O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O que é treineiro

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma boa colocação. A boa notícia para quem está no Primeirão é que você também pode fazer a prova como treineiro! Se você está se perguntando: “o que é treineiro?”, leia o artigo até o final, vamos contar tudo! 

Treineiro é um termo utilizado para se referir aos estudantes que ainda não estão no último ano do Ensino Médio, mas que optam por fazer a prova do Enem como forma de treinamento e preparação para o vestibular. O objetivo principal é adquirir experiência na execução da prova, familiarizando-se com o formato, conteúdo e tempo de resolução das questões. 

Em 2022, mais de 490 mil alunos se inscreveram no Enem como treineiros, realizando as provas apenas como um meio de obter conhecimento e experiência, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso mostra o quanto os estudantes estão realmente empenhados na busca pelos melhores resultados desde cedo.

Inclusive, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um campo exclusivo para inscrição de treineiros. O candidato se inscreve normalmente e faz a prova como todos os outros, a única diferença está na hora de liberar os resultados – precisa esperar 60 dias após a divulgação dos resultados gerais. 

Algumas vantagens de ser treineiro no Enem 

Ao fazer o Enem como treineiro, você consegue se familiarizar com a estrutura da prova, compreendendo as diferentes áreas de conhecimento avaliadas e o estilo de questões apresentadas. Além disso, os treineiros têm a oportunidade de identificar suas próprias habilidades e pontos fracos, possibilitando um direcionamento mais eficiente dos estudos nos anos subsequentes. 

Outro ponto ao iniciar a preparação para o Enem e vestibulares desde o primeiro ano é o fato de que você ganha mais tempo para assimilar o conteúdo programático e desenvolver habilidades essenciais, como leitura crítica, interpretação de texto, argumentação e resolução de problemas. Assim, você constrói uma base sólida de conhecimento, sem contar que estará mais preparado para enfrentar as exigências dos exames. 

Prestando o Enem como treineiro, você aprende a gerenciar melhor o tempo disponível para responder as questões e elaborar a redação.

Além disso, ao se tornar treineiro do Enem, você vai conseguir lidar melhor com a pressão do exame, já que tranquilidade é algo essencial para ir bem em provas deste nível. Com a experiência de treineiro, você certamente chegará mais confiante para o ano em que prestar para valer. 

Você também tem a chance de anotar todas as situações que foram desafiadoras e que conseguiu observar, e assim buscar soluções com professores e coordenadores, repensando sua estratégia na hora de fazer a prova. 

O resultado, mesmo não sendo válido para o acesso aos programas do governo e vestibulares de outras universidades, pode ser utilizado como referência de estudo, analisando os pontos fortes e fracos dessa experiência para melhorar e ir mais preparado quando, de fato, estiver valendo a nota.  

Acredite: ao prestar o Enem como treineiro, você vai ganhar maturidade e experiência para o grande dia, portanto, sim, vale muito a pena prestar o exame ainda no primeiro ano do Ensino Médio. 

Tenha suporte de referência 

O Enem é o principal exame para quem quer garantir uma boa colocação nos processos seletivos do SiSU e do ProUni, além de tentar ingressar em alguma universidade.

Neste sentido, ter um colégio que ofereça estrutura e recursos necessários para que o estudante tenha um bom desempenho no Enem é muito importante. 

O Colégio Córtex é referência em Ensino Médio de alta performance em Goiânia e desempenha um papel fundamental nesse processo ao oferecer um ambiente de aprendizado estimulante, professores qualificados e recursos educacionais adequados. 

Todos os estudantes recebem acompanhamento constante, além de proporcionar um suporte individualizado, identificando as necessidades específicas de cada aluno e direcionando seus esforços para potencializar seu desempenho. O resultado desse método de ensino é comprovado pelos inúmeros de ex-alunos que conquistaram vagas nas principais universidades do país. 

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio. 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio. 

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Como escolher o melhor Cursinho em Goiânia

Para que você possa escolher o melhor Cursinho em Goiânia, é preciso ter em mente que estamos falando de uma das etapas mais importantes da sua vida escolar. A fase...

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...