O que você precisa para se dar bem nas matérias do Ensino Médio
Matérias do Ensino Médio

Uma nova jornada estudantil está prestes a começar! Dentre tantas coisas que devem estar passando pela sua cabeça, certamente saber quais são as matérias do Ensino Médio é uma delas, não é mesmo? Principalmente quando o cenário é de implementação de um novo modelo de aprendizagem durante esta etapa escolar no ensino brasileiro a partir deste ano de 2023.

Porém, para falarmos sobre as matérias do Ensino Médio, precisamos explicar que esta etapa escolar passou por uma reforma que teve início em 2018, e que somente a partir de 2023 começou a ser implementada de forma gradual. A ideia é de que até 2024 todas as turmas do país já estejam aprendendo o novo Ensino Médio.

Com o novo Ensino Médio, os alunos passarão de uma grande curricular de 2.400 horas para uma de 3 mil, sendo que 1.800 horas serão destinadas para disciplinas obrigatórias da base Nacional Comum Curricular e 1.200 horas para os itinerários formativos.

O novo Ensino Médio prevê quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essas áreas visam reunir conteúdos com áreas compostas por dois ou mais componentes curriculares.

Com isso, o aluno terá uma compreensão mais ampla da realidades, promovendo, assim, intervenções significativas no seu meio.

Portanto, os currículos das escolas serão compostos pela BNCC e também pelos itinerários formativos.

Reestruturação do Ensino Médio

A reforma do Ensino Médio foi proposta após a percepção de uma estagnação nos índices de desempenho dos estudantes brasileiros. No modelo antigo, os alunos realizavam sempre as mesmas disciplinas, o que gerou evasão escolar e uma certa falta de preparo para o mercado de trabalho.

Algumas justificativas utilizadas para reformular a última etapa da educação básica foram um ensino de baixa qualidade, generalista, com muitas disciplinas, alto índice de reprovação e evasão e totalmente distante da realidade dos estudantes e dos problemas do mundo contemporâneo.

Conheça os conhecimentos que devem contemplar a formação geral básica

Áreas de conhecimento são organizadas por competências específicas e, em cada uma delas, são definidas as habilidades de área que devem ser desenvolvidas pelo estudante ao longo da jornada.

A formação geral básica deve contemplar o ensino dos seguintes conhecimentos:

  • Linguagens e suas Tecnologias

– Artes

– Educação Física

– Língua Inglesa

– Língua Portuguesa

  • Matemática
  • Ciências da Natureza

– Biologia

– Física

– Química

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

– História

– Geografia

– Sociologia

– Filosofia

Dicas para uma rotina de estudo

Embora você já conheça as matérias do Ensino Médio, saiba que é possível manter uma rotina de estudos muito mais eficaz e otimizada para encarar essa nova etapa escolar. A seguir listamos algumas dicas para ajudar nesse processo.

Mantenha uma rotina

A rotina é fundamental para manter a excelência nos resultados, e isso significa que você precisa destinar tempo para estudos, mas também para descanso. Seu corpo precisa de um tempo para se recompor, porém, é fundamental manter o foco durante os momentos de estudo.

E quando falamos de rotina, não estabeleça apenas horários para estudos, mas para todas as atividades previstas para o seu dia, inclusive para se dedicar a uma boa noite de sono.

Uma outra dica é começar o dia com uma rotina matinal que ajudará na sensação de produtividade e aumentará a disposição para encarar os demais compromissos do dia. Neste sentido, uma sugestão é dedicar as primeiras horas do seu dia para atividades saudáveis, que visam o autocuidado. Uma boa leitura ou práticas de exercícios físicos podem ser grandes aliados, por exemplo.

Tenha momentos de lazer

Por mais que esta etapa escolar exija um tempo maior de estudos, é preciso também destinar horas para momentos de lazer.

Vá ao cinema, pratique um exercício físico ao ar livre, saia com os amigos e família, escute sua música preferida ou assista a uma série no seu serviço de streaming favorito. Se permita ter momentos de lazer de maneira regular. Desta forma, conseguirá evitar aquela sensação de esgotamento, podendo continuar com a rotina de estudos.

Mantenha contato com família e amigos

A rede de apoio e o acolhimento são as melhores formas de enfrentar uma nova fase da vida que, a princípio, pareça ser desafiadora. Geralmente este suporte é encontrado com família e amigos.

Portanto, sempre que possível, crie oportunidades de diálogo no seu núcleo familiar e amigos. Se mostre disponível para escutar e para conversar.

Conheça os seus limites

Não ultrapasse os seus limites, afinal, o cansaço, o mau humor e o estresse são inimigos da concentração.

Quando eles chegarem com tudo, reorganize sua rotina, os horários e retome. Desta forma, você não perde o ritmo dos estudos e mantém a concentração.

Vantagens de se escolher um colégio com foco no Ensino Médio

O Colégio Córtex valoriza a importância do Ensino Médio para o aluno e entende o quanto essa é uma fase decisória para o futuro, portanto, possui em seu DNA a preocupação de manter um corpo docente atualizado e preparado para não apenas ensinar, mas também acolher cada estudante, fazendo prevalecer o ensino humanizado.

Permanecer próximo dos alunos é uma forma que o colégio encontra de manter um canal aberto para o diálogo – tão importante para este tipo de ensino e, desta forma, estar apto a captar as necessidades individuais de cada estudante, que muitas vezes passam despercebidas.

O colégio entende que cada aluno tem uma meta e uma trajetória a ser seguida, e estar atento a estes desafios para fomentar o potencial de cada um é o principal objetivo do corpo docente da escola.

Além disso, o Colégio Córtex tem o programa Foco – Fortalecimento de Conteúdo, que é a formação de uma turma com foco na resolução de exercícios complexos para vestibulares mais concorridos. E o Ative – Atividades Voltadas ao Enem – um simpósio com foco na discussão, aprofundamento e formação de uma visão crítica sobre assuntos ligados ao Enem com grande impacto cultural, social e político.

Entendemos que cursar um Ensino Médio forte prepara o aluno para desafios ainda maiores. Conheça o Colégio Córtex.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...