório ele tem a liberdade de dar mais ou menos ênfase em determinados assuntos. Com isso, você tem acesso a conteúdos diferentes, a novas formas de fazer contas ou de descobrir elementos de química, por exemplo.

No cursinho, os professores são livres e contam com uma didática mais dinâmica. Sem a cobrança das provas de avaliação, os alunos conseguem ficar mais à vontade para acessar as matérias com um outro olhar.

Exercícios para praticar

Nos cursinhos preparatórios para o Enem, você terá acesso a muitos exercícios para praticar, para poder avaliar seu conhecimento e ficar por dentro de como é o estilo das questões que caem nos exames, e o melhor: com a correção detalhada desses exercícios.

Os simulados são também oportunidades para praticar todo o conhecimento em provas de Enem e vestibulares, além de estimular o clima de um dia de processo seletivo, preparando você para lidar com o nervosismo e a ansiedade que tomam conta em dias de provas.

Orientação pedagógica

O aprendizado é ampliado quando você pode contar com o acompanhamento pedagógico. O papel do orientador é motivar o aluno, reconhecendo suas dificuldades emocionais e sociais para ajuda-lo nos estudos.

Inclusive este profissional pode auxiliá-lo na escolha da profissão, caso esteja em dúvida.

Estrutura melhora o foco

É importante também avaliar a estrutura dos cursinhos preparatórios para Enem. O local é fundamental para que você consiga focar nos estudos. É importante que seja um ambiente tranquilo e que permita estudos sem grandes distrações.

Avalie se o local também oferece uma biblioteca para o aprofundamento dos estudos e se há espaços de lazer, como um pátio, para que você possa descansar a mente e relaxar para voltar com mais foco para as aulas.

É importante observar também…

Se os cursinhos preparatórios vão abordar o conteúdo que você está esperando ver nesta etapa escolar, afinal, há diferentes tipos de graduação e, nesse sentido, é importante ter uma base direcionada para o vestibular desejado.

O custo x benefício é outro ponto que merece atenção, pois os valores das mensalidades dos cursinhos preparatórios variam conforme a duração. Portanto, se informe sobre o valor total do curso, as parcelas e a taxa de matrícula. Além disso, cheque se há multa em caso de desistência ou pagamentos adicionais para aulas extras.

Outro ponto que merece atenção é em relação ao material didático, é importante que ele seja atualizado e contenha provas de vestibulares recentes. Verifique também a lista de aprovados, ela é uma referência que deve ser levada em consideração na hora de escolher o cursinho preparatório para o Enem.

Uma preparação para a vida

No Colégio Córtex você não encontra apenas uma escola que te prepara para os principais vestibulares e provas, mas uma comunidade que te prepara para a vida. Entendemos que cada aluno é único, e por isso é impossível que todos aprendam da mesma maneira.

Não é a toa que por 7 anos consecutivos o nosso sistema de ensino alcançou o 1º lugar no Enem. Os cursos preparatórios para Enem do Colégio Córtex podem ser intensivos ou extensivos, e são especialistas em fazer do Enem a sua porta de entrada na universidade dos seus sonhos.

Os cursinhos preparatórios do Colégio Córtex contribuem para o alcance dos seus maiores resultados com:

  • Aulas de segunda a sábado
  • Carga horária semanal de 39 aulas
  • Plantões de dúvidas com atendimento individual
  • Oficinas de Redação com atendimento individual
  • Cursos extras de Redação por competências e Matemática Básica
  • 54 aulas extras de aprofundamento nos assuntos mais cobrados
  • Análise literária dos principais vestibulares
  • Simulados com gabaritos comentados

O sucesso do estudante é a nossa prioridade e, por conta disso, temos resultados tão expressivos. Contamos com centenas de ex-alunos garantidos nas principais universidades do país, graças ao apoio de uma equipe gabaritada, além de uma grade curricular completa, materiais modernos e um sistema de ensino de qualidade.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...