Como combater a falta de concentração nos estudos
Falta de concentração nos estudos

A falta de concentração nos estudos é um dos grandes desafios nos dias atuais, principalmente por conta do avanço da internet e das redes sociais, que podem causar momentos de distração e prejudicar a absorção do conteúdo escolar.

É preciso ressaltar que o último ano do Ensino Médio é marcado pela etapa escolar que mais exige do estudante, porque além dos conteúdos que já fazem parte da grade curricular, ele também precisa de muita dedicação para as provas do Enem e dos vestibulares.

E, por mais disciplinado que o aluno seja, a rotina é intensa, tornando a dedicação nos estudos uma tarefa bastante desafiadora, ainda mais com tantas interferências que o avanço das tecnologias têm proporcionado nos dias de hoje.

O que é a falta de concentração?

A falta de concentração está totalmente atrelada ao foco, ou seja, quando você não consegue focar em uma determinada atividade, seja ela os estudos, o trabalho ou até mesmo em uma tarefa do dia a dia, em casa, por exemplo.

Nos estudos você pode não conseguir entender o conteúdo que está sendo explicado, sentir dificuldade de assimilar o que está lendo e demorar para concluir algum exercício que, normalmente, é feito rapidamente.

Estresse e ansiedade estão entre os fatores que podem desencadear a falta de concentração

O último ano do Ensino Médio, como já falamos anteriormente, é desafiador e bastante exigente, somado a isso há ainda uma cobrança interna e externa para boas notas e aprovações em vestibulares, portanto, é mais do que natural que o aluno se sinta estressado e ansioso. Sentimentos que podem prejudicar a concentração nos estudos.

Quando os estudos se estendem para além da sala de aula, há outras interferências que podem provocar a falta de concentração como as tarefas domésticas, o toque da campainha, o hábito de pegar o aparelho celular para checar as redes sociais, a falta de experiência em gerir o próprio tempo, entre outros fatores.

As redes sociais, inclusive, podem atrapalhar na concentração dos estudos. Segundo o professor e pesquisador da Universidade Estadual da Califórnia, Larry Rosen, a capacidade média de concentração dos participantes de suas pesquisas é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles acabam se distraindo, sem conseguir terminar os estudos ou trabalhos.

A tendência, segundo o pesquisador, é que o problema se acentue à medida que as pessoas se tornam cada vez mais inseparáveis de tablets e smartphones.

Como aumentar a concentração nos estudos?

Por mais que as distrações estejam presentes ao seu redor, saiba que há estratégias que ajudam a aumentar a concentração nos estudos, e é sobre elas que vamos falar a seguir.

Mantenha seu local de estudo sempre limpo e organizado

O local de estudo pode interferir na sua concentração na hora de estudar. Por isso é importante que seja um espaço organizado, limpo e apropriado para seus estudos.

Quando falta organização, as chances de você se distrair são muito grandes, e isso acontece sem você nem perceber, além do que, ter uma mesa arrumada pode contribuir na praticidade de encontrar algum item necessário para os seus estudos. Se “perder” tempo procurando o que precisa, certamente perderá o foco.

O local também deve estar bem iluminado e com o mínimo de barulho possível para que você não perca a concentração nos estudos. 

Faça pausas de tempos em tempos

Programar pequenas pausas depois de um longo período de estudos será suficiente para repor suas energias. Há estudos, inclusive, que comprovam a necessidade de pequenos descansos, afinal, as pausas são importantes para que nosso cérebro possa continuar absorvendo os conteúdos de maneira correta.

Pausas de 10 minutos a cada duas horas de estudos sem parar, por exemplo, são intervalos aceitáveis e considerados bons métodos para criar um padrão de recompensa pessoal pelo esforço dedicado.

Há uma infinidade de métodos e técnicas de concentração, planejamento e organização que podem ser aplicados para aumentar a produtividade nos estudos.

Falamos um pouco mais sobre eles neste artigo: Métodos de estudos que melhoram o aprendizado.

Silencie as notificações dos aplicativos do seu celular

Como já falamos por aqui, as redes sociais e outros aplicativos de relacionamento são responsáveis por diminuir, cada vez mais, os nossos níveis de concentração. Portanto, se busca o resultado contrário, é importante que mantenha as notificações desativadas durante os estudos.

Aproveite as pausas para checar as redes sociais ou responder alguma mensagem que tenha chegado no seu celular. Qualquer sinal de que recebeu alguma notificação certamente afetará a sua concentração nos estudos.

Não faça tudo ao mesmo tempo

Por mais que você tenha uma infinidade de matérias para estudar, não tente fazer tudo de uma vez pois, além de contribuir para a falta de concentração nos estudos, ainda pode gerar uma certa ansiedade.

Portanto, estabeleça prioridades e realize uma tarefa por vez. Foque no que é mais importante primeiro, levando em consideração o tempo e o prazo. Quando as tarefas são executadas individualmente, você dedica o máximo de atenção e, desta forma, reduz o índice de erros.

Nesse sentido, mantenha uma rotina consistente de estudos, determinando uma quantidade de tempo que dedicará do seu dia. Vale lembrar que o início dos estudos sempre é o momento em que os níveis de concentração estão mais elevados e o corpo, por sua vez, com mais energia, o que facilitará na compreensão e no cumprimento das tarefas com eficiência e eficácia.

Opte por um colégio que tenha uma mentalidade focada no desenvolvimento

Mais do que manter uma rotina de estudos, é preciso também receber o suporte de um colégio que tem a mentalidade focada no desenvolvimento pessoal do aluno a partir dos estudos.

O Colégio Córtex incentiva uma rotina de dedicação nos estudos e oferece suporte e estrutura para isso. Os alunos contam com um corpo docente que, além de entregar muito conteúdo, ainda oferece assistência para aumentar a concentração nos estudos.

Além disso, o Colégio Córtex oferece suporte emocional em um ambiente humanizado e disciplinado, com atendimento privativo aos alunos. Afinal, acreditamos em um ensino humanizado e replicamos isso com os estudantes.

Os diretores e fundadores da instituição não abriram mão de suas rotinas na sala de aula, justamente porque permanecer próximos dos alunos é uma forma de deixar o canal aberto para o diálogo, captando assim as necessidades individuais de cada estudante.

Também buscamos sempre reconhecer cada conquista dos alunos, pois entendemos que o reconhecimento é importante para a manutenção da motivação.

Nosso método de ensino também auxilia na superação dos obstáculos, com um Ensino Médio que prepara desde o início para o vestibular. Entendemos que cada aluno tem um objetivo e uma trajetória a ser seguida, e estamos atentos a estes desafios para fomentarmos o potencial de cada um.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...