Podcasts para aprender: as melhores dicas para os seus estudos
Podcasts para aprender

Ingressar no Ensino Médio é enfrentar uma verdadeira transformação de tudo o que você vivenciou em sala de aula até agora. Novas matérias, novos desafios e um futuro que te espera logo ali podem ser alguns dos motivos que te façam sentir a necessidade de buscar uma “mãozinha” para aprimorar os seus estudos. É nesta fase que os podcasts para aprender entram em ação.

Certamente você já deve ter ouvido algum podcast em sua vida. As mídias digitais em áudio têm ganhado espaço no Brasil e têm mais adeptos a cada dia. Afinal, dentre as características, está a praticidade. Basta ter acesso a um canal de streaming para conseguir navegar nesse universo de programas de áudio disponíveis no mercado. E o melhor? Você pode ouvir em qualquer lugar, no horário que melhor lhe atender.

Esta nova fase escolar exige uma dedicação maior e uma rotina bem organizada para poder dar conta dos estudos e de todas as demandas. O tempo fica ainda mais escasso, o que torna os podcasts verdadeiras ferramentas para o aprendizado. Como já falamos por aqui, o conteúdo em áudio pode ser ouvido em qualquer lugar e a qualquer momento. Pode ser enquanto se desloca para o colégio ou durante o intervalo, o importante é aproveitar cada oportunidade para aprender.

Podcasts para aprender: as principais funções e vantagens de um podcast

O principal objetivo de um podcast é o compartilhamento de conteúdo. Geralmente é escolhido um tema e cria-se um programa ou episódio para que se compartilhe conhecimento sobre determinado assunto.

Além disso, a ferramenta é uma nova maneira de entregar conteúdo de uma empresa para seus clientes que estão cada dia mais exigentes, portanto, é um investimento interessante trazer algo atrativo que ainda contribuirá com a reputação da marca.

Outra característica é que este tipo de mídia digital permite fornecer notícias segmentadas conforme o mercado, portanto, é muito comum que os estudantes utilizem de podcasts para aprender.

Afinal, uma das grandes vantagens desse tipo de ferramenta é a possibilidade de ouvir os programas de qualquer lugar e a qualquer hora, basta apenas ter acesso a um celular ou computador.

Outra vantagem é que os podcasts são gratuitos. Já imaginou poder estudar um determinado assunto sem a necessidade de pagar? Além disso, os programas não costumam ter anúncios que interrompam o tema debatido.

Embora haja a necessidade de ter um aparelho de celular ou computador para acessar um podcast para aprender, não é necessário ter internet para ouvir os programas selecionados. Ao assinar um podcast, os episódios lançados já são automaticamente baixados no dispositivo utilizado e você pode acessá-los quando quiser.

E para quem estuda, os podcasts são as mídias digitais que mais investem nesse segmento de educação. A seguir vamos listar alguns podcasts que são verdadeiros aliados para o aprendizado.

Conheça os mais indicados podcasts para aprender

Atualidade de forma divertida e despojada

Você vai entender, ao longo do Ensino Médio, que estar por dentro do que acontece na atualidade é importante, principalmente para participar de processos seletivos como Enem e vestibulares.

Nesse sentido, um dos podcasts para aprender indicados para ouvir diariamente é o “Mamilos”. Os assuntos debatidos são da atualidade e, muitas vezes, polêmicos. Idealizado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, o programa é uma excelente alternativa para se manter informado sobre os fatos atuais, mas de uma maneira mais descontraída.

O podcast costuma apresentar diversas visões, com argumentos diferentes, para que o ouvinte forme a sua própria opinião de maneira bastante crítica. Certamente você vai ouvir sobre política, comportamento, educação, saúde, entre outros temas.

Uma mãozinha para a redação

Se tem uma tarefa que tira o sono de qualquer estudante do Ensino Médio é a redação de vestibulares e do Enem, não é mesmo?

Então pode ficar tranquilo que tem um podcast específico sobre redação. Estamos falando do “Dá ideia”. Mais do que dar dicas para a escrita do seu texto, este programa traz discussões de temas bem interessantes e que podem, inclusive, ser utilizados como argumentos para o desenvolvimento da redação.

Quinzenalmente o programa disponibiliza os possíveis temas da redação do Enem, além de ensinar as técnicas utilizadas para uma boa escrita.

Conheça a história do Brasil

O podcast “Presidente da Semana” é da Folha de São Paulo e foi idealizado pelo jornalista Rodrigo Vizeu. No programa, o ouvinte encontra a história de todos os presidentes brasileiros desde a época em que o presidencialismo foi implementado no Brasil até os dias de hoje.

