Intensivo ou extensivo: como escolher o melhor curso pré-vestibular?
Curso pré-vestibular

A preparação para os vestibulares e para o Enem é um grande desafio, e exige muitos anos de estudo, sem a certeza da garantia de uma vaga. Por isso, quanto mais ferramentas e apoio você tiver nesta etapa, maiores são as chances de alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, optar por um curso pré-vestibular, por exemplo, pode ser um bom investimento.

O curso pré-vestibular se faz importante nesta etapa escolar justamente porque tem o papel de ajudar o aluno a ser aprovado em uma universidade. Ao ingressar em um cursinho, você passará a fazer parte de um universo de aulas dinâmicas, ministradas por professores experientes e focadas nos conteúdos exigidos nas provas e exames.

Sabia que é possível escolher entre o curso pré-vestibular intensivo ou extensivo? É isso mesmo, existem essas duas possibilidades e vamos abordar um pouco sobre cada uma, com o objetivo de esclarecer a você as principais características e vantagens para que no fim da leitura deste artigo você possa saber qual vai melhor atender às suas necessidades.

A importância do curso pré-vestibular

Antes de passarmos a detalhar mais sobre o curso pré-vestibular intensivo ou extensivo, é preciso falar da importância dessa fase escolar. Os cursinhos têm o foco totalmente voltado para os vestibulares, sendo uma ferramenta importante, uma vez que nem sempre é possível assimilar e aprender tudo apenas com as aulas do Ensino Médio.

Para conseguir uma boa colocação no vestibular, o aluno precisa estar em dia com todas as matérias estudadas nos últimos anos, sendo necessário fazer uma boa revisão de todo o conteúdo, por isso, o curso pré-vestibular entra como um forte aliado nesse processo.

Além disso, como já falamos anteriormente, o corpo docente é preparado para revisar e explicar as matérias de maneira mais lógica, contribuindo para que os estudantes apliquem os conteúdos com mais inteligência. É no cursinho que vão aprender a entender as fórmulas e ficar por dentro dos acontecimentos políticos e econômicos que são temas muito comuns em vestibulares.

Você sabe a diferença entre intensivo e extensivo?

Agora que você já sabe a importância que tem um curso pré-vestibular para aquele que sonha em uma vaga de universidade, vamos nos aprofundar mais sobre os tipos de cursinho.

Os cursos pré-vestibulares, sejam eles intensivos ou extensivos, têm como objetivo preparar os estudantes para os desafios do vestibular. Embora ambos ofereçam uma preparação completa, existem diferenças significativas entre eles em termos de duração, carga horária, metodologia e abordagem. Vamos falar um pouco de cada um.

Curso intensivo

Como o próprio nome já diz, trata-se de um curso mais intenso, já que é caracterizado por uma duração mais curta. Ele geralmente é concentrado em um período reduzido, como férias ou apenas alguns meses.

Por isso, é o tipo de curso que vai exigir mais dedicação e empenho por parte do aluno, embora o curso acomode os mesmos conteúdos que devem ser assimilados pelo estudante no extensivo, tudo isso acontece em um período de tempo muito menor.

Devido à sua natureza intensiva, o curso concentra uma carga horária diária maior, com aulas mais extensas e um cronograma mais acelerado. Com isso, a metodologia é mais focada na revisão e na resolução de exercícios, uma vez que os estudantes já devem ter uma base prévia do conteúdo.

O curso pré-vestibular intensivo é uma opção interessante para estudantes que desejam uma revisão intensa e rápida dos conteúdos, consolidando o conhecimento adquirido anteriormente e realizando uma revisão mais aprofundada dos tópicos mais relevantes para o vestibular.

Geralmente esse método é escolhido para alunos que estão no Ensino Médio, possuem uma boa base de estudos ou até já passaram por um cursinho.

Curso extensivo

Ao contrário do intensivo, o curso pré-vestibular extensivo é mais longo, normalmente com duração de um ano letivo ou até mais. Com isso, as aulas acabam sendo distribuídas ao longo da semana, geralmente com uma carga horária menor por dia em comparação com o curso intensivo.

Com um período mais longo, a metodologia tem uma abordagem mais gradual, cobrindo todo o conteúdo programático do vestibular desde o início. As revisões são mais detalhadas e aprofundadas, com isso o estudante consegue assimilar o conhecimento de forma gradual.

Este tipo de curso pré-vestibular atende a pessoas que já concluíram a escola há um tempo e necessitam revisar conteúdos.

É uma escolha comum para os estudantes que têm tempo disponível durante o ano letivo para se dedicar aos estudos, sem pressão.

E agora? Qual escolher?

No que diz respeito à escolha entre o curso intensivo e o extensivo para se passar no vestibular, não existe uma resposta única A escolha depende das preferências individuais, disponibilidade de tempo e necessidades de cada estudante. Alguns podem se beneficiar mais com uma revisão intensiva e concentrada, enquanto outros preferem uma abordagem mais gradual. Por isso, leve em consideração alguns pontos, como por exemplo:

  • Prioridades e objetivos

Para conquistar aquela tão sonhada vaga no vestibular, você sabe que é preciso disciplina, dedicação e renunciar a algumas coisas. Por isso, é importante traçar seus objetivos a curto, médio e longo prazo, estabelecendo suas prioridades.

  • Nível de preparação

Você sabe como está o nível do seu conhecimento? Este é o ponto de partida para quem está se preparando para os vestibulares. Uma dica é fazer simulados e responder provas anteriores para ter uma noção de quanto está preparado e se precisa de mais tempo de estudo ou não.

  • Disponibilidade

Para escolher o melhor curso pré-vestibular é preciso saber o tempo que você tem disponível para se dedicar aos estudos. Se tiver mais tempo do seu dia para se dedicar à preparação, um curso intensivo pode ser o ideal. Agora, se precisa conciliar outras tarefas, o método extensivo é um caminho mais interessante.

Escolha o melhor!

Independentemente do método que você escolher para passar no vestibular, opte por uma instituição que tenha comprometimento e acolha as necessidades do estudante. O Colégio Córtex, em Goiânia, tem o compromisso com a evolução de cada aluno.

Por isso, oferece tanto o curso pré-vestibular intensivo quanto o extensivo para que o estudante faça a sua escolha.

O curso Super Semi do Córtex é um curso intensivo especialista em fazer do  Enem a sua porta de entrada na universidade dos seus sonhos.

O curso Extensivo Córtex é um curso preparatório para o Enem e para as provas mais importantes do país, afinal, o seu futuro depende da sua preparação.

É importante destacar que o sucesso do estudante é a nossa prioridade e, por conta disso, temos resultados tão expressivos. Contamos com centenas de ex-alunos garantidos nas principais universidades do país, graças ao apoio de uma equipe gabaritada, além de uma grade curricular completa, materiais modernos e um sistema de ensino de qualidade.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...