Exame nacional do ensino médio: ter experiência faz a diferença?
Exame nacional do ensino médio

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para quem busca ingressar em uma universidade particular ou pública no Brasil, portanto, conseguir a melhor nota se tornou essencial para o estudante que, além do domínio do conteúdo, também precisa saber lidar com o nervosismo, entender a prova e administrar o tempo restrito para a sua conclusão.

Não tem como não ficar preocupado só de ler tudo isso, não é mesmo? Embora muitos estudantes se preparem para o Enem com simulados ou cursinhos, nada tira a experiência de vivenciar um dia de prova, com as possíveis complicações para se chegar até o local da aplicação da avaliação e até mesmo a pressão do ambiente em si. Por isso, muitos optam por serem treineiros do Enem.

Treineiro: o que é?

Treineiro é aquele estudante que presta o Enem antes de concluir o Ensino Médio, justamente para treinar a experiência de fazer um dos exames mais importantes do país.

Em 2021, mais de 400 mil dos 3 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio eram treineiros. Isso significa que, cada vez mais, os estudantes têm se preparado para garantir uma boa nota quando, de fato, estiver prestando a prova para valer.

O Ministério da Educação, inclusive, disponibiliza um campo exclusivo para inscrição de treineiros. O candidato se inscreve normalmente e faz a prova como todos os outros, a única diferença está na hora de liberar os resultados – é preciso esperar 60 dias após a divulgação dos resultados gerais.

Para participar, basta se inscrever no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio.

Vale a pena?

Você deve estar se perguntando se ainda assim vale a pena ser treineiro no Exame nacional do Ensino Médio. Tudo vai depender de qual é o seu objetivo.

É preciso deixar claro que, mesmo participando como treineiro, será necessário pagar a taxa de inscrição como todo candidato e, como já falamos, os seus resultados serão disponibilizados depois dos oficiais, portanto, é preciso ter paciência.

Além disso, não é possível utilizar os resultados do seu Enem para tentar ingressar em uma faculdade ou participar de programas como FIES, ProUni, SiSU, etc. É realmente uma oportunidade para vivenciar o dia de uma das provas mais importantes no Brasil, e sentir todo clima para se preparar quando estiver valendo de verdade.

Leia também: SiSU e ProUni: tudo o que você precisa saber a respeito

Portanto, apenas o estudante saberá dizer se é o momento certo ou não para ser treineiro do Enem. Alguns pontos importantes que podemos destacar é que mesmo que os resultados sejam muito positivos, ainda será preciso continuar se dedicando nos estudos da escola como, também, para realizar o exame novamente.

Agora, se o resultado não for esperado, não é preciso se desesperar, porque ainda não é a nota definitiva que decidirá o futuro acadêmico. Há tempo suficiente para se preparar e estudar um pouco mais, avaliando os pontos que foram falhos e que merecem mais dedicação.

Algumas vantagens

Uma das vantagens de prestar o Exame nacional do Ensino Médio como treineiro é a possibilidade de entender como funciona na hora de verificar o local de prova, quais são os materiais permitidos para utilizar no dia do exame.

Além disso, é possível ter uma ideia de qual a melhor roupa para passar as várias horas de exame e aprender, principalmente, a calcular o tempo para chegar até o local da prova.

Ser treineiro é ter a oportunidade de conhecer as provas, os estilos das questões, controlar o tempo para resolver cada uma delas e também garantir que o gabarito seja preenchido de forma correta.

O resultado, mesmo não sendo válido para o acesso aos programas do governo e vestibulares de outras universidades, pode ser utilizado como referência de estudo, analisando os pontos fortes e fracos dessa experiência para melhorar e ir mais preparado quando, de fato, estiver valendo a nota.

A importância do Exame nacional do Ensino Médio

O Enem é o principal exame para quem quer garantir uma boa colocação nos processos seletivos do SiSU e do ProUni, além de tentar ingressar em alguma universidade.

Neste sentido, ter um colégio que ofereça estrutura e recursos necessários para que o estudante tenha um bom desempenho no Enem é importante.

O Colégio Córtex entende a importância do exame que já garantiu milhões de oportunidades para alunos de todo o Brasil e é por isso que nossa estrutura é toda voltada para oferecer o máximo de conforto e desempenho para os nossos alunos.

O sucesso do estudante é a nossa prioridade e, por conta disso, temos resultados tão expressivos. Contamos com centenas de ex-alunos garantidos nas principais universidades do país, graças ao apoio de uma equipe gabaritada, além de uma grade curricular completa, materiais modernos e um sistema de ensino de qualidade.

Vestibular: estudante do Córtex é aprovado em Medicina na USP

Conheça o Colégio Córtex. Somos um dos colégios que oferecem um dos melhores materiais de ensino do país, com diferenciais que incluem ensino humanizado e foco nos vestibulares ao longo de todo o ensino médio.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar o blog e ficar por dentro de todas as novidades do ensino médio.

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais posts relacionados.

Como melhorar o foco nos estudos para vestibulares e Enem

Quem presta vestibular ou Enem sempre busca resposta para a seguinte pergunta: como melhorar o foco? Afinal, sabemos o quanto é desafiador encarar uma rotina de estudos que, de fato,...

Como funciona o SiSU? Entenda o passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele foi estabelecido como uma plataforma informatizada para unificar o processo de seleção de candidatos...

Quantas horas de estudo por dia são necessárias para passar no vestibular? Descubra!

Planejamento e organização são fundamentais para você não perder horas de estudo e ter baixo rendimento durante o preparo para o vestibular.

É possível passar no vestibular apenas com o Ensino Médio? Descubra!

Passar no vestibular está entre os principais desafios da vida escolar de um aluno e, muitas vezes, ele acredita que só terá sucesso nessa etapa se fizer um cursinho preparatório...

Como ler mais rápido: torne a sua leitura muito mais dinâmica

O tempo é um dos grandes vilões quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, justamente porque os alunos precisam correr contra ele para conseguir responder...

O que é treineiro? Vale a pena se preparar desde o 1º do EM?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para diversas universidades do país, portanto, milhões de candidatos se preparam ao longo dos anos para conseguir uma...