Vestibular ou enem: o que vale mais a pena?
Vestibular ou Enem

Você chegou ao Terceirão e muitas dúvidas permeiam a sua cabeça, a gente sabe. Dentre elas a escolha de se dedicar ao vestibular ou Enem, não é mesmo? Embora ambos sejam utilizados como critérios de seleção para ingresso nas universidades, há características distintas que os alunos devem levar em consideração ao planejar sua preparação.

Antes de tudo, é importante entender sobre cada tipo de avaliação, suas principais características e vantagens, para só então decidir qual caminho seguir. Afinal, são dois tipos de provas difíceis e que exigem dedicação e muito estudo, portanto, você deve se perguntar em qual deve apostar as suas fichas, não é?

Vestibular ou Enem? É o que veremos!

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como Enem, é a principal prova para quem busca ingressar em uma universidade particular ou pública no Brasil, embora não garanta essa vaga automaticamente.

Ele foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio por aqui e, acredite, continua com esse mesmo objetivo até hoje. Porém, com o passar do tempo, o Enem ganhou ainda mais importância e passou a ser usado como critério de classificação em processos seletivos em faculdades e universidades.

Além disso, o exame proporciona outras vantagens ao estudante como concorrer a uma vaga em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), bem como uma bolsa de estudos integral ou parcial em uma faculdade privada que tenha boa avaliação do MEC (Ministério da Educação). A seleção é feita pelo programa do governo ProUni (Programa Universidade para Todos). Por fim, é possível financiar os estudos com o exame, por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do Governo Federal.

Outras vantagens incluem ingressar direto em faculdades privadas, já que as instituições particulares estão adotando a nota do Enem como critério.

O vestibular

Os vestibulares sempre foram a porta de entrada para alunos que queriam ingressar em um curso superior. Com a chegada do Enem, muitas instituições públicas pararam com o concurso. As provas continuam acontecendo mais precisamente nas instituições privadas que adotam o modelo tradicional ou agendado.

Quando o aluno opta pelo vestibular, ele faz inscrição já tendo em mente em qual universidade, curso, turno, campus e o tipo de modalidade vai disputar a vaga. Os formatos de aplicação do vestibular variam de instituição. Algumas optam por fase única, outras dividem em duas etapas eliminatórias.

Se optar por prestar mais de um vestibular, é importante estudar o modelo em que será aplicado o vestibular, buscar por provas anteriores para estudar e ficar mais familiarizado com o concurso.

É importante saber que:

  • Estrutura da prova

O Enem é composto por quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e uma redação. Já os vestibulares podem variar em termos de formato e conteúdo, dependendo da instituição e do curso desejado. Alguns vestibulares podem ter provas específicas de determinadas disciplinas.

  • Peso das notas

O Enem é utilizado como critério de acesso para diversas universidades públicas e como forma de ingresso em programas do governo, como citamos acima. Nesse caso, a nota do Enem tem um peso significativo na seleção de candidatos. Nos vestibulares tradicionais, as universidades podem adotar diferentes critérios de peso para as notas das provas específicas e para as notas obtidas ao longo do Ensino Médio.

  • Abordagem do conteúdo

O Enem tem uma proposta mais interdisciplinar e valoriza a aplicação dos conhecimentos na resolução de problemas. Os vestibulares tradicionais tendem a focar mais na memorização dos conteúdos específicos de cada disciplina. Portanto, é importante que o aluno esteja familiarizado com o estilo de prova de cada exame para se preparar adequadamente.

É importante ressaltar que os estudantes não precisam necessariamente escolher pelo vestibular ou Enem. É possível adaptar os estudos para atender às demandas de ambos os tipos de exames. Uma preparação eficiente envolve a identificação dos conteúdos comuns às provas e o reforço dos conhecimentos específicos exigidos pelos vestibulares de interesse.

Nesse contexto, o Colégio Córtex é apresentado como uma opção indicada para uma preparação abrangente e direcionada desde o primeiro dia do Ensino Médio.

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para os exames de acesso às principais universidades do país, o colégio oferece um currículo que contempla tanto os conteúdos comuns ao Enem quanto os específicos dos vestibulares tradicionais.

Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de obter uma preparação completa, aumentando suas chances de sucesso em ambas as modalidades de exame.

O sucesso do estudante é nossa prioridade

O Colégio Córtex entende a importância do vestibular ou Enem, tanto é que já garantiu milhões de oportunidades para alunos de todo o Brasil, e é por isso que a nossa estrutura é toda voltada para oferecer o máximo de conforto e desempenho para os nossos alunos.

O sucesso do estudante é a nossa prioridade e, por conta disso, temos resultados tão expressivos. Contamos com centenas de ex-alunos garantidos nas principais universidades do país, graças ao apoio de uma equipe gabaritada, além de uma grade curricular completa, materiais modernos e um sistema de ensino de qualidade.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...