Como avaliar o custo x benefício de cursos pré-vestibulares
Cursos pré-vestibulares

Os cursos pré-vestibulares carregam, em sua maioria, a responsabilidade da aprovação ou não em uma universidade, portanto, o momento da escolha é determinante na vida de um estudante. Saber como encontrar o cursinho ideal e avaliar seu custo x benefício é essencial para quem está na reta final do Ensino Médio.

É importante ter em mente que o investimento em um bom curso pré-vestibular é a garantia para se sair bem em exames como o Enem e, por consequência, ingressar em boas universidades. Os cursinhos são excelentes formas de se preparar para os vestibulares, uma vez que nem sempre é possível assimilar e aprender tudo apenas no Ensino Médio.

Entendendo os cursos pré-vestibulares

Os pré-vestibulares são cursos preparatórios para o momento do vestibular. O principal objetivo é reforçar todo conteúdo visto durante o período escolar, direcionando para as principais questões que são cobradas nas avaliações de diferentes instituições de ensino superior.

As disciplinas são abordadas de forma muito mais objetiva pelos professores, que focam na resolução de exercícios. É uma grande oportunidade para sanar dúvidas, revisar e praticar tudo o que se aprendeu nas aulas regulares dos anos anteriores.

Quais são as vantagens dos cursos pré-vestibulares?

A principal vantagem de optar por cursos pré-vestibulares é a oportunidade de aprofundar nos conteúdos que são cobrados nos principais vestibulares das mais importantes universidades do Brasil.

O aluno vai realizar simulados, resolver questões que já caíram em vestibulares anteriores, além de receber dicas de memorização, conhecer o estilo de cada avaliação e, claro, tirar todas as dúvidas que ficaram pendentes do período regular de estudos da escola.

Além disso, os cursos pré-vestibulares ajudam o aluno a ter um direcionamento na hora de estudar, com rotina e organização que refletirão na hora de completar as provas.

Extensivo, semiextensivo ou intensivo. Qual curso escolher?

São três modalidades de cursos pré-vestibulares oferecidos no mercado que podem ser feitos de maneira presencial ou no formato online. São eles:

  • Curso extensivo

É um curso realizado anualmente e muito procurado por quem pretende dedicar um bom tempo de estudos ou disputa uma vaga mais difícil, como medicina, por exemplo.

  • Curso semiextensivo

Tem a duração um pouco menor, geralmente de seis a oito meses, muito indicado para alunos com maior bagagem de conhecimento, mas que desejam revisar conteúdo.

  • Curso intensivo

São cursos mais curtos, com duração de oito semanas. Na maioria, esses cursos pré-vestibulares são online e abordam as principais questões das provas anteriores.

O que você deve avaliar na hora de escolher o curso pré-vestibular

Saber se o curso abordará o conteúdo que você está esperando ou até verificar se ele oferece plantão de tira-dúvidas são alguns pontos essenciais para se avaliar antes de escolher o seu curso pré-vestibular. Vamos falar um pouco mais a seguir.

  1. Temas abordados

O conteúdo que será abordado durante as aulas será útil para que você se saia bem na prova? Avalie bem esta etapa, afinal, há diferentes tipos de graduação e é importante ter uma base para a prova que busca aprovação.

Vale, também, buscar por cursos específicos para a área que se pretende prestar o vestibular. Eles focam em disciplinas específicas e preparam alunos para as vagas mais concorridas.

  • Custo x benefícios

Os valores das mensalidades dos cursinhos variam conforme a duração, se são presenciais ou online e de acordo com os professores contratados para o ensino.

É importante, nesta etapa, se informar sobre o valor total do curso, as parcelas e também a taxa de matrícula. Avalie se há multa em caso de desistência ou pagamentos adicionais para aulas extras.

  • Plantão de dúvidas

Outro ponto que vale verificar é se o curso oferece plantões de dúvidas. Eles são importantes para solucionar problemas dos alunos, principalmente dúvidas que surgem no dia a dia de estudos, fora da sala de aula.

Normalmente são oferecidos plantões de dúvidas presenciais e online, vale verificar qual tem mais a ver com as suas necessidades.

Avalie também…

A infraestrutura do curso pré-vestibular é um fator que merece atenção. A instituição precisa oferecer um espaço que seja confortável, com salas de aula arejadas, uma boa iluminação e com cadeiras.

A qualidade do corpo docente é outra questão que merece uma avaliação prévia. A experiência e qualificação dos professores são decisivas para um curso preparatório.

Além disso, verificar se o material didático está atualizado e se abordam assuntos das últimas provas de vestibulares é essencial. Somado a isso, checar a metodologia de ensino para saber o tipo de estímulo que o aluno receberá durante as aulas. Nesse sentido, é importante que os alunos tenham acesso a questões similares às que vão encontrar em exames como o Enem.

A lista de aprovados é outra referência para levar em consideração na hora de escolher o curso pré-vestibular. Verifique quantos alunos de determinado cursinho foram aprovados no Enem e nos principais vestibulares.

1º lugar no Enem por 7 anos

O curso Super Semi do Córtex é um curso intensivo especialista em fazer do  Enem a sua porta de entrada na universidade dos seus sonhos. Utilizamos um sistema de ensino campeão e 1º lugar no Enem por 7 anos consecutivos.

O Super Semi contribui para você alcançar os seus maiores resultados com:

  • Aulas de segunda a sábado
  • Carga horária semanal de 39 aulas
  • Plantões de dúvidas com atendimento individual
  • Oficinas de Redação com atendimento individual
  • Cursos extras de Redação por competências e Matemática Básica
  • 54 aulas extras de aprofundamento nos assuntos mais cobrados
  • Análise literária dos principais vestibulares
  • Simulados com gabaritos comentados

O sucesso do estudante é a nossa prioridade e, por conta disso, temos resultados tão expressivos. Contamos com centenas de ex-alunos garantidos nas principais universidades do país, graças ao apoio de uma equipe gabaritada, além de uma grade curricular completa, materiais modernos e um sistema de ensino de qualidade.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...