O podcast tem o total de 29 episódios e é uma excelente dica para quem precisa estudar mais sobre a história do país. Além de conhecer sobre a vida de cada presidente, o jornalista ainda aborda todo o contexto histórico que se passava na época.

Entenda temas difíceis com exemplos do cotidiano

Essa é a proposta do podcast “SciCast” que aborda temas como matemática, química, física e outros assuntos envolvendo ciências naturais e exatas, mas que são explicados com exemplos do nosso dia a dia.

São mais de 400 episódios lançados e é possível ouvi-los em uma plataforma de streaming.

Pegue dicas de como passar no vestibular

O “Resumov” é um portal criado pela professora Susane Ribeiro e traz dicas para estudar e passar no vestibular ou tirar aquela nota boa no Enem.

O canal de mesmo nome ainda permite baixar vídeos e conteúdos que dão total auxílio no estudo e no planejamento.

Para além dos podcasts para aprender

É muito importante que se crie uma rotina de estudos para essa nova fase escolar. As ferramentas estão à disposição, mas é preciso muita dedicação para dar conta de todas as tarefas, sem deixar de ter tempo livre e de qualidade para que a mente também possa descansar.

Por isso, algumas dicas são importantes nesse processo de produtividade.

  • Determine um tempo de estudo

A administração da rotina é primordial para que os estudos realmente sejam produtivos e tragam bons resultados. Por isso, dedique um tempo do seu dia para mergulhar nos livros. Nos outros momentos você se dedica às atividades de lazer para que essa rotina não se torne exaustiva.

  • Espaço para estudar

Pode parecer exagero, mas é importante ter um local para que você consiga se concentrar para estudar. Certamente isso influenciará no seu rendimento e consequentemente nos resultados. Espaços desorganizados são ótimos para distrair a sua atenção com outras coisas sem nem você perceber.

  • Sem interrupções

É importante ter em mente que o momento do estudo requer sua total dedicação, então o melhor a se fazer é desativar notificações de aplicativos do aparelho celular. E, se possível, deixe o smartphone longe de você para que não se distraia.

  • Não esqueça de pausar

As pausas são fundamentais nesse processo de estudo. O cérebro precisa descansar para poder continuar absorvendo mais informações de maneira correta, portanto, permita-se parar de tempo em tempo.

  • Cuide da sua saúde

Um corpo saudável é importante para o rendimento continuar sendo satisfatório nos estudos. Coloque uma meta para a prática de atividades físicas no seu dia a dia e se alimente da forma mais saudável possível. O sono é outro ponto importante que contribui para os momentos de estudo.

Conte com um colégio que incentiva o uso da tecnologia para o aprendizado

Poder contar com um colégio que ofereça estrutura e condições para que os alunos foquem nos estudos e possam usufruir da tecnologia nesse processo faz toda a diferença.

No Colégio Córtex os alunos contam com um corpo docente que está preparado para entregar muito conteúdo e incentiva o uso da tecnologia a favor da educação. Com uma estrutura moderna, os alunos contam com facilidades que estimulam ainda mais o aprendizado.

Entendemos que é importante atender às diferentes necessidades de aprendizado de cada aluno, portanto, além de toda a estrutura, oferecemos suporte emocional em um ambiente humanizado e disciplinado, com atendimento privativo aos alunos, por meio do programa SER (Suporte Emocional e Reconhecimento).

Acreditamos no ensino humanizado e o aplicamos com nossos alunos. Um exemplo são os próprios diretores e fundadores da instituição, que não abriram mão de suas rotinas na sala de aula.

Permanecermos próximos dos alunos é uma forma de deixar o canal aberto para o diálogo – tão importante para este tipo de ensino, e, desta forma, estamos aptos para captar as necessidades individuais de cada estudante, que muitas vezes passariam despercebidas.

Também buscamos sempre reconhecer cada conquista dos alunos, pois entendemos que o reconhecimento é importante para manter a motivação.

Nosso método de ensino também auxilia na superação dos obstáculos, com um Ensino Médio que prepara desde o início para o vestibular. Entendemos que cada aluno tem um objetivo e uma trajetória a ser seguida, e estar atento a estes desafios para fomentar o potencial de cada um é o principal objetivo do corpo docente da escola.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais posts relacionados.

Vestibular: como melhorar o seu desempenho nas matérias de exatas

Quando você pensa nas matérias de exatas já sente aquele frio na barriga? Acredite, essa experiência não é nem um pouco rara. Muitos estudantes têm dificuldade de lidar com Matemática,...

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...