Conheça o melhor plano de estudos para 2023
Plano de estudos

Ter um planejamento e manter uma rotina são escolhas essenciais para todas as áreas da vida, e contribuem muito para os bons resultados. Quando falamos de escola, principalmente o Ensino Médio, é essencial que você tenha consciência do quanto optar por planejar e manter os hábitos podem ajudar na sua produtividade. Nesse sentido, ter um plano de estudos pode fazer toda a diferença.

É importante destacar que, ao ingressar no Ensino Médio, o aluno passa a consumir uma série de informações relacionadas a vestibular, Enem, universidade e carreira. Por isso, é normal se sentir um pouco perdido, pode ficar tranquilo! Por isso, é importante ter em mente que, de fato, você está prestes a encerrar um ciclo escolar que vai exigir tomadas de decisões.

Ao longo desse processo, é muito comum se perder e acumular assuntos, podendo, inclusive, chegar ao último ano sem atingir os objetivos que foram traçados. Isso acontece porque o aluno acaba perdendo a motivação no dia a dia e conhece a famosa procrastinação. Ambos são inimigos diretos quando o assunto é foco nos estudos. Por isso, é fundamental estar preparado para encarar a nova fase, sem perder a produtividade.

A importância de um plano de estudos

Fazendo uma analogia com a natureza, para se colher bons frutos é preciso plantar, regar e cuidar, traçando estratégias que vão contribuir para o sucesso dessa colheita, não é mesmo? Em qualquer atividade humana, incluindo aí os estudos, não poderia ser diferente.

Para alcançar o seu objetivo, seja ele passar em um vestibular ou entrar em determinada atividade remunerada, será necessário investir em seus estudos. Portanto, criar uma rotina organizada e planejada vai te ajudar a seguir o caminho que te levará aos seus objetivos. São atitudes que darão motivação para todos os dias de estudos.

Como fazer o seu plano de estudos?

Para planejar uma rotina de estudos que seja eficiente, é importante considerar alguns assuntos que vão auxiliar nesse processo. Algumas sugestões são:

  1. Defina um horário fixo para estudar

A primeira decisão que você precisa tomar para ter um bom plano de estudos é, a partir da sua agenda diária e da sua rotina, estipular os dias e os horários que se dedicará aos estudos.

É importante listar nesta etapa todos os seus compromissos semanais e organizá-los de tal forma que consiga ter espaços para os estudos. Aprender a trabalhar com agenda e compromissos desde já facilitará sua vida no futuro, como profissional.

  • Tenha um local de estudos

Após definir datas e horários para os estudos, escolha um lugar que seja adequado para esta atividade. Nesse sentido, procure por um ambiente que permita com que você foque seus pensamentos nos estudos.

É importante evitar locais que vão trazer distrações, barulhos e muita interrupção. Peça a colaboração dos seus familiares e avise-os sobre o seu plano de estudos. Não esqueça também de desligar qualquer som e imagem que possa comprometer a sua concentração.

  • Organize o material de estudo

A agenda é uma forte aliada para que você também organize tudo o que precisa ser estudado. Nela você pode listar as tarefas para cada dia e semana e a partir daí é possível reunir os materiais que serão utilizados nesse período como apostilas, livros, pesquisa na internet, filmes, entre outros.

Ter este material de apoio pode ajudar a desenvolver mapas mentais que acabam por auxiliar a compreender e resolver problemas, aumentando a memorização e o aprendizado. Falamos um pouco mais sobre este método e outros no artigo: “Métodos de estudos que melhoram o aprendizado”.

  • Priorize as disciplinas

Sempre tem uma disciplina que você considera mais desafiadora, não é mesmo? Então a dica é começar a estudar por ela, uma vez que estará com a mente descansada e preparada.

Com isso você consegue dedicar mais tempo e energia para aprender o conteúdo com qualidade e as chances de entendimento serão muito maiores do que tentar após um período de estudo de outro tema.

  • Tenha metas diárias de estudo

Estabeleça metas diárias de estudo, de acordo com suas necessidades e objetivos. Mas é importante que elas sejam realistas e atingíveis para que você não se desmotive e perca o engajamento.

  • Faça pausas

Deu para perceber que a rotina ficará bem preenchida, portanto, é importante também não esquecer de fazer pausas, afinal, estudar sem parar também não é nada produtivo.

O seu cérebro precisa de um tempo para descansar e se preparar para receber mais informação. Nesse sentido, coloque na rotina a prática de alguma atividade física, que pode ser até mesmo os alongamentos. São medidas que ajudam a manter a sua saúde mental e física em dia, e o resultado virá com um foco e concentração muito maiores durante os estudos.

  • Revise o conteúdo

Tão importante quanto aprender sobre um conteúdo, revisá-lo também ajudará a recapitular o assunto e permitirá novos entendimentos. Portanto, coloque no seu plano de estudos a tarefa de revisão.

Esses períodos de revisões podem ser organizados para o final de cada semana, mês ou semestre, por exemplo. Pense também na possibilidade de revisar conteúdos estudados há tempos atrás, recapitulando mais à frente, para que seu cérebro não esqueça dos conhecimentos já absorvidos.

  • Busque apoio de professores e colegas

Se a jornada está difícil de ser atravessada sozinho, busque ajuda de professores e colegas para esclarecer dúvidas e obter suporte em relação ao conteúdo.

Nesse sentido, é importante contar com um colégio que ofereça estrutura e condições para que os alunos foquem nos estudos. No Colégio Córtex, os alunos recebem toda assistência necessária para a elaboração do plano de estudos, afinal, somos referência de qualidade quando se trata de Ensino Médio.

Além disso, os alunos contam com um corpo docente que está preparado para entregar muito conteúdo e auxiliá-lo na produtividade dos estudos, oferecendo uma estrutura que foi pensada para contribuir nesse processo.

O método de ensino é pensado para auxiliar o aluno na superação de obstáculos, com um Ensino Médio que prepara desde o primeiro ano para o vestibular.

O colégio também se preocupa com o emocional dos seus alunos, por isso, oferece suporte em um ambiente humanizado e disciplinado, com atendimentos privativos para os alunos.

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio!

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...