Redação nota 1000: como um cursinho pré-vestibular pode desenvolver a sua escrita
Redação nota 1000

Garantir uma vaga em uma universidade é o sonho de todo vestibulando, não é mesmo? Mas junto das questões de múltipla escolha, há a temida redação. Aliás, o texto dissertativo-argumentativo corresponde a 20% da nota total do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ou seja, tem um peso bem importante. Por isso, se você quer garantir uma redação nota 1000, vamos dar algumas dicas ao longo deste artigo.

Parece algo quase impossível de se alcançar, mas acredite, muitos alunos que prestaram o exame nos anos anteriores conseguiram ter uma redação nota 1000, embora o número esteja caindo ano após ano. Só para se ter uma ideia, no Enem de 2022, apenas 19 dos mais de 2 milhões de candidatos conseguiram tirar nota mil na redação, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Enquanto no exame de 2013, do total de candidatos, 481 tiraram nota máxima.

Alguns dos principais erros que impedem conseguir uma redação nota 1000

Alguns erros são considerados clássicos pelos avaliadores das redações e, portanto, você não pode cometê-los se quer atingir uma redação nota 1000. Abaixo vamos falar um pouco sobre cada um deles.

  • Domínio da língua portuguesa

São cinco competências levadas em consideração pelos avaliadores, dentre elas, está o domínio da língua portuguesa, portanto, sua escrita deve ser formal e usando o nosso idioma. É preciso se atentar na acentuação, ortografia, uso de hífen, concordância verbal, regência nominal e verbal, uso da crase, entre outros.

  • Entender a proposta da redação

É muito comum que no momento do nervosismo o candidato não consiga entender a proposta da redação. A dica, neste caso, é ler várias vezes a proposta da redação até que consiga entender. Se der tempo, crie um esqueleto do texto antes de começar a colocar no papel.

  • Fugir do tema

O tema da redação é o que vai nortear todo o seu texto, portanto, é preciso que ele seja abordado de forma clara e bem explícita no decorrer do conteúdo.

  • Não defender o seu ponto de vista

Como citamos anteriormente, a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, portanto, é preciso que você demonstre e defenda o seu ponto de vista em relação ao tema proposto. Mas não basta apenas expor sua opinião, é preciso embasá-la em fatos e argumentos para convencer o leitor sobre o seu pensamento.

  • Não respeitar os direitos humanos

Alguns temas de redação dos exames anteriores já foram considerados polêmicos, especialmente por tratarem de assuntos que são discutidos na sociedade. A competência 5 reforça que em hipótese alguma você pode ferir os direitos humanos no seu texto. Exemplos como desrespeitar a diversidade de raças, etnias e gêneros; fazer uso de termos violentos ou adotar discursos de ódio.

  • Não apresentar proposta de intervenção

Embora seja um texto dissertativo-argumentativo, o candidato precisa apresentar uma proposta de intervenção social para resolver a problemática proposta no tema central. É preciso ter uma possível solução, dizendo quem irá executá-la, como será viabilizada, qual efeito ela terá, entre outros.

  • Copiar textos motivacionais

O exame deixa alguns textos como motivadores para desenvolver a ideia do seu conteúdo, porém, jamais devem ser utilizados para compor a sua redação. Neste caso, é importante você ter o seu próprio repertório sociocultural para mostrar aos avaliadores o seu conhecimento sobre o assunto.

  • Pouco tempo para produção da redação

Já falamos o quanto o peso da nota da redação tem no valor total da prova, portanto, peca o candidato que deixa a produção do texto para o final. Especialistas explicam que o vestibulando vai demorar 1 hora e meia para a realização do rascunho e da redação final, portanto, equalizar o tempo é essencial nessa etapa.

  • Assinar a redação

A redação pode estar valendo a nota 1000, mas se não tiver algum tipo de identificação de que foi escrita por você, essa nota pode nunca chegar. A regra está prevista, inclusive, na Cartilha do Inep.

  • Letra ilegível

Se sua letra pode dificultar a leitura dos avaliadores, a dica é treinar antes da prova para que consiga escrever de forma que garanta que os avaliadores leiam o seu texto.

Se prepare para ter uma redação nota 1000

Agora que você já tem ideia de quais são os principais erros nas redações do Enem, é possível se preparar para encará-las com mais tranquilidade. Ainda assim, é possível:

– Ler as redações exemplares. Esses textos são de redações que tiraram a nota máxima em exames anteriores e cumpriram as 5 competências avaliativas. Ao ter acesso a esses exemplares, você consegue ver na prática como é a aplicação das competências ao longo do texto, além de ter ideia de estrutura.

– Acesse notícias diárias para aumentar seu repertório. Elas lhe ajudarão a fundamentar a tese que escolher defender no texto, sempre pensando em uma postura crítica sobre a realidade. Nesse sentido, se manter atualizado é essencial para ter bons argumentos na sua redação, portanto, leia notícias em portais confiáveis, ouça podcasts e aumente seu repertório com filmes e séries.

– Pratique sempre. Para conseguir uma redação nota 1000 a prática pode levar à perfeição, portanto, sempre que possível treine escrever. Escrever uma redação por semana pode ser um bom caminho. Para isso, escolha um tema de redação dos exames dos anos anteriores e faça todo o processo, como se estivesse fazendo a prova para valer, e cronometre o tempo que leva para ir adaptando e ajustando o que for necessário.

– Feedback profissional. É importante que você tenha um professor que ajude a apontar pontos que podem ser melhorados no seu texto para que esse empenho valha a pena. Ao receber uma correção, avalie as considerações para que não cometa os mesmos erros em uma próxima oportunidade.

Escolher um bom curso pré-vestibular é uma excelente opção

Poder contar com suporte e estrutura de um curso pré-vestibular faz toda diferença para quem está buscando conquistar uma redação nota 1000 do Enem. Neste caso, o Colégio Córtex entende a importância tanto do exame, quanto dos vestibulares.

Nossos cursos oferecem uma série de recursos e ferramentas que visam auxiliar os alunos em sua preparação, inclusive com oficinas de redação que permitem aos alunos aprimorarem suas habilidades de escrita e aprender técnicas, explorar diferentes gêneros textuais e receber orientações que vão melhorar o desempenho.

Além disso, o Colégio Córtex conta com plantões de dúvidas com professores experientes e disponíveis para esclarecer as mais variadas dúvidas. Desta forma, os alunos conseguem superar obstáculos e compreender corretamente os conceitos abordados.

Outro aspecto importante nos nossos cursos são as aplicações de simulados. Eles permitem que os alunos se familiarizem com a estrutura das provas, pratiquem a gestão do tempo e mais tarde podem receber a avaliação pelo desempenho.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...