O que você precisa saber antes de entrar no primeiro ano do ensino médio
Primeiro ano do ensino médio

Por mais desafiador que o primeiro ano do ensino médio pareça ser, tenha em mente que é uma das etapas mais importantes da sua vida escolar. Isso mesmo! Esta fase merece ser bem aproveitada para que você possa garantir grandes oportunidades no futuro.

Tudo o que você ouviu e falou ao longo dos anos sobre carreira profissional, vestibular e em qual curso ingressar começa a ganhar forma a partir de agora, mas não se preocupe: neste artigo, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o ensino médio e como se preparar para esta nova fase escolar.

O que é o ensino médio?

É normal sentir aquele friozinho na barriga ao começar algo novo, mas quando você se prepara e se planeja, este início se torna muito mais fácil. Por isso, um ponto importante é saber mais sobre o ensino médio e o que vem pela frente.

Esta é a última etapa escolar da Educação Básica no Brasil, dividida em três anos de duração e destinada a adolescentes de 15 a 17 anos, segundo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

Todo o conhecimento adquirido na sua vida escolar será aprofundado para que aprenda a exercer seu papel de cidadão na sociedade e também para que se prepare para os processos seletivos que te esperam, dentre eles o Enem.

Se lembra das famosas respostas sobre o que você vai ser quando crescer destinadas a um tio, avó ou professora? É no ensino médio que a decisão começa a se concretizar. É neste período que você vai ter uma visão melhor sobre as possibilidades do mercado de trabalho, aprender sobre quais são os seus direitos e deveres enquanto cidadão e como é viver em sociedade.

Ufa! É uma etapa e tanto pela frente, mas com dedicação tudo se torna possível.

Você é protagonista da sua história

Sabia que no primeiro ano do ensino médio você já poderá escolher as disciplinas com as quais possui maior afinidade?

Isso se tornou possível com o Novo Ensino Médio, que permitiu ao estudante optar pelas áreas de aprendizado, podendo decidir se deseja focar mais em matérias de exatas ou de humanas. Apenas as disciplinas de português e matemática são obrigatórias.

Além disso, você tem a oportunidade de cursar o ensino técnico e sair preparado para o mercado de trabalho, já que terá acesso à teoria e prática no conteúdo educacional. Por isso é importante se preparar para esta nova etapa da sua vida escolar.

A seguir, confira mais dicas para encarar o primeiro ano do ensino médio.

Seja organizado

Como deu para perceber, muitas etapas importantes acontecerão ao mesmo tempo, então nada melhor do que começar pela organização. Neste primeiro ano do ensino médio, tenha um plano de estudos para que consiga acessar todos os conteúdos sem acumular matérias, deveres e trabalhos.

É essencial que este momento de estudo aconteça em um ambiente tranquilo e sem distrações para que você consiga dedicar algumas horas do dia para as disciplinas, os simulados e até mesmo para colocar em prática o que vai aprender no ensino técnico.

Seja comprometido com o seu planejamento de estudos, tenha certeza de que isso beneficiará seu futuro quando for prestar os vestibulares ou ingressar no mercado de trabalho.

Não se esqueça que neste planejamento também é necessário ter tempo para o lazer e o descanso, afinal, ninguém é de ferro!

Use técnicas de estudos

Para otimizar a rotina e garantir um bom tempo de estudo, nada melhor do que poder contar com técnicas para isso. Opte por uma que seja compatível com o seu perfil de estudante e que vai te ajudar a ter os melhores resultados nesta etapa escolar.

Estudo intercalado, mapas mentais e resumos são algumas das possiblidades para dar conta de todas as matérias. É importante frisar que não existe técnica melhor ou pior, existe aquela que se encaixa melhor ao seu perfil e funcionará na sua rotina.

Saiba que esses métodos de estudos vão propiciar o auxílio necessário desde o primeiro ano do ensino médio, até o momento de realizar a prova do Enem e outros vestibulares. Afinal, gerenciar o tempo, ter autocontrole na resolução dos exercícios e entender e fixar conteúdos são alguns dos desafios bastante comuns enfrentados por estudantes, e que podem ser desenvolvidos da melhor forma quando são identificados.

Se você entender qual é a forma ideal de aprender e quais questões merecem mais atenção, a escolha da técnica de ensino adequada se torna mais fácil.

Não busque atalhos

O seu progresso no primeiro ano do ensino médio vai depender do seu empenho e dedicação, que devem ir além da sala de aula. Uma dica simples e eficaz é realizar os exercícios propostos pelo professor e não buscar por atalhos.

Somente resolvendo as atividades você saberá se o conteúdo realmente está claro na sua mente ou se existem pontos a serem melhorados para que, desta forma, você possa ajustar o seu planejamento de estudo. Anote todas as dúvidas e leve para o professor para que você possa receber um direcionamento adequado no seu processo de aprendizagem.

Faça simulados

Além da auxiliar no processo de aprendizagem, os simulados possibilitam que os estudantes vivenciem o mais próximo possível de um dia de prova de Enem ou vestibular.

Com os simulados aplicados ao longo do ensino médio, é possível traçar estratégias de gerenciamento de tempo para que você consiga responder todas as questões com calma, mas dentro do período proposto.

E a gente sabe o quanto os vestibulares e provas tiram o sono de qualquer estudante, portanto, quanto mais preparação e vivências similares você tiver, melhor será o seu desempenho, uma vez que sua mente estará familiarizada com todo o processo, diminuindo a ansiedade.

É fundamental que os simulados sejam levados a sério para que possam cumprir a sua função. Encare-os como se fosse um dia de prova oficial.

Tenha o hábito da leitura

Ler é um hábito que deve ser estimulado desde a infância, intensificado ao longo da vida escolar e, posteriormente, na vida adulta. A leitura auxilia para que o estudante aprenda a interpretar corretamente os enunciados das provas, o que aumentam as chances de optar pela alternativa correta nas respostas.

Além disso, o hábito de ler ajuda a enriquecer o vocabulário, reflete no desenvolvimento das habilidades de escrita e interpretação de texto. Sem falar que é um grande aliado para o fortalecimento da memória, além de contribuir para a criatividade e para o desenvolvimento do senso crítico.

Veja mais em: “Os livros que todo aluno no ensino médio deveria ler”

Ensino de qualidade

A escolha do colégio influencia diretamente no sucesso do final deste percurso, portanto, busque por uma instituição que seja bem estruturada. Com ambientes arejados e preparados para receber os estudantes, além de oferecer recursos necessários como laboratórios, bibliotecas, apostilas e materiais que reforcem e incentivem o aprendizado.

É importante que o colégio tenha como princípio uma educação humanizada, um ensino de qualidade e que conte com um corpo docente capacitado.

Conheça o Colégio Córtex. Oferecemos um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino personalizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...