Método GTD: Gerencie suas tarefas e cumpra seus prazos

Você já se deparou em uma situação de ter feito um monte de coisa e no final do dia ficou com uma sensação de que não fez nada? Ou melhor, já separou uma tarde inteira para estudar e depois de horas na frente do computador, apostilas e cadernos, percebeu que, mesmo depois de tanto tempo, seus estudos não renderam tanto? Provavelmente você não gerenciou muito bem suas tarefas e acabou depositando sua energia onde você não seria tão produtivo naquele momento. Já pensou nisso?

Muitas pessoas se encontram nestas situações com frequência e buscam o “grande segredo da produtividade”. No entanto, isso já não é um enigma e a reposta é bem clara:  organização e planejamento. A grande procura por mais produtividade está tão em pauta nos dias de hoje que já existem até especialistas no assunto e, um dos principais nomes da área é o norte-americano David Allen, o grande criador do método GTD – uma técnica famosa de produtividade.

O autor em seu livro A arte de fazer acontecer” fala sobre o GTD – do inglês “Getting Things Done”. Um método simples, dividido em 5 etapas, para ajudar você a se organizar com mais eficiência e, assim, começar a executar mais tarefas com mais eficiência, sem deixar a procrastinação tomar conta.

A metodologia GTD pode ser aplicada em qualquer situação que exija a execução de diversas tarefas. E como nós nos preocupamos em trazer tudo para melhorar seu desempenho nos estudos, vamos te explicar de maneira bem simples os 5 passos do método e como você pode aplicá-lo em seus estudos para que você consiga estudar todos conteúdos exigidos no Enem e nos vestibulares. Continue a leitura!

Os cincos passos do GTD

1º Capturar: este é o momento de passar tudo que está em sua mente para o papel ou algum lugar seguro para que você possa conferir sempre que precisar (isso inclui atividades, tarefas, trabalhos, etc.). No que envolve a sua rotina de estudos, você deve anotar as disciplinas a serem estudadas, os exercícios para resolver ou revisões que precisam ser feitas, os trabalhos a serem entreguem, enfim, tudo que está em seu radar.

2º Processar: depois de identificar tudo que você precisa fazer, é hora de analisar o que poderá ser feito em curto prazo e o que não está acessível naquele momento – se possível, divida em duas listas e deixe separado o que não será executado.

3º Organizar: organização é importante para que seja executado bem qualquer atividade. Desse modo, durante sua preparação para o Enem e vestibulares, é essencial que você tenha suas listas organizadas e de fácil acesso – de preferência vá colocando no topo as atividades que possuem um grau de urgência mais elevado.

4º Refletir: o processo de refletir significa fazer uma revisão de sua(s) lista(s), analisando o que já foi feito e que pode ser descartado, as tarefas que surgiram e a sua prioridade, e o que deve estar no seu radar para fazer. Essa etapa é muito importante, pois evita que você cometa erros ou deixei alguma atividade esquecida, além de deixar visível também o seu progresso e os resultados de seus estudos.

5º Engajar: nada mais é do que fazer. Para facilitar no processo de execução, analise o tempo estimado para conclusão, comece a executar tarefas mais difíceis em momentos do dia que você tem mais energia e deixe as mais fáceis e curtas para períodos que você estiver um pouco mais cansado. Assim, você não perderá muito tempo em atividade que você não tem disposição para executar naquele momento.

Para ficar ainda mais fácil de aplicar o método em seu dia a dia, você pode organizar tudo em seu celular. Como dissemos anteriormente, existem alguns aplicativos que podem auxiliar muito na sua rotina de estudos e para que você consiga adotar o GTD, a grande dica é o aplicativo Trello, onde há opções de calendário, tópicos e checklist para conferir o que já foi feito. Gostou do GTD? Sem dúvidas, é uma excelente opção para você ser mais organizado e produtivo em seus estudos.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...