Porque ensino humanizado é a chave para um Ensino Médio de sucesso
Ensino humanizado

Para entender as razões que levam o ensino humanizado a ser tão importante para um ensino médio de sucesso, é preciso refletir o que significa essa nova fase escolar na vida de um estudante.

Ingressar no ensino médio é mergulhar em uma nova rotina de estudos, preparações para simulados e vestibulares, escolha da carreira profissional, além de conciliar família, amigos e lazer.

Tudo que você ouviu e falou sobre esses assuntos ao longo dos últimos anos começa a ganhar forma a partir de agora e, apesar de dar aquele friozinho na barriga, tenha a certeza de que será uma das melhores fases da sua vida escolar.

À primeira vista pode parecer impossível conciliar tantas coisas e soar até um tanto assustador, mas acredite: dá certo! O importante é viver um ano de cada vez do ensino médio, sem atropelos e aproveitando o momento. Se a dedicação vier desde o início, você colherá frutos lá na frente, ainda mais se puder contar com um ensino humanizado ao longo do processo.

Entendendo o ensino humanizado

A metodologia do ensino humanizado tem sido implantada em colégios e vem transformando as vidas dos alunos. A abordagem de ensino traz variados benefícios não só para o estudante, mas também para professores, para a instituição e até para a sociedade em geral.

O ensino humanizado leva em consideração a subjetividade de cada aluno, ou seja, ele reconhece que cada indivíduo é completo com seus sonhos, frustrações, medos e, desta forma, merece ser compreendido e respeitado em sua totalidade.

A escola passa a ser um ambiente que vai auxiliar na construção do intelectual, do psicológico e do físico deste aluno, levando em consideração a sua realidade. Entender este aluno de forma individualizada é permitir que ele se desenvolva e potencialize suas principais características que são pessoais e únicas.

Conheça as características do ensino humanizado

A principal característica do ensino humanizado é a valorização das relações humanas, somado a validação das emoções e o entendimento das particularidades de cada aluno, portanto, a aprendizagem não fica focada apenas no bom desempenho acadêmico, mas também no acolhimento do estudante para que ele se sinta seguro e confortável para tentar, errar e aprender novamente.

Neste processo, o aluno tem a capacidade de se conhecer melhor, descobrir suas potencialidades e então se preparar para enfrentar desafios. Aprender com o erro ao invés de se sentir frustrado é um dos caminhos do ensino humanizado, mostrando ao aluno que ele tem oportunidade de trabalhar os pontos que precisam ser melhorados.

A relação entre alunos e professores é mais afetiva e confiante, o que resulta em um expressivo respeito entre as partes. Desta forma, o aluno, além de ser preparado para o sucesso profissional, recebe bases para que também seja um cidadão que entenda o seu papel na sociedade.

Benefícios do ensino humanizado para os alunos

O ensino humanizado tem uma série de benefícios para a escola, para os professores e, principalmente, para os alunos. A seguir listamos alguns deles:

  • Respeito e empatia

Um dos benefícios do ensino humanizado é fazer com que o aluno tenha empatia pelo outro e respeite-o, já que terá a capacidade de se colocar no lugar dele. Desta forma, fica mais fácil de aceitar as diferenças e até as opiniões contrárias. Essa conduta contribui para sua socialização e para as resoluções de conflitos.

  • Ajudar o próximo

Os alunos passam a entender que podem adotar iniciativas que beneficiam outras pessoas na sociedade. Compreendem, por exemplo, que são capazes de participar de trabalhos voluntários, que podem cuidar do meio ambiente, entre outros.

  • Trabalhar em equipe

As relações interpessoais são muito valorizadas no ensino humanizado. Quando a metodologia é aplicada, o aluno entende que trabalhar em equipe faz a diferença em qualquer projeto. Aliado a isso, ele consegue valorizar o potencial do colega, sabe como expor suas ideias e desenvolve a escuta para ajudar aquele que está com alguma dificuldade.

  • Autoconfiança

Quando o aluno está em um ambiente escolar que permite a exposição de pensamentos e o compartilhamento de ideias, levando em consideração suas particularidades, ele se torna autoconfiante. O ensino humanizado propõe que o aluno tente e se arrisque, e com isso ele passa a acreditar mais em si e nas suas potencialidades.

  • Protagonismo

Com o estímulo para que o aluno pense e expresse seus sentimentos, ideias e opiniões, ele se torna o protagonista no processo da busca pelo conhecimento e pelo aprendizado.

Portanto, o ensino humanizado é tão importante para o sucesso do ensino médio, visto que trabalhará o desenvolvimento social de um estudante que está chegando para uma nova fase escolar que é cheia de desafios, mas extremamente importante para a formação de um cidadão que entende o seu papel na sociedade.

Além disso, ele vai compreender que acolher seus medos e frustrações faz parte do processo de aprendizagem e que errar não é um problema, muito pelo contrário. A vida é feita de erros e acertos, de frustrações e, principalmente, de recomeços.

Um colégio aberto para o diálogo

O Colégio Córtex acredita no ensino humanizado e o aplica com seus alunos. Um exemplo são os próprios diretores e fundadores da instituição, que não abriram mão de suas rotinas na sala de aula.

Ambos permanecerem próximos dos alunos é uma forma que o colégio encontrou de ter o canal aberto para o diálogo – tão importante para este tipo de ensino, e, desta forma, estarem aptos a captarem as necessidades individuais de cada estudante, que muitas vezes passariam despercebidas.

O colégio entende que cada aluno tem um objetivo e uma trajetória a ser seguida, e estar atento a estes desafios para fomentar o potencial de cada um é o principal objetivo do corpo docente da escola.

Um dos programas oferecidos pelo Colégio Córtex neste sentido é o SER (Suporte Emocional e Reconhecimento). Trata-se de um atendimento privativo aos alunos, além de premiação para os melhores estudantes de cada bimestre, entre outras ações.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